Verão: seja bem-vindo!

Infelizmente, nem sempre podemos repetir a afirmação do gênio do rock brasileiro, que disse: “Mudaram as estações. Nada mudou!” É claro que o sentido da frase não era esse, mas talvez hoje, Renato Russo escrevesse assim: “Mudaram as estações. Tudo mudou!”
 
Chegou o verão e com ele a temperatura que já se esperava. Até aqui, nenhuma novidade. Mas o que aguardar dessa calorosa estação? Pessoas sentadas na calçada, conversando e tentado se refrescar com a brisa – que não vem. Uma alimentação saudável, mais leve e – claro – com muita água para hidratar. Mas os churrascos são cada vez mais frequentes. Vai uma picanha aí? Mesas ao ar livre, onde o pouco da refrescância se mistura à fumaça de nicotina dos fumantes quem têm direito ao espaço físico. Não, não detesto o verão. Ele apenas poderia mais aproveitado.
 
Admiro as rodas de música descontraídas que se formam ao relento e atraem estranhos que se tornam audiência do desconhecido. Admiro o por-do-sol, que nos dá a sensação de missão cumprida e nos prepara para o recomeço. O verão é um convite a sair da toca. É sinonimo de socialização.
 
Na verdade, cada estação traz consigo lições que nos ajudam a viver melhor. A primavera nos impulsiona a recomeçar, a renovar, a rir mais, a amar mais, a tornar a vida mais linda do que já é. O outono é o toque de recolher, de curtir a si mesmo, de refletir e pensar sobre o que precisa ser mudado: é um convite à nostalgia. O inverno é o cobertor que chega para aquecer e aproximar os corações; ele nos chama ao aconchego, ao colo. O verão é o momento de celebrar o que se conquistou nas estações anteriores. O calor que aquece os corpos precisa atingir a alma e amolecer os corações indiferentes e omissos, derreter os preconceitos e desanimos.
 
Que nesta estação, você possa soltar fogos de artifícios!
————————-
A autora:
  
 
Fernanda Rosolem é jornalista, música e pedagoga.

4 thoughts on “Verão: seja bem-vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *