(Im)previsões para 2012

Prepare o barco e o colete salva-vidas. Se as previsões dos místicos e esotéricos estiverem certas, o ano de 2012 vai ser marcado por enxurradas, enchentes, chuvas, desmoronamentos e tudo o mais que molha e escorre (tudo mesmo!). De acordo com as tradições do candomblé e da umbanda, por exemplo, o ano que agora se abre será regido por Oxalá e Iemanjá – deusa das águas. Como se não bastassem as já esperadas e catastróficas chuvas de um início de ano “normal,” agora teremos que nos ver com um começo de ano regido pela mãe das águas. É mole? Segundo os pais de santo de plantão, o ano regido por Iemanjá tem como característica a demonstração das forças da natureza, em especial dos mares e das chuvas. Já pensou? Então, fique alerta: recolha as roupas do varal, encha logo as boinhas das crianças e prepare-se para o aguaceiro que, ao que tudo indica, cairá com a benção dos deuses.

Agora, se a amiga leitora – moçoila ou não – está pensando em colocar silicone, este é o ano certo! Vá em frente! Pelo que dizem os nossos afro-consultores-espirituais, Iemanjá também é a orixá que rege os seios. Acredita? (e eu que nem imagina que havia um orixá para isso…). Mas fique atenta e não exagere nos mililitros a mais, hein! Afinal, Iemanjá também é mãe. Além disso, seios grandes lembram amamentação. Por isso, cuidado: a mama que tenta pode ser a mesma que amamenta. E como o ano é também regido por Oxalá, é melhor mesmo ter cuidado. Oxalá é o orixá da fecundidade e dos olhos. Daí a relação perigosa entre olhos atentos, seios fartos e fecundidade. Entendeu? Mas se o que a amiga quer é engravidar, o negócio então é chutar o balde e caprichar no silicone – ou vice-versa.

Muita água é também a previsão dos orientais para o novo ano. De acordo com o horóscopo chinês, as chuvas previstas para 2012 vão mesmo cair a rodo. Isso porque, para os chineses, entraremos agora no ano do Dragão da Água! Seguindo essa previsão, o que não vão faltar neste ano são guarda-chuvas para vender nas lojinhas de xingling espalhadas pelo Brasil. Porém, para falar a verdade – e eu não sou nenhum especialista em dragões chineses – o que mais me preocupa é o fato de que todos os dragões que eu conheço – da literatura, é claro – já moram dentro d’água. Ou seja, se os chineses usam uma denominação especial para os tais dragões “da água,” é porque esse bichos são bem mais molhados dos que os outros!  Então, meu amigo, se os chineses estiverem certos, 2012 vai ser um banho. A dica, nesse caso, é correr para uma xingling e garantir logo um guarda-chuva made in Hong-kong.

Por fim, sugiro que você – sendo uma pessoa que acredita mesmo em previsões – não pense sequer em passar perto das profecias do calendário Maia para o ano novo. A previsão desse povo para a nova época que se inicia não é nada boa. Para falar a verdade, a profecia deles para 2012 é uma só: o mundo irá acabar. Só isso. Fim. Puf! Acredita? Eu, de minha parte, prefiro acreditar apenas que os profetas do mundo Maia ficaram é com preguiça de fazer mais previsões – ou, mais provável ainda, como o calendário dos caras era redondo, só pode ter faltado espaço para anos posteriores a 2012. Em todo caso, por precaução, é melhor não misturar maias, chineses e africanos neste ano. Caso contrário, o mundo tem grandes probabilidades de sucumbir a um novo dilúvio. Não é não?

Previsões à parte, percebendo o céu um pouquinho mais carregado, corra fechar a janela. E um ótimo (e líquido) 2012 para você!

———————————–

O autor:

Alê Bragion coordena o Diário do Engenho

5 thoughts on “(Im)previsões para 2012

  1. Rsrsrsrs adorei o bom humor no texto, Alê. Mas o que dizem as previsões eu não gostei não. Acho melhor eu correr logo pra uma dessas lojinhas xinglings e garantir meu guarda-chuva rsrs. Um ótimo (e líquido) 2012 pra você também, querido rsrsrs. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *