Semana discute Direitos das Trabalhadoras Domésticas

Semana discute Direitos das Trabalhadoras Domésticas

Programação celebra a luta da trabalhadora e do trabalhador doméstico e contará com live especial sobre “Direitos e Lutas das Trabalhadoras Domésticas”. Evento tem a coordenação da vereadora Rai de Almeida.

Celebrar o dia da trabalhadora e do trabalhador doméstico demarcando a luta histórica dessas trabalhadoras e desses trabalhadores por melhores condições de trabalho e por respeito à categoria é o objetivo central da Semana promovida e coordenada na Câmara de Vereadores de Piracicaba pela vereadora Rai de Almeida (PT).

A atividade central da Semana será a live “Direitos e Lutas das Trabalhadoras Domésticas”, que acontecerá nesta terça-feira (27), às 14h, via redes sociais e TV Câmara. Nessa live, Rai receberá três nomes ligados à causa e que abordarão os contextos local, estadual e nacional: Eliete Ferreira da Silva (coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Piracicaba), Francisco Xavier de Santana (diretor do Sindoméstico Bahia e da Fenatrad/CNTD) e Zenilda Ruiz da Silva Silveira (coordenadora jurídica, apoiadora e defensora dos direitos trabalhistas).

O emprego doméstico foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia do coronavírus, com 473 mil postos de trabalhos encerrados. Em outubro de 2020, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou que os trabalhadores domésticos estão entre as categorias que mais sofreram com a perda de postos no mercado na pandemia do novo coronavírus. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o Brasil chegou a 4,6 milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas, no trimestre encerrado em agosto, queda 9,4% (473 mil postos a menos).

SEMANA – O debate integra a Semana da Trabalhadora e do Trabalhador Doméstico da Câmara Municipal de Piracicaba, instituída em 2013 por meio do decreto legislativo 7/2013. Sua realização neste ano foi solicitada pela vereadora Rai de Almeida no requerimento 1/2021, aprovado na reunião ordinária de 2 de fevereiro. Inicialmente, a parlamentar pretendia promover a programação no Salão Nobre Helly de Campos Melges, porém, o atendimento presencial na Câmara está restrito, por força do ato da presidência 9/2021, uma adequação às regras de isolamento social da fase de transição do Plano SP.

A LIVE

A live será transmitida pela TV Câmara nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, pelo site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e pelos perfis da Câmara no Facebook e no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *