Em defesa da Pinacoteca: artistas e munícipes assinam carta endereçada à Semactur

Em defesa da Pinacoteca: artistas e munícipes assinam carta endereçada à Semactur

Preocupados com a preservação e manutenção dos chamados equipamentos públicos da área da cultura em Piracicaba – como a Pinacoteca Municipal, a Biblioteca Pública, os teatros, o Engenho Central e outros – um grupo de quase cem artistas e munícipes está encaminhando ao secretário Adolfo Queiroz, da Semactur, e ao Prefeito Luciano Almeida uma carta na qual pedem que a gestão municipal atente para a necessidade de preservação, manutenção e conservação desses prédios, respeitando a essência histórica e cultural de cada um deles.

A ideia da carta – mediada pela vereadora Rai de Almeida (PT) e pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) – nasceu inicialmente junto um grupo de artistas plásticos da cidade, preocupados com a possibilidade (supostamente aventada pelo secretário Adolfo Queiroz) da transferência da Pinacoteca para outro local da cidade. Esse grupo de artistas procurou pelos vereadores Rai e Kawai, que organizaram uma reunião virtual da qual se extraiu o conteúdo da carta – que será entregue virtualmente ao poder executivo, pela vereadora Rai, durante a Audiência Pública da Cultura a ocorrer na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 28/04.

Centrada em especial na questão da Pinacoteca, a carta solicita “explicações pontuais e objetivas sobre os boatos que envolvem o prédio histórico de nossa Pinacoteca.” Nesse sentido, o texto afirma previamente uma “posição de rechaço a qualquer projeto que idealize o desmonte e/ou transferência da Pinacoteca para qualquer outro prédio público ou privado de Piracicaba.” Considerada pelos que assinam a carta “uma questão de princípio”, os argumentos a favor da preservação do prédio atual da Pinacoteca têm justificativas de fundo histórico, social e artístico – uma vez que “a preservação de prédios e espaços públicos de cultura, como o da Pinacoteca, está intrinsecamente ligada à própria história da cidade e a sua tradição cultural e social.”

A Audiência Pública da Cultura acontecerá nesta quarta, a partir das 14h – de modo virtual – e poderá ser acompanhada pelos canais da Câmara na TV aberta, pelo site da Câmara ou em suas páginas no Facebook e Youtube, com participação dos internautas pelo chat.

3 thoughts on “Em defesa da Pinacoteca: artistas e munícipes assinam carta endereçada à Semactur

  1. }pela preservação destes equipamentos representativos da história da cultura de Piracicaba, com a garantia de sua continuidade. Manutenção e Preservação e Avanço de nossa Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *