Trajetória e perspectiva dos Direitos Humanos

Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira… Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra e que as janelas devem permanecer o dia inteiro abertas para o verde onde cresce a esperança… 

  “Os Estatutos do Homem,” de Thiago de Mello.

A problemática dos direitos humanos encontra seus fundamentos basilares nas origens remotas da longa tradição ocidental – abarcando inclusive aspectos e conteúdos de tradições orientais. De fato, quando falamos nas bases remotas da noção de direitos humanos somos reportados a uma sabedoria perene, a uma construção histórica que soma contribuições de muitos povos e diversas culturas. Neste ponto, e em linhas bem gerais, podemos dizer que a perspectiva dos direitos humanos remete ao legado do judaísmo, do budismo, da filosofia grega, do movimento de Jesus, da  tradição do islã etc. De maneira mais pontual, a compreensão acerca dos direitos humanos alcança maior significado e representação no contexto do período do Renascimento e, posteriormente, no desenvolvimento do pensamento moderno, com os filósofos e pensadores naturalistas, a debaterem e discernirem sobre os direitos naturais do homem. Mas é no século XX, sob os impactantes horrores da segunda grande guerra – drasticamente sintetizados nas bombas nucleares lançadas covardemente sobre Hiroshima e Nagasaki e na perversidade do holocausto –, que se constrói, sob a chancela da ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Na dinâmica de reconstrução da trajetória histórica dos direitos humanos, torna-se irresistível a menção à singular e decisiva contribuição da tradição cristã. É precisamente na beleza e profundidade da tradição do cristianismo que nos deparamos com princípios elementares a compor a ética do amor e da compaixão, compreendendo a vida como dom e realidade sagrada. Herdeira e guardiã de princípios essenciais, sustentáculos da noção de direitos humanos, a longa tradição cristã instaura uma nova concepção do humano, pautada na dignidade inerente e inalienável de toda criação que é divina. Assim, os princípios do cuidado e do perdão, as dimensões da solidariedade, da fraternidade, da paz e da justiça encontram fundamento, amparo e inspiração no horizonte cristão.

Apontando para uma análise histórica e mais detalhada, no período medieval, a questão dos direitos humanos não ganhou corpo. A sociedade estratificada e dividida era alavancada pelas relações de vassalagem e dominação inscritas nos feudos. Garantias – direito à terra, à vida, à dignidade, à liberdade –, sob a ótica de um código e sistema legal, não abarcavam qualquer visibilidade. Neste contexto, a liberdade do pensar, representar e reproduzir estava excluída, tendo em vista uma ampla massa de iletrados e analfabetos.

O declínio do medievo aponta para o ressurgimento de algumas aspirações e expectativas. O interesse pelas artes, cultura e equilíbrio de formas – na poesia, pintura, dramaturgia – retomam lugar nas preocupações humanas. Artistas e pensadores, como Erasmo de Roterdã e Giovanni Pico della Mirandola, anunciam, com o humanismo, um homem culto, apegado às artes, ao conhecimento e às sensibilidades. O direito à expressão da arte e da cultura anuncia um novo caminhar da humanidade e suas formas de representação de si, da sociedade e da natureza. Nas artes, homens como Leonardo Da Vinci, sugerem a apreciação do belo, da liberdade e da criatividade.

As transformações sociais e econômicas, em período renascentista, revelam um novo tempo a delinear as relações humanas e culturais. É tempo de florescer do comércio, das navegações, de tomadas de outros territórios. Mudanças econômicas são acompanhadas por transformações na ordem política e nas representações legais. A noção do Estado Moderno a comandar relações e controlar “o estado de natureza“ – como sugerirá Thomas Hobbes – insurge com força e vitalidade, indicando novas formas de regulação de existência e da relação entre as pessoas. A perspectiva do humano, portador de uma liberdade natural, concede centralidade e uma nova visão de mundo. O humano passa a ser o centro das preocupações, o conhecimento alcança relevância e a racionalidade torna-se imprescindível na condução das ações. Um novo campo ético está formatado, indicando que o ser humano é portador de direitos fundamentais e inalienáveis. Os germes desta nova concepção acompanharão a sociedade pelos próximos séculos, implicando códigos de lei, formas de se relacionar com o Estado e em coletividade – estando, já neste tempo, a liberdade e o pensamento em foco e evidência.

No ambiente intelectual dos séculos XVII e XVIII, como reflexo e desdobramento de movimentos históricos – expressivamente no contexto do Iluminismo –, despontam pensadores a tecer novas percepções sobre o humano e suas relações sociais e políticas.  Articula-se, no pensamento de Hobbes, John Locke, Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Kant etc., a noção política de direitos naturais do homem e do cidadão, a serem regulados e garantidos pelo Estado. Neste ponto, não cabe ao Estado conceder os direitos, que são naturais – à vida, à liberdade e à propriedade privada – mas apenas garantir a justiça, como o tutor dos direitos. Situa-se no contexto do Iluminismo e sob inspiração da Declaração dos Direitos de Virgínia, de 1776 – Luta de Independência dos Estados Unidos da América – a elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembléia Nacional Constituinte da França, em 1789. O pensamento iluminista passa a inspirar as revoluções – tal como a Revolução Francesa. Sistema de privilégios e estratificação estariam banidos. O lema igualdade, fraternidade e liberdade acompanham a Era Moderna. Os princípios de democracia, da participação livre do homem em sua coletividade, o Estado, a salvaguardar a medida de todos os direitos e garantias, estavam lançados: a humanidade decreta a liberdade como o princípio primeiro, reprimindo formas arraigadas de tirania e opressão.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU, em 1948 é, sem dúvida, um documento do mundo contemporâneo, que aglutina e representa o desenvolvimento de concepções forjadas ao longo da história ocidental, sendo, então, muito mais do que uma resposta à banalização do mal – no conceito de Hannah Arendt – promovida pelos terríveis eventos da Segunda Guerra. A Declaração foi à resposta histórica à tirania, às formas de imperialismo e supressão à dignidade humana no período da guerra. Novamente, a questão humana ganha a centralidade – a perspectiva da dignidade é a preocupação dos Estados e das Organizações Internacionais, soerguidas no pós-guerra.

No período de 1960 – fase de nascimento de ditaduras na América Latina –, movimentos internacionais, liderados por estudantes e intelectuais, retomam temas cruciais, concedendo-lhes maior diversidade e amplitude ética. Pensadores passam a questionar o poder do Estado e seu papel na sociedade. É fase da guerra fria: a questão do socialismo e do pensamento de esquerda fomenta críticas à desigualdade social e à tirania do Estado. Movimentos intelectuais representam a condição da natureza, da mulher, das etnias, dos homossexuais, das crianças e adolescentes. Os direitos humanos embrenham-se na condição dos direitos sociais, civis e políticos. O respeito às “minorias” e a resistência a todas as formas de repressão e subsunção indicam que novas relações estabelecidas com Estado são crucias para a retomada da dignidade e da liberdade humanas, em um cenário internacional favorável a novos debates e reflexões, sempre referendando as diferenças, o respeito à condição humana e sua capacidade de escolha, firmando a capacidade civilizatória.

Transportando a análise histórica para o cenário brasileiro, torna-se possível ponderar que o período da ditadura militar, ainda que de toda a opressão e totalitarismo, esteve tomado por processos de resistência e questionamento ao status quo. Seguindo representações internacionais, movimentos pela redemocratização da sociedade brasileira, por um Estado de Direito e de Garantias plenas, sugestionam que a sociedade e a comunidade reforçam a imprescindibilidade de leis a preconizarem a justiça e defesa a um Sistema de Garantia de Direitos. Após lutas e caminhadas, a Constituição Brasileira desponta como o ápice das aspirações de uma sociedade a amadurecer para a integralidade de todos os direitos fundamentais do humano. 

Claramente, como desdobramento da Constituição, novos códigos despontam: ECA, Estatuto do Idoso, Lei Orgânica da Saúde e da Assistência Social etc.  Movimentos sociais impulsionam a aprovação de leis que protegem e salvaguardam crianças, idosos e mulheres. A preocupação com a ecologia reforça o direito do humano ao acesso responsável aos recursos da natureza, como direito fundamental e inviolável. A questão do índio ganha um Código, defendendo o direito à terra, à vivência da cultura, enfatizando a dignidade étnica. A amplitude dos movimentos e da defesa de direitos implica novas formas de relacionamento com o Estado: esferas de participação popular e da comunidade recriam-se, garantindo-se, legalmente, o direito do cidadão a definir os rumos da política de sua cidade, Estado e País. O princípio da democracia alcança total amplitude e conotação. Ser livre é participar, decidir e opinar. O direito, a lei, a participação popular, a abertura dos espaços do Estado, a visibilidade política entornam o caldo democrático conquistado pela sociedade brasileira no período pós-ditadura.

Não obstante toda trajetória já percorrida, a proposta dos direitos humanos compõe-se como uma pauta civilizatória em aberto, na medida em que a miséria material e espiritual, a ausência de democracia real, a falta de oportunidades e possibilidades existenciais, o não acesso à produção cultural etc ainda marcam e definem muitas vidas humanas. É preciso frisar que os direitos humanos são universais, indivisíveis e interdependentes. Enquanto houver um único sujeito que tenha sua condição de ser humano aviltada toda civilização sofre.

———————————

O autor:

Adelino Oliveira é filósofo, mestre em Ciências da Religião e doutorando pela Universidade de Braga -Portugal. Professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba, Adelino coordena também o curso de extensão e ação comunitária dessa faculdade.

114 thoughts on “Trajetória e perspectiva dos Direitos Humanos

  1. Embora o homem já tenha nascido com os direitos de liberdade, infelizmente muito sangue teve que ser derramado para que estes direitos entrassem na Constituição. Porém, todas as revoluções que visavam conquistar os direitos do homem, cada qual com seus métodos e ideais, foram imprescindíveis para conquistarmos nosso lugar na Constituição. Enfim, conquistamos o que é nosso por direito! Será? Teoricamente, todos os homens são iguais perante a lei, mas sabemos que na prática isso não acontece. A cada esquina nos deparamos com miséria, analfabetismo, fome, violência, dentre tantos outros problemas sociais. Em pleno século XXI não conseguimos estabilizar a sociedade e desenvolver a mesma neste sentido, fato que é ainda mais preocupante: mesmo com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a garantia destas leis, parece que a desigualdade só aumenta. Ainda há muito para ser discutido sobre esta problemática, mas seria hipocrizia pensar que isto só pode ser resolvido pelo GOVERNO de cada Nação. Belo testo Mestre, composto pela história do Direitos do Homem e argumentos que nos fazem refletir sobre o tema. Espero discutir isto em aula. Um abraço.

  2. Ótima a análise sobre o período em que não havia a menção dos direitos humanos, que eram sacrificados muitas vezes por bens considerados maiores e mais urgentes que a necessidade do homem de se sentir feliz, realizado e respeitado em qualquer âmbito. Logo depois,com uma vova visão de mundo: o comércio, a política e a economia, “surgiu” uma nova perspectiva relacionada à sociedade tendo o homem como centro e seus direitos como indivisíveis e não alienáveis, sendo tratado de maneira igual aos outros somente por ser humano.
    O tema é tratado de maneira clara e abrangente, atravessando pelas diferentes épocas e evidenciando os acontecimentos relacionados.

  3. As grandes transformações no cenário social, político e econômico de cada época e a assidua presença dos filósofos propiciaram que (de modo lento) o homem ganhasse sua além de sua perspectiva, o direito a ter direitos naturais. O paradoxo é perceber que a Declaração Universal dos Direitos Humanos só foi definitivamente construída sob a pressão e sofrimento humano da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto; foi preciso que um alarme soasse para que a necessidade do humano de ser humano fosse ouvida. O que não pode ser esquecido é que tal direito deve ser para todos os que do mundo fazem parte independente de sexo, posição social, etnia… para não voltarmos à época medieval.

  4. Adelino,

    gostei muito do seu texto,pois você abrange bem o assunto de direitos humanos e explica pra que ele serve e aonde ele se encaixa na sociedade!
    além de explicar sobre os direitos humanos, você também cita algumas leis, que abrangem este assunto,e um deles é o ECA (estatuto da criança e do adolescente, que protege as crianças e os adolescentes.
    muito bom o seu texto, muito bem elaborado! parabéns adelino!

    camila.

  5. Adelino li o seu texto, è uma ótima síntese sobre a questão dos Direitos Humanos, considerando que é um texto escrito para um órgão diário tem bastante conteúdo informativo. Os que lerem poderão fazer uma reflexão sobre tema.
    Você escreve sempre para o Jornal temas relativos aso direitos humanos e ao meio ambiente?

    Parabéns
    at
    Jose Cardonha

    1. Prof. José Cardonha!

      É um prazer tê-lo entre nossos leitores! Obrigado pela visita!
      O professor Adelino é um dos craques de nosso time – e escreve para o nosso Diário uma vez ao mês. Sendo sempre, vale dizer, um recordista de acessos.

      Havendo oportunidade, gostaríamos muito de ter também um texto do senhor publicado por aqui. Quem sabe, quando sobrar um tempinho, o professor possa pensar em algum artigo?

      Muito atenciosamente,

      Alê Bragion

  6. Adelino,

    gostaria de dizer que seu texto “Trajetória e perspectiva dos Direitos Humanos” abre portas para um caminho longo de debates e discussões. O tema do artigo nem sempre é de fácil desenvolvimento já que este abrange diversidades culturais, opiniões múltiplas e conceitos complexos. Porém, o trabalho acabou adquirindo um significativo valor por conta de ter mostrado uma breve história dessa trajetória, apresentando suas características em cada período da história humana e principalmente, destacando renomados pensadores que contribuíram para construirmos e concretizarmos tudo que temos hoje em relação aos direitos humanos. Parabéns a você pelo trabalho e ao site pela oportunidade.

  7. Adelino parabéns pelo texto. Ele esta muito bem redigido e mostra de forma muito clara a trajetória de evolução dos direitos humanos. Como você mesmo escreveu, o período do Iluminismo (Hobbes, John Locke, Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Kant) fez uma contribuição grandiosa no que se diz respeito a direitos humanos. Felizmente nossa sociedade já esta bem mais ciente sobre seus direitos e deveres, mas muita coisa ainda tem que ser melhorada como, por exemplo, mais proteção para as mulheres (pois muitas sofrem agressões diariamente) e também mais investimentos nos idoso e crianças, pois os idosos já deram sua contribuição para a sociedade e as crianças farão a parte delas.

  8. É realmente um assunto que necessita ser debatido pela população em geral.. todo ser humano deve conhecer seus direitos e mais ainda seus deveres como cidadão.
    Abraço Adelino

  9. Texto muito denso, abordando a tragetória histórica humana e consequentemente os seus direitos, ou a ausência destes. Destaco o enunciado “Os direitos humanos embrenham-se na condição dos direitos sociais, civis e políticos” presente no texto exatamente por sintetizar o tema, revelando os direitos humanos mais uma vez indivisiveis e interdependentes.

  10. Reflexão muito interessante do contexto historico que envolve a questão dos direitos humanos. Atualmente tal questão deveria ser discutida com mais frequencia e com mais importancia.

  11. O que me deixa muito frustrada é que, por mais que falemos sobre direitos humanos e todas as suas facetas, mais da metade da população mundial (acredito eu) vive sem seus direitos assegurados. Falta muito ainda para que possamos falar sobre esse assunto com orgulho.
    Mas o texto está muito interessante. O iluminismo com certeza foi uma época que tornou possível uma mudança muito significativa de ideias e pensamentos voltados ao bem do próprio homem e ele ainda influencia a sociedade hoje.
    Parabéns Mestre.

  12. Achei este texto magnífico. Na escola aprendemos sobre a trajetória e perspectiva dos direitos humanos, mas por ser de forma fragmentada muitas vezes acaba sendo esquecida. Gostei muito de ler este texto, pois segundo esta linha de pensamento, que é extremamente completa e muito bem explicada, posso juntar todos os fatos e me situar sobre esse tema que é mais do que importante e essencial para a existência de uma sociedade igualitária e próspera.
    Gostaria de frisar que o destaque em fatos históricos, pensamentos filosóficos e referências religiosas dão muita credibilidade ao texto e o deixa muito interessante.

  13. Esse texto está muito compreensivo, e nos faz refletir melhor sobre o tema dos direitos humanos. Tive uma ótima experiência em estar lendo o texto do Adelino, pois o assunto abordado é muito bem argumentado. Como aprendemos o tema de uma maneira superficial na escola, fiquei ainda mais informado de que com a elaboração dos direitos humanos, conseguimos nossa liberdade em todos os sentidos. Parabéns pelo seu belo texto Adelino,pois com ele, adquiri novos conhecimentos sobre o tema.

  14. O texto está muito bom e também interessante pois, mostra que os direitos humanos é uma proposta que compõe-se como uma pauta civilizatória em aberto, na medida em que a miséria material e espiritual, a ausência de democracia real, a falta de oportunidades e possibilidades existênciais, o não acesso à produção cultural e etc; ainda marcam e definem muitas vidas humanas.E que é preciso frisar que os direitos humanos são universais, indivisíveis e interdependentes. Enquanto houver um único sujeito que tenha sua condição de ser humano aviltada toda civilização sofre.
    Ou seja, podemos concluir com esse trecho que nem todas as pessoas tem os direitos humanos em sua vida corretamente e essas sofrem muita discriminação por isso.

  15. Adelino entendi a aplitude a qual os direitos Humanos Nos fornece e é de nosso direito e temos que exigilos . Tal expressão “direitos humanos” é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. Todos seres humanos devem ter assegurados, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também devem ter a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. È a esse conjunto que se dá o nome de direitos humanos.

    Assim os direitos humanos correspondem a necessidades essenciais da pessoa humana, para que a pessoa possa viver com dignidade, pois a vida é um direito humano fundamental. E para preservar a vida todos tem que ter direito a alimentação, a saúde, a moradia, a educação, e tantas outras coisas.

  16. Texto interassante a respeito dos Direitos Humanos e sua trajetória. Embora já tenham sido debatidos na antiguidade, a importância dos mesmos veio a ser mundialmente reconhecida após a segunda guerra, porém ainda hoje há o desrespeito a eles. Mulheres, índios, crianças e adolescentes (entre outros) ainda sofrem a negação aos seus direitos, tal fato deve ser compreendido como um problema social, uma realidade que traz consequencias ao cotidiano de toda a população. Enfim faz-se necessário uma discussão séria e ampla acerca do assunto, já que é um dos interesses da sociedade mundial e segundo o Artigo 1° da Declaração Universal do Direitos Humanos “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.”
    Parabéns Adelino.

  17. Adelino, seu texto “Trajetória e perspectiva dos Direitos Humanos” traz uma reflexão bastante interessante que nos faz pensar em nossos próprios direitos que por muitas vezes são deixados de lado, e não nos damos conta de que eles também são NOSSOS, e não só do próximo. Deixamos de dar importancia a eles por causa do comodismo que está ficando cada vez mais significativo no dia-a-dia. É esse comodismo que nos faz pensar “Ja temos todos os nossos direitos, não precisamos conquistar mais nada. Tudo está resolvido”. Não é possível, olhar para o Panorama Mundial do século XXI e achar que tudo está perfeito, pois sabe-se, está na frente de nossos olhos, que não é bem assim. Diariamente notícias nos telejornais mostram assassinatos, sequestros, prisão de drogas, suicídio, enchentes em consequencia do mal destino do lixo, DST’s e muitos outros. Será que estamos fazendo por merecer nossos direitos? A partir de sua amalise é possível discurtir em diferentes aspectos, desde a antiguidade, até os dias de hoje, o que o homem tem feito, para garantir os seus REAIS direitos, sem esquecer que temos também os nossos deveres. Em minha opinião, os direitos só serão garantidos na medida em que cada um cumprir com o seu dever, percebendo e respeitando os limites, sabendo definir o que é certo e o que é errado, não pensando apenas em si próprio, mas em toda a sociedade.
    Como em seu próprio texto diz: “É preciso frisar que os direitos humanos são universais, indivisíveis e interdependentes”. No qual TODOS os membros da sociedade civilizada têm o direito, independente de raça, cor, religião e crença. Só é preciso SER!

    Gostei muito do texto, Adelino! A partir dele consegui aprimorar meus conhecimentos, e colocar em questão a minha opinião sobre o assunto. Até a próxima aula. Beijos

  18. Adelino, gostei de seu texto. Além de você citar tudo o que já nos deu em aulas, gostei como você colocou a visão dos Direitos Humanos, que é uma questão puramente ética e filosófica, com a Religião. Concordo que os pilares dessas relações de Respeito, de homem para homem, estejam embasadas cristianismo, já que o próprio Respeito seja um princípio Cristão.
    Muito bom seu trabalho e sua visão. Parabéns!

    Paula

  19. Adelino,
    seu texto abrange um tema muito importante e que devia ser mais lembrado pela sociedade. O destaque em fatos históricos, pensamentos filosóficos e referências religiosas dão muita credibilidade ao texto e o deixa muito mais interessante. Parabéns !

  20. Texto interessante a respeito dos Direitos Humanos e sua tragetória. Embora já tenham sido debatidos na antiguidade, a importância dos mesmos veio a ser mundialmente reconhecida após a segunda guerra, porém ainda hoje há o desrespeito a eles. Mulheres, crianças, índios e adolescentes (entre outros) ainda sofrem a negaçao aos seus direitos, tal fato deve ser compreendido como um problema social, uma realidade que traz consequencias ao cotidiano de toda a população. Enfim faz-se necessário uma discussão séria e ampla acerca do assunto, já que é um dos interesses da sociedade mundial e segundo o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”
    Parabéns Adelino

  21. Este texto esta perfeito. É um texto em que Adelino mostra de uma forma ampla e clara o conceito de “Direitos Humanos” e também sua origem e como ele vem sendo levado até hoje.
    Esse é um texto que merece e precisa ser levado para frente e até ser publicado em meios mais acessíveis para que mais pessoas possam ler e ser influenciadas por todos esses ideais tao bem expostos.

  22. A declaração dos Direitos humanos veio, acima de tudo para que a palavra humano seja corretamente usada neste novo século, no qual a violencia, o preconceitoe o desprezo acerca da amor a outro atingiram níveis desastrosos.
    O texto “Trajetória e perpectiva dos Direitos Humanos” abrange de forma muito bem elaborada a evolução do pensamento como algo para o bem comum, levando os individuos a lutarem pelos seus direito e pela vida digna. Adelino retratou muito bem a evolução historica em relação as conquistas dos direitos humanos, demonstrando assim, que a opressão e a censura tomaram muito tempo de nossa história e nos trouxe muito sofrimento.
    Os direitos humanos nada mais são do que os direito e liberdades basicos de todos os seres humanos.Sendo assim, aproveito para destacar a importancia de como Adelino encaixou os temas de forma clara e precisa, colocando no texto grandes filófos, os quais se destacam pelo uso do tema como fonte de reflexão.É preciso qu continuemos a nossa luta pela liberdade, igualdade e fraternidade, de forma que possamos viver imerges na paz.
    Adelino, parabéns pelo seu texto… muito bem elaborado e de grande finalidade intelectual… ótimo trabalho!

  23. Visto que vivenciamos um período democrático em nosso país e que nações anteriormente ausentadas deste quesito estão puxando as mangas para lutar em prol de seus direitos como cidadãos e seres humanos, o texto traz uma importante reflexão sobre a construção e o nascimento dos ideais que resultaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Após tantos períodos sangretos, diversas atrocidades executadas de homens para homens, os direitos humanos vão defronte tais feitos e nascem para garantir o respeito à humanidade. Trata-se de algo delicamente lapitado, caracterizando-se por sua considerável relevância para que seja atingida a plena harmonia da sociedade.
    Deixo meus cumprimentos por contar com um esclarecimento e pauta devidamente elaborados pelo Professor Adelino.

  24. Mesmo que a sociedade mude de tempos em tempos atendendo as necessidades de cada época como a valorização da arte e a relação entre os seres humanos, nada mudou na questão dos direitos, a teoria que prega a lei de tais direitos é muito bonito vinda da boca de alguns filósofos mas só é colocada em pratica quando se trata de uma parcela da população.
    Mas acho que apesar de ser uma triste situação serve de consolo que esta temática vem sendo discutida por muito tempo o que demostra a importância designada a este problema. Parabéns pelo texto Adelino

  25. Adelino, primeiramente gostaria de elogia-lo pelo belo texto, e então deixar minha percepção. Para possuirmos todos esses direitos, muita coisa aconteceu. Foi necessário a intervenção de vários filósofos, pensadores e da própria igreja. Muitas revoluções ocorreram, sendo elas explicitas, havendo choque com armas ou até mesmo na expressão de uma arte. Porém nem todas as mortes foram em vão,comprovando isso surge no século XX a Declaração Universal dos Direitos Humanos.Muitos anos após a conquista essa declaração foi forjada por momentos de ditadores e interesses do governo, mas com o decorrer do tempo ela foi melhorando.
    É importante resaltar que mesmo havendo os direitos, há ainda mais o que amadurecer para que haja a integralidade de todos os direitos fundamentais do cidadão.
    Para finalizar, gostaria de destacar, que de nada adianta possuírmos direitos se tratamos o nosso próximo com preconceito e violência, pois como todos cidadão, possuimos deveres.
    Abraços.

  26. Adelino ,
    o texto está muito bom há uma reflexão muito interessante sobre direitos humanos e mostra a trajetória de evolução.Um texto muito bom para adquirir conhecimentos e novas reflexões.

  27. Adelino,

    Confesso que o texto possui tanta informação que às vezes me perco no assunto, ainda mais que estou com sono… Porém, achei ótima a maneira como você coloca o porque do surgimento desses direitos e de onde eles vêm, abrangendo toda a parte cultural, principalmente em relação às crenças cristãs.
    Expor essas origens é algo que poucos fazem.

  28. Direitos Humanos. Pensar em Direitos Humanos atualmente é pensar em algo completamente trivial, não conseguimos imaginar uma sociedade sem tais direitos. Contudo, ao viajarmos pela história para épocas passadas, notamos que já existiram tempos em que os direitos básicos humanos não eram respeitados. A luta pela conquista de leis que assegurassem os direitos de cada ser humano foi longa e difícil, entretanto nossos defensores saíram vitoriosos. Nesse sentido surge uma grande brecha para discussões: conseguimos nossos direitos registrados em papel e regidos por leis, porém será que abolimos a violação de tais direitos? Antes de surgirem os Direitos Humanos, pessoas trabalhavam, por exemplo, em minas de carvão, recebiam salários mínimos e viviam em condições de pobreza absoluta. Hoje, teoricamente não deveria existir esse tipo de situação, contudo vemos com frequência na mídia pessoas que trabalham nas mesmas condições (até mesmo escravos) ou até em condições piores.

  29. Mestre Adelino,

    Um ótimo resumo do abrangente tema “direitos humanos” com grande aplicação histórica e cultural, no qual se remete a todos os indivíduos humanos no globo, também foi bem lembrado de como os direitos humanos são violados em regimes, guerras e guerrilhas… porem muitas vezes o homem renega esses direitos, que foram conquistados a muito custo,como por exemplo nas escolas com o “bullying” que os agressores transgridem esses direitos e oprimem as vitimas, alem de muitas vezes haver uma “vista grossa” por parte do corpo docente em certos lugares.
    Porem a maior perca dos direitos humanos é a perda cultural e individual, no qual é privado o conhecimento e a aprofundação cultural do individuo pelo fator financeiro ou no pior dos casos( que vem se tornando mais frequente), os indivíduos tem condições porem não se interessam por serem alienados e fúteis, vivendo numa luxuria material, contudo vivendo na miséria cultural, por mais que direitos lhe deem a opção de escolha, essa escolha é induzida, tirando do individuo as possibilidades de se intelectualizar, que vai contra os direitos humanos, pois eles defendem alem da proteção física, a proteção sócio-cultural e intelectual, pois umas das bases dos diretos humanos, que se funda em uma hipocrisia, é a igualde e liberdade nata por cada individuo, que se torna impossível de ser exercida em uma era de pleno capitalismo, que prega o valor humano de acordo com a renda, mascarando igualdade e liberdade com ideologias consumistas e de alienação.
    Contudo direitos humanos funcionam em parte, pois sem ele nós ainda seriamos subjugando pela força e brutalidade, como foram massacrados vários pensadores nas ditaduras do mundo, também nos deu a liberdade de expressam (como a que agora utilizo), deu-se ao homem a ferramenta ideologia, a de defender ideias e pensamentos, aceitos ou não, por mais que a liberdade sem ética possa ser um mal maior que regimes forçados, os poucos que as tem e as aplicam torna-se o ápice da humanidade, que tem o melhor a se mostrar, porem isto é apenas um pensamento sobre o abrangente assunto, que é bem retratado e explicado no artigo, demonstrando um lado que muitos se esquecem sobre os direitos humanos, que ele não serve apenas para “proteger bandido” e sim evoluir e defender a sociedade.

  30. Muito interessante o que você publicou nesse artigo. E faz com que refletimos sobre o tema que esta sendo citado e argumentar sobre ele com outros profissionais da sua area. Como sempre seu texto esta incrivelmente FORTE e espero que sempre continue assim. Parabens por ter publicado um texto de um alto nivel como esse , pois com ele os leitores conseguem adquirir novos conhecimentos sobre o assunto abordado.

  31. De fato é essencial o debato sobre a questão dos Direitos Humanos , pois estes envolvem o nosso histórico religioso , politico e intelectual, abrangendo à vida de toda a sociedade.
    O Direito Humano foi algo conquistados por nossos antepassados e ainda continua em aperfeiçoamento , para tal , temos a colaboração da ONU.
    Para absorver os ideais Direitos Humanos é necessário relações entre culturas , contato com a arte, somente dessa maneira é possível alcançar a liberdade.

  32. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Muito bom Adelino, um texto ”Forte”, onde conseguiu abranger claramente a questão dos Direitos Humanos.
    Parabéns!

  33. “É preciso frisar que os direitos humanos são universais, indivisíveis e interdependentes.” essa é uma fraze citada pelo professor Adelino e que pode parecer simples, porem engloba todo o contexto que define os direitos humanos,que pode ser resumido teoricamente em um direito igualitario que independe de raça, cor ou religiao, aonde o unico requizito necessario é o de “ser humano”…Gostei mto Adel, e realmente li até o fim…obrigado por proporionar tal reflexao, abraço

  34. Esse é um texto que traz uma otima reflexao sobre os direitos humanos,utilizando uma linguagem culta, formal, e com conceitos importantes para tal definiçao, que dis respeito a um tema complexo e dificil de ser discutido, mas que foi redigido com tansparencia e muitas informaçoes, Parabéns Adel!!

  35. Sinceramente, este assunto é tão importante e muitas vezes não reparamos. De certa maneira, os direitos humanos fazem sua trajetória desde muito tempo atrás e visa também a consequência de como este é hoje.
    Como sabemos, os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos.
    Concordo com o autor ao relatar que a perspectiva do ser humano é de uma liberdade natural, onde este cria sua visão de mundo e concede centralidade, pois este é um conceito dos Direitos Humanos.
    Mas como nem todos tem a mesma visão, há muita “diferença” dos Direitos Humanos, onde neste era para haver fraternidade entre todos, isto acaba não ocorrendo na maioria das vezes, o que é algo não agradavel neste contexto.
    A nossa humanidade precisa aprender a encontrar um novo caminhar para poder haver várias formas de apresentação positiva. Como o mestre cita, há o direito de expressão à arte e da cultura.
    Em linhas gerais, concordo que a ética vale neste momento de Direitos Humanos, como em todos outros assuntos que nos cercam, pois à ética leva à uma formação de carater e consciência de direitos fundamentais.

    Abraços Adel.

  36. É Adelino,
    voce mostrou um forte conhecimento sobre o tema e conseguiu destacar, apresentar e comentar as ideias principais com muita consciência e inteligência.
    Parabéns pelo texto,
    Abraços.

  37. Caro mestre , seu texto é um exemplo de perfeiçao , ou quase isso HEHEHE!
    Nele podemos compreender claramente a importancia dos direitos humanos para as pessoas e como era ruim quando ainda não era ainda presente na constituição.Foram 40 minutos de leitura bem produtivos para minha pessoa , continue com esses textos magnificos que nos ajudam a construir nosso ponto de vista sobre assuntos importantes. Um grande abraço de seu fã *-*!

  38. Mestre esse texto esta muito bem escrito , com ele acrescentei varias informaçoes importantes sobre a importancia dos direitos humanos , embora hoje voce se depara com varias pessoas em situações horriveis, nada se compara como era antes sem esses direitos estarem presentes na constituição. O iluminismo foi um grande aliado dos direitos humanos , e suas idéias ainda influenciam nossa sociedade até os dias atuais. Enfim excelente texto , e espero discutir mais sobre o assunto em aula
    Beijo adeli!

  39. Adelino, achei seu texto bem crítico e denso a cerca dos Direitos Humanos e da dimensão de humanidade que todos nós temos.
    É importante notar que apesar dos direitos inerentes e inalienáveis do homem como a liberdade, por exemplo, não são na prática garantidos e atribuidos a todas as pessoas, uma vez que a violência, a falta de limite da liberdade individual e o preconceito existem em pleno século XXI.
    Apesar disso, foi interessante você destacar a relação do Renascimento com a valorização de nossa humanidade, ou seja, como o Renascimento contribuiu para elevar a liberdade e criatividade do homem, pois é atraves da expressão criativa que o homem se define e se encontra.
    Outro contexto profundo abordado em seu texto foi em: “racionalidade torna-se imprescindível na condução das ações”. Concordo plenamente com a sua perspectiva a respeito da racionalidade, uma vez que devemos refletir para tomar ações que, consequentemente, levarão cada um de nós a traçar nossa própria existência, baseada em nossas escolhas. Por isso, devemos aprender a respeitar a humanidade do outro e também ter em mente q

  40. Mestre, achei seu texto bem reflexivo, que aborda um tema muito importante: os direitos humanos, que são os direitos fundamentais que todos deveriam ter, independente de sua cor, classe social, sexualidade, etc, mas que infelizmente hoje em dia na hora da pratica nem todos conseguem desfrutar dos mesmos. Você soube expressar seus pensamentos e suas teorias de uma maneira sensata, provou que conhece bem o assunto e que tem algo pra acrescentar a sociedade ;D
    Gostei do texto, continue assim, com suas aulas e seus pensamentos FORTES, que de uma maneira ou outra, nos ensinam algo e nos ajudam a “crescer” =]
    Abrass…

  41. Adelino,
    Gostei muito do seu texto,pois você abrange bem o assunto de Direitos Humanos e explica pra que ele serve e aonde ele se encaixa na sociedade..
    Um texto muito bom para adquirir conhecimentos e novas reflexões..
    Parabens Adelino pelo seu trabalho..
    Um forte abraço

  42. Mestre,
    Os direitos humanos fazem sua trajetória desde muito tempo atrás e visa também a consequência de como este é hoje.
    Como sabemos, os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos.
    Porem a maior perca dos direitos humanos é a perda cultural e individual, no qual é privado o conhecimento e a aprofundação cultural do individuo pelo fator financeiro ou no pior dos casos( que vem se tornando mais frequente), os indivíduos tem condições porem não se interessam por serem alienados e fúteis, vivendo numa luxuria material.
    Parabens pelo seu texto Adelino, gostei muito de ler a respeito..
    e espero que possamos discutir nos aprofundar mais em sala de aula..
    Beijoos

  43. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Artigo 1°. As leis são as mesmas para toda a sociedade, ao menos é isso o que aprendemos desde pequenos: que não há diferenças entre o próximo em relação aos seus direitos. Porém se pensarmos bem e levarmos a diante o assunto, será que no mundo em que vivemos hoje os direitos são realmente iguais para todos? Muitas guerras ocorreram e ainda ocorrem para se alcançar a democracia, por exemplo. Ou seja, pode-se afirmar que na prática os direitos não são aplicados da forma que eles deveriam ser. Acredito que o poder um sobre o outro sempre existirá e não consigo imaginar a população vivendo em um mundo igualitário, sem pobreza, sem miséria e sem desgraça alguma, hoje no século XXI é difícil conseguir ter uma mente aberta desta forma, mas quem sabe um dia isso possa acontecer. Ótimo texto Adelino, parabéns.

  44. Todo ser humano ao nascer possue seus direitos naturais, sejam eles o direito à vida, à liberdade e à propriedade privada. O que aconteceu há décadas foi um desrespeito muito grande para com esses direitos. Por conta disso, muitas pessoas foram mortas, torturadas, tiveram de viver em condições subumanas para que em meados de 1948 a ONU fizesse a Declaração Universal dos Direitos Humanos (não podemos esquecer que Declarações como esta e tantas outras só são conquistadas através da luta de nós cidadãos).
    Porém, não nos deixamos enganar. Apesar das leis estarem escritas, muitas delas ainda não são cumpridas e respeitadas, basta que se olhe ao redor para ver milhares de analfabetos, a miséria, a violência, a discriminação presentes.
    Enquanto a democracia não for total, a liberdade e os princípios essenciais do humano não atingirem a todos e tantos outros, a Declaração Universal fica em aberto para esses direitos sejam conquistados e para que o Estado cumpra seu papel em garantir-nos estes.
    Parabéns Adelino por este excelente texto.

  45. Apesar de que os Direitos Humanos foram introduzidos somente após a segunda guerra mundial, devido ao grande numero de mortos. Embora os Direitos Humanos ainda não sejam totalmente imposto pela sociedade de hoje, as leis que foram criados para isso já ajudou e muito, porém o próximo passo para a complexidade dos Direitos Humanos seja apenas parte do Estado. Texto muito bom mestre, ajudou-me a refletir uma boa parte do que isso se diz a respeito. Além do mais ajudou a concluir pensamentos iniciados em sala. Parabéns!

  46. Ótimo texto, muito bem argumentado possibilitando bom entendimento sobre um importante tema, que muitas vezes se passa despercebido nas salas de aulas.
    Abrange diferentes épocas e evidencia os acontecimentos relacionados aos direitos humanos, é difícil acreditar que precisou morrer muita gente para que fosse este fosse declarado, e que mesmo assim ainda atinge a todos exemplo disso temos: milhares de analfabetos, a violência, a miséria, a discriminação presentes.

  47. O assunto de direitos humanos nunca foi tão comentado, como está sendo no contemporâneo. O que é um fato infeliz, pois no passado ocorreram tantas mortes e sofrimentos que era para esse assunto ter sido tratado muito antes. Principalmente por esse motivo, é preciso ter mais informações sobre isso para que nós criemos a consciência de que todos nós merecemos ter direitos e não deixar que coisas que aconteceram à muitos anos, voltem a acontecer.
    Muito interessante o fato da arte ter ajudado tanto os homens a descobrirem e a expressarem os seus direitos e vontades, da forma que mais gostavam.
    O fato da ONU ter entendido a importancia desse tema e ter abordado uma campanha, com certeza ajudou o mundo a perceber que ele poderia ser melhor e sem sofrimentos. O ECA (Estatudo da Criança e do Adolescente) para mim, é o mais importante dos projetos já realizados, pois é um movimento social que ajudam crianças e adolescentes a conhecerem os seus direitos e a pararem de serem maltratadas. Nenhuma criança é obrigada a reconhecer isso.
    Porém, não podemos jamais esquecer que além dos nossos direitos, temos os nossos deveres! Que devem ser cumpridos com responsabilidade.
    Bom, como ja disse esse é um assunto que precisa ser tratado e refletido.
    Achei o seu texto ótimo, com um bom contéudo e fácil de entender, conseguindo abranger da antiguidade até os dias de hoje.

  48. A conquista pelos Direitos humanos que são abrangidos hoje, foi realizada através de muitas lutas e sacrifícios. Como há escrito no seu texto, Adelino, na época medieval a humanidade não era levada em consideração, desse modo não há deixando em liberdade de criação.
    As conquistas com o término do medievo encontraram varias barreiras (como a ditadura militar) cujas resistências abalaram as condições estabelecidas no período do renascimento; para mim, o lema envolvido (“liberdade, fraternidade e igualdade)e as exigências são apropriadas porém também são utópicas (nem mesmo hoje em dia, que dizem viver em uma democracia esses direitos acontecem).
    Após tantas batalhas, a “guerra”ainda não acabou; no século XXI existe-se o trabalho alienado, portanto não há a ação da liberdade, criatividade. Existem pessoas com muitas dificuldade e outras sem nenhuma: os direitos não eram para ser iguais à todos? A luta por isso, ainda ocorre hoje em dia. Desse modo posso concordar totalmente com o ultimo parágrafo de seu texto Adelino, que foi escrito com muito conteúdo e sabedoria.

  49. É impressionante como o mundo se move a partir de situações extremas. Foi necessário milhares de pessoas serem mortas, torturadas, humilhadas para que se criasse um código onde o direito de liberdade e igualdade fosse prioridade na vida de uma pessoa. Os Direitos Humanos, mesmo tendo como objetivo fazer com que todo ser humano seja respeitado e digno de liberdade, independentemente de sua raça, cor…, não é totalmente eficiente, ainda existe muita desigualdade. Esta causada não só pela nossa cultura capitalista, mas pelo preconceito que é muito atuante na sociedade moderna.
    Lutamos para conseguir esses direitos e devíamos honra-los, afinal ele que nos permitiu sermos o que somos hoje: livres.
    O texto esta ótimo Adelino, escrito com muito conteúdo e que permite muitas reflexões e conhecimento.

  50. Como sempre, um texto muito bem escrito e com uma linha de raciocínio fantástica. A abrangência de toda a história de um assunto tão importante como os Direitos Humanos mostra toda a pesquisa feita por trás deste trabalho e realmente impressiona com a riqueza de detalhes e as curiosidades. Particulamente, acho que nossos direitos são tema para uma ótima discussão principalmente para se perceber como a falta dela acarretou muitas mortes e injustiças. O homem tem direito à vida e à liberdade e é dever de todos estar sempre relembrando a sociedade de tal fato, já que comumente nos deparamos com casos em que a falta de preservação dos direitos é o principal fator de várias atrocidades. Este texto é um exemplo para tantos outros sobre o tema, trazendo de forma simples, clara e acessível um assunto de tamanha importância para nosso cotidiano.
    Parabéns Adelino, abraços.

  51. Em toda trajetória do ser humano, chegou-se ao ponto de criar leis que visem quais são os direitos do homem; leis estas que defendam às minorias e mostrem que elas também fazem parte da sociedade.
    A partir de guerras, disputas de poder, ganância, dominação e desrespeito, o ser humano vive a base de meros escritos que determinam a defesa da natureza, do índio, da mulher, da criança, de homossexuais etc.
    Só com o surgimento do Cristianismo e de seus dogmas, é que o homem se “depara com princípios elementares a compor a ética do amor e da compaixão, compreendendo a vida como dom e realidade sagrada”, com isso, há o enfrentamento por direitos da mulher e do escravo, por exemplo, mostrando que todos são iguais e, portanto, dependem dos mesmos direitos.
    Porem, como a sociedade cada vez mais caminha para o individualismo e políticas desonestas, o governo impõe códigos de como se relacionar tanto com o Estado, como em coletividade; algo que deveria permanecer sempre na essência humana.
    Não importa cor, etnia, idade, sexo, religião, cultura, condição social etc., todos os seres humanos são iguais, tem os mesmos direitos e deveres perante o outro, e se todos se respeitassem e aceitassem-se do jeito que são, sem necessitar de regras, o mundo seria mais justo e digno.
    Ótimo texto Adelino..

  52. Os direitos humanos, segundo o texto, não foram alcançados de uma hora para outra, foi necessário muito tempo e esforço de pessoas que lutavam para o bem maior da sociedade como um todo. O pensamento iluminista foi sem dúvida um marco na história da humanidade, pois inspirou as revoluções do período com o lema igualdade, fraternidade e liberdade.
    No Brasil, por exemplo, os direitos humanos atualmente ganham vários desdobramentos: ECA, Estatuto do Idoso, Lei Orgânica da Saúde e da Assistência Social, entre outros. Mas em minha opinião todas essas leis e estatutos conquistados infelizmente não são respeitados e cumpridos por todos os homens (como por exemplo, os casos que vemos nos noticiários de sequestros, abusos, assaltos e etc.); é muito triste pensar que alguns desses homens simplesmente ignoram o fato de que a humanidade evoluiu e não é mais como na era medieval em que as pessoas eram tratadas basicamente como coisas, sem direito algum de expressão, de aprendizagem, cultura e respeito.
    O tempo pode passar e as leis aumentarem, ficarem mais rígidas, mas se a mentalidade do homem não mudar nada mais poderá ser feito; é necessário uma conscientização em massa dos atuais direitos humanos.
    Parabéns pelo ótimo texto Adelino!

  53. Adelino,

    A declaração dos direitos humanos foi, e ainda é, uma enorme realização do ser humano, em que ele reconhece sua posição de igualdade perante aos outros em sua volta. Também simboliza a uma preocupação com os horrores ao qual muitas pessoas estavam acostumadas a ver(gueras, mortes sem sentido…), mostra o quanto encomoda ver o outro sofrer.
    Os direitos da criança e do adolescente tambem foi importante, provando a importância da juventude, o futuro de tudo que foi construido depende delas, criança merece brincar e ter o direito a estudar.
    Apesar da existência de todos esses direitos, muitas atrocidades são cometidas ainda, em pleno século XXI, com toda a tecnologia, desenvolvimento econômico existente. Não precisa nem sair do Brasil para ver nos noticiários nacionais crianças trabalhando em carvoarias e pessoas morando em condições deploráveis. Assim cabe a nós e ao governo garantir a aplicação desses direitos, garantindo um mundo mais igualitário e com condições de vida mais adequadas.

  54. Adelino, seu texto nos leva a refletir sobre nossa vida como seres humanos e os direitos que nós temos direito e muitas vezes não são tomados por grande parte da sociedade que é reprimida por possuir classe social desigual, preconceito racial e sexual, etc. É triste pensar que a proposta dos Direitos Humanos não está valendo para todos assim como deveria valer. Como você mesmo disse, os direitos humanos são universais, ou seja, para todos com igualdade. Precisamos conscientizar a todos que é nosso dever cuidar do que é nosso, como por exemplo, os direitos que nos pertence.

  55. Concordo que o direito humano, não é baseado em uma representação específica, ela abrange no conjunto das éticas, dos pensamentos, das religões, das culturas, das tradições desde o início.
    Com o tempo o homem foi se perdendo nos seus diretos e conduta, e realmente as bombas nucleares são os exemplos mais evidentes disso.
    Sigo a religião cristã, e ela preserva os bons princípios, com os 10 mandamentos, incentiva a bondade, o amor ao próximo, como você disse, a compaixão, mas acho que vale a pena lembrar que alguns homens que dizem-se muito religiosos e não perdem uma missa, ao sair da igreja, se transformam, e cometem atrocidades, a religião é sim um jeito de induzir o homem a bondade, mas não obrigatoriamente, até mesmo a igreja já apoiou combates durante a história, como na época de Mussolini.
    Enxergamos um destaque para cada época pelo seu texto, no período medieval o destaque para a busca da liberdade, tanto física quanto de pensamento pelos vassalos, já no período Renascentista tem como ícone o ínicio do comércio e das Grandes Navegações, e o Estado Moderno, o homem como centro do universo, o Estado, o cidadão e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
    Hoje existem leis, constituiçoes que defendem a todos os cidadãos, todas baseadas nos conceitos da DEMOCRACIA, palavra fundamental ao se falar de Direitos Humanos.
    Ano após ano, a população consegue conquistar um pouco desse direito de ser livre, com a idéia de civilização, as oportunidades se abranjem progressivamente, e é por isso que devemos prestar tanta atenção antes de uma votação para cargos eleitoras.
    Na Democracia o bem todos é o bem de cada um.
    Seu texto está super denso e completo Adel, digno de um paraninfo do terceirão 2011 !

  56. O homem já nasceu com direitos, porém durante as duas Guerras Mundiais por exemplo, houve muitas mortes por parte das duas bombas atômicas e o holocausto. Tal fato fez com que a ONU criasse a declaração universal dos direitos humanos.
    Teve que morrer muita gente para que isso acontecesse e mesmo assim há minhares de pessoas morrendo de fome na África, grande taxa de analfabetismo por toda a parte do mundo, violência. Mas para que tudo isso mude, é preciso que o homem primeiramente abra a sua mente diante aos direitos humanos, pois só assim o homem terá a oportunidade de viver melhor.

  57. Adelino parabens pelo texto. Como esperado um texto bem denso ”forte” como você mesmo diz em suas aulas, abordando a tragetória histórica humana e consequentemente os seus direitos, ou a falta dos mesmos. Mas foi importante a citação do iluminismo que com certeza foi uma época que tornou possível uma mudança muito significativa de ideias e pensamentos voltados ao bem do próprio homem e ele ainda influencia a sociedade hoje. Mas nossa sociedade já esta bem mais ciente sobre seus direitos e deveres, mas mesmo assim muita coisa ainda tem que ser melhorada como, por exemplo, uma proteção maior para as mulheres (muitas ainda sofrem vários tipos de agressões) e também mais investimentos em relação a saúde e bem estar dos idosos pois os mesmo já deram sua contribuição para a sociedade e investir nas crianças que serão o nosso futuro.

  58. Devemos entender que a Declaração dos Direitos Humanos foi uma verdadeira
    conquista para o mundo, uma vez que sua complexidade é consequência de uma linha do tempo de acontecimentos vitoriosos e desastrosos na sociedade. A cultura cristã realmente teve um papel muito importante, ela trouxe princípios que pregam a bondade, felicidade e ética de um cidadão, dando á vida uma importância extremamente divina. Com certeza a queda do período período medieval foi bom para o avanço dos Direitos Humanos (uma vez que nestre período a autonomia humana estava rejeitada). E foi após este declínio que a arte ganhou força, a preocupação humana na representação da sociedade e natureza. Grande vitória esta! que nos permitiu conhecer uma dimensão abstrata que nos revela verdades e belezas! O âmbito social, político e econômico também influência. A noção de um Estado que comanda uma sociedade, é atribuída com mais força. E o homem passa a ser o protagonista da história, consolidando uma nova ética. Juntamente com isto alguns pensadores do século XVII e XVIII refletem sobre o papel do Estado e do humano, na teoria e na prática? O humano está crescendo em seu pensamento perdendo a “timidez”. A Luta de Independência dos EUA é um exemplo nítido disso, pois leva-se os conceitos iluministas como plano de fundo. E enfim a Declaração decretada pela ONU, indica os direitos de um homem como ser do Estado e demasiadamente humano, como já dizia Nietzche. No caso do Brasil, é feliz a nossa resistência, de uma certa forma, á opressão e totalitarismo. A luta dos brasileiros por uma Constituição “democrática”, digo entre aspas pois a democracia ainda é falha, uma vez que nops confundimos e somos seres incoerentes nos nossos próprios princípios sejam sociais ou religiosos. O melhor de tudo é ver todos as ramificações que vieram junto com a Declaração dos Direitos Humanos como a quetsão da mulher, do jovem, do índio e da ecologi. Um grande avanço mas ainda não o suficiente para cubrir os buracos do nosso mundo; eles permeiam em educação ausente, miséria, pobreza. Esperamos que um dia, os direitos humanos sejam efetivamente direitos de todos, tirando o poder de uma minoria!! Texto muito bem escrito Adelino, com um forte apelo histórico e crítico.

  59. O tema foi muito bem trabalhado e articulado. A discussão sobre a problemática dos direitos naturais do homem é uma questão fundamental para um melhor convívio na sociedade. Na antiguidade, com a estrutura feudal esse tema não ganhou forças diante da estrutura de organização social de vassalagem, soberania e poder. Expressões de liberdade surgiram com a arte, um meio de comunicação visual que o homem entrou para expor suas idéias e representar sua criatividade. Isso ocorreu em um novo período da história em que significativas mudanças transformaram a sociedade e torrnaram-lhes cientes que são portadores de direitos agora considerados inalienáveis.
    Diversos movimentos e manifestações afirmavam essas novas percepções, como o Iluminismo, Revolução Francesa, mas não podemos esquecermos que mesmo no contemporâneo ainda existem seres humanos reprimidos excluídos e incapazes de espressar suas ideias. Dessa forma conclui que os direitos que são considerados naturais dos homens não foram alcançados por todos. Repressores bloqueiam a visão de progresso de muitos cidadões tornando-os prisioneiros da terra e “escravos” de homens que possuem um direito natural equivalente ao deles.
    A luta pela liberdade de expressão e em defesa dos direitos deve ser constante e o ponto principal em todo sociedade, somente dessa forma será estruturada uma relação saudável e estável entre os homens sem distinção de classes sociais, raças e escolhas.

  60. Muito bom Adelino, seu texto mostra bem oque realmente se entende por direitos humanos e qual é a sua função na nossa história e até os dias atuais.O texto tambem mostra que o homem nasceu com os direito mas nem sempre eles são respeitados pela nossa população e quais são os cominhos para uma sociedade mais justa e democratica.

  61. Adelino,
    Primeiramente gostaria de parabenisá-lo pelo belo texto, que redijido em uma linguagem bonita acaba nos mostrando a verdadeira história dos Direitos Humanos.
    Acredito que primeiramente temos que tomar em relação a história do homem nesse contexto, que teve de se “prejudicar” milhares de vidas, derramando, muito sangue sobre uma guerra que usou de fortissimas munições armamentista foi assim criado pela ONU a Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o intuito de “intervir”, criar uma constituição que defendesse os direitos humanos diante de brutalidades em meio a um mundo que estava se matando.
    E nesse aspecto, com a criação dos direitos humanos deveriamos ter diante da humanidade uma igualdade nas pessoas, coisa que não acontece, onde perante a lei e organizãções do governo dizem tratar todos de maneira igual. Acredito que a instituição de uma constituição verdadeiramente seguida em seus artigos reais de maneira certa deveria mudar muita coisa em nosso cotidiano, e antes disso, teriamos que mudar muita coisa para que se seguisse certamente.
    Valeu Adelaaa, parabéns ao texto que apresenta uma discussão sobre um tema muito contextado nos dias de hoje.

  62. Os direitos naturais do ser humano são independentes da ideia de concessão. No entanto, é necessário uma colaboração do Estado para garantir esses direitos ao homem,promovendo justiça e igualdade a todos sem distinção de gênero, raça, etnia, etc.Os direitos humanos não foram dados ao povo, eles são conquistas de grandes lutas sociais em busca de melhores condições de vida,assim, é daí que vem a importância de serem valorizados e garantidos a todas as pessoas e todas as nações. Infelizmente nem sempre esses direitos são respeitados, o que acaba por ferir a dignidade de todos os seres humanos. Adelino, esse texto discute bem a trajetória dos direitos, sua importância para a sociedade e o dever do governo em relação ao povo e seus direitos, é realmente um ótimo texto, parabéns!

  63. Mestre;
    Texto muito bom e abrangente.Mostra como os direitos humanos foi conquistado com muito esforço, e infelizmente muita gente precisou morrer pra isso.Mesmo assim, vemos atualmente que essa luta ainda nao acabou,pois ainda existe a alienação e a realidade de nossa sociedade com: analfabetos,miseria,sedigualdade,etc.Apesar de ser universal, nem todo mundo exerce.
    Seu texto traz uma reflexão critica sobre nossos direitos como seres humanos
    e como é importante a sociedade ser informada sobre isto,principalmente porque voce envolve toda parte cultural,como a religião,que é muita viva em nossa sociedade.
    Parabéns Adel!

  64. Adelino, achei seu texto muito interessante, mostra claramente como conquistamos os nossos direitos humanos, apesar de ter sido por guerras e muito sangue no chão os direitos a nós concedidos hoje em dia está ficando de lado, tanta violencia tanto físicas quanto moral, tanta miséria, fome, enfim, tanta desigualdade social que vemos que me deixa indignada frente aos tais direitos que existem na constituição.. bom mestre, seu texto é ótimo, parabéns!

  65. Foi necessário muito sangue para tal conquista, mas o homem ainda luta a cada dia para ter o que já é por direito dele.
    Ainda presenciamos a miséria nas ruas, crinças sendo obrigadas a trocarem escola por trabalho, pessoas lutando para sobreviver…
    Quando debatemos esse assunto na aula, você lançou a pergunta:’Direitos humanos’ ou ‘Direitos para o humano’.
    Colando em evidencia o homem que mata e o homem que rouba um leite para não deixar o filho passar fome, o que me fez refletir muito!
    É um assunto muito interessante, que muitas vezes passa despercebido.
    Adorei seu texto Adel! Muito bem elaborado! Abrange diversas partes do assunto. Parabens! Beijos

  66. MESTRE ADEL, ACHEI O SEU TEXTO MUITO BOM E FORTE, COM UM CONTEUDO QUE DEVE SER LEVADO PARA O COTIDIANO, JA QUE VIVEMOS EM UM MUNDO DESIGUAL!
    É UM TEXTO QUE HA COERENCIA E TAMBEM SUA PARCELA DE REALIDADE.
    ME FEZ CRESCER COMO PESSOA DE MANEIRA A ME ENSINAR COISAS QUE ANTES ME TORNAVAM IGNORANTE NO ASSUNTO!!!
    OBRIGADO ADEL E ATE AMANHA NA AULA!! 😛

  67. No mundo contemporâneo é de extrema importância que o assunto Direitos e Deveres humanos seja debatido e que as determinações do mesmo sejam cumpridas. Dos direitos para que sejam salvas as oportunidades oferecidas ao ser humano de se estabelecer como um indivíduo carente de lazer, trabalho, educação e dignidade, e os deveres, para determinar que os direitos serão respeitados de homem para homem.
    A luta dos brasileiros pela democracia teve início a muito tempo, podendo ser observada em revoltas, guerras, greves e manifestações em que brasileiros, homens, mulheres, jovens, idosos, heterossexuais ou homossexuais saíram ás ruas, armados muitas vezes não só de armas, mas de argumentos e da exigência de resposta para perguntas não respondidas pelo governo muitas vezes opressivo, injusto ou totalitarista.
    Além do que, ao ler seu artigo é possível fazer uma reflexão interior e exterior, sendo de nós como indivíduos que cumprem ou não nosso dever como ser humano altruísta e de nós como vítimas de uma sociedade ainda muito preconceituosa, o que retira parte de nossos direitos.
    Assuntos como fome, miséria, pobreza, desemprego e crise demonstram que mais do que nações, somos um planeta ainda em desenvolvimento, não apenas tecnológico ou territorial, mas sim, em desenvolvimento da consciência de nossos atos e da resultância que algumas atitudes humanas egoístas podem prejudicar toda a ideia de civilização e de paz.
    Vale ressaltar e acrescentar que não apenas os humanos tem direitos, mas todos os animais e seres vivos da Terra. Um desrespeito á qualquer ser do planeta equivale ao desrespeito ao meio ambiente e ao local que chamamos de casa.
    Texto muito bem escrito e argumentano e realmente uma grande oportunidade para nos humanizarmos e adquirirmos talvez, um pouco mais de amor pelos outros e por nós mesmos.

  68. Adelino,

    Gostei muito do seu texto,pois você abrange muito bem o assunto das trajetorias e perspectiva dos direitos humanos e explica pra que ele serve e aonde ele se encaixa na sociedade.E como você mesmo disse, os direitos humanos são universais,todos com igualdade.Então precisamos todos conscientizar que é nosso dever cuidar dos direitos que nos pertence.

  69. O texto aborda vários fatos relevantes da história de povos e culturas que tiveram dificuldades para conquistar a liberdade de fato, mesmo ela já tendo nascida com o homem, levou muito tempo para ser efetivada, precisou de muitas atrocidades e guerras ao longo da história de países, para que as autoridades responsáveis fizessem uma declaração garantindo aquilo que o homem já nasceu tendo, isso porque grupos não respeitavam outros por divergência de cultura, visão política e preferência religiosa e os órgãos responsáveis tiveram que intervir por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU em 1948, para que houvesse respeito entre as pessoas, levando em consideração suas diferenças, culturais, religiosas e políticas. Assim um novo plano ideológico para evitar guerras e formar um mundo mais pacifista. Espero que todos que tenham lido o texto tenham refletido sobre a importância dos Direitos Humanos no mundo contemporâneo, que para chegar à sociedade em que vivemos hoje muito sangue teve de ser derramado. Parabéns pelo texto Adelino, Abraço Adela

  70. Desde os tempos passados, o homem busca seus direitos e sua liberdade dentro dos padrões impostos pela sociedade, agora, a partir do momento em que essa liberdade começa a fugir desse padrão, o homem é visto como traidor, principalmente pela igreja católica, onde as pessoas mais buscam refugio das dificuldades de suas vidas, é também o ‘’lugar’’ que mais impões regras e trava batalhas que defendam o que, pra igreja, seja o certo, o que com certeza não é a liberdade do homem com seus direitos e ideais, e sim para de acordo com o que a igreja acha.
    Com o passar dos tempos e toda evolução econômica, industrial e tecnológica, a liberdade humana se mostra presente em vários pontos da nossa vida, cujo quais nem paramos pra pensar. De acordo com o que li de seu texto, vejo que existe uma visão extremamente ampla sobre o tema dos direitos humanos, coisas que nunca pararia pra pensar, o que é bom, pois abre nossa cabeça para idéias novas para que possamos acoplá-las as nossas próprias idéias, criando assim todo um novo conceito estruturado por uma base muito bem alimentada de vários tópicos importantes sobre o assunto.
    Parabéns Adel, pelo texto muito bem articulado! Um forte abraço e não raspe a barba!

  71. Apesar de o tema direitos humanos ser amplo e complexo, abrangendo várias classes sociais e culturais, sabemos que todo ser humano tem alguns direitos perante a sociedade. Seja ele pela raça, educação, comportamento, sociedade e opção sexual.
    Durante décadas, os direitos do homem e do cidadão estiveram em constante transformação, abrangendo cada vez mais situações do cotidiano e ética moral e cívica.
    Os direitos humanos deram vazão à algumas ramificações na constituição, dando prioridade às crianças, idosos e mulheres. A preocupação com a ecologia têm se manifestado de forma responsável, defendendo os direitos da natureza.

  72. Muito bom seu artigo sobre os Direitos Humanos. Porém, Adelino, pode-se destacar com esse texto que, apesar dos Direitos Humanos existirem, após a II Guerra Mundial, esta está presente principalmente no papel. Lógico que muitos feitos positivos foram realizados, mas para alcançar tal condição civilizatória de direitos humanos, há muito que se caminhar… e não só referente ao Brasil, mas há diversos países, inclusive àqueles que se dizem mais desenvolvidos. Outro fato que me chamou a atenção, foi a influência das artes, a qual você citou no parágrafo sobre o declínio do medievo. É impressionante você perceber a influência positiva que a arte já trouxe para a civilização no mundo todo, e não se trata apenas de um jogo de aparências, um jogo sexual, um jogo para ganhar/manter o ibope. É interessante ver como a arte já foi mais valorizada e mais bem trabalhada para o bem-estar do ser humano. Parabéns pelo artigo ! Um abraço,
    Fred

  73. O texto apresenta uma visão forte sobre o amplo assunto dos direitos humanos, demonstra como ainda temos que avançar nesse tema, pois em muitas ocasiões tais direitos foram violados.
    Várias fatores contribuiram para reestabelecer um equilibrio na base dos direitos humanos, como as mudanças historicas dos movimentos artisticos e a religiao.
    A questao melhorou, mas ainda assim existem casos de violação e de desrespeito humano, o bullying é um desses exemplos.
    Muito foi resolvido e muito ainda precisa ser melhorado, com reflexões como essa podemos enterder melhor o mundo e avançar para um futuro melhor.
    Otimo conteudo, abraços.

  74. Adel, achei otimo seu texto sobre os direitos humanos pois vc traz uma vizao diferenciada sobre o assunto, a comecar pela maneira em que vc faz uma ligacao da religiao com os direitos humanos. Tambem fala sobre transformacos sociais e economicas que fazem ligacao com relacoes humanas e culturais. Bom, meus parabens pelo seu texto, foi extremamente compreensivo e ajudou a entender um pouco mais sobre a trajetoria e perspectiva dos direitos humanos.

  75. De fato, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada mais com o intuito utópico do que algo que realmente tivesse acima de qualquer esfera de poder político e, principalmente, econômico.
    Talvez seja cruel dizer mas é preciso assumir a realidade: é muito simples camuflar-se por tal Declaração para buscar soluções – ou mesmo se contrapôr – para diversos problemas sociais, passando por fome, miséria, violência. Acredito que tudo passa por respeito. Como foi bem colocado por você, Adelino, historicamente o respeito é deixado de lado por guerras e seus motivos, interesses econômicos, políticos, religiosos, entre outros.
    Também gostei muito da forma que coloca o iluminismo e suas propostas associadas com os Direitos Humanos e a contradição disfarçada: na época do surgimento do Iluminismo não havia declaração alguma que “assegurasse” tais direitos e as pessoas iam à luta por eles; hoje as pessoas que não têm tais direitos violados, sentem-se seguras e não se preocupa com quem busca lutar pelos seus, porém sem força e talvez sem “companhia” para isso.
    Enfim, parabéns e obrigado, Adelino, com certeza, além de uma completa reflexão sobre o tema, um bom ressalvo histórico está contido nesse artigo, o que nos ajuda para o vestibular. Abraço, mestre.

  76. Adel parabéns pelo seu texto e de como voce falou dos direitos humanos por ser um assunto abrangente e dificil de se descutir, eu acho que se a maioria das pessoas tivessem chances e voz de discutir sobre o assunto a sociedade em si saberia e teria um pouco mais oportunidades e de terem seus direitos reservados. Uma vez que elas só querem o ter e esquecem do ser, elas pisam nas pessoas para galgar um degrau a mais fazendo assim as pessoas esquecerem de seus direitos e dos seus ideais.
    Muito bom o seu trabalho de fazer as pessoas relembrarem que não existem só elas.. 😉

    Beeijos :*

  77. Aprendemos que os direitos humanos começaram a aparecer entre os séculos XVII e XVIII. No entanto, mesmo passados mais de 300 anos ainda encontramos dificuldades em vê-los sendo colocados em prática. Há muita desigualdade, preconceito e impunidade na sociedade. Diariamente vemos que os direitos humanos são muito bem aplicados para alguns e deixados completamente de lado para outros. Muito precisa ser discutido e trabalhado nas escolas, governos e Igreja. A mudança é inquestionável. Precisamos mudar! Lutar pelos nossos direitos e cobrar daqueles que detêm o poder nas mãos uma aplicação justa deles que não faça distinção de classe social, raça ou crença. Não podemos nos esquecer que todos somos iguais e assim devemos ser tratados perante a sociedade em qualquer parte do mundo!
    O texto abre as portas para uma novas reflexões. Além de ter sido muito bem escrito e argumentado, aborda um tema complexo e de extrema importância em nossa sociedade.
    Parabéns!

  78. Grande Mestre Adel,
    Como sempre demonstrou enorme sabedoria e conhecimento sobre o tema em questao,direitos humanos é um tema bastante amplo e com muitos pontos a serem discutidos, infelizmente esses direitos nao sao seguidos e respeitados por todos, muitos vivem com pouco e poucos tem muito. Os direitos humanos nao foram conseguidos de um dia para o outro, pelo contrario foram resultados de muitas lutas socias para uma vida melhor de igualdade, muito ainda precisa ser feito para que o ideal seja alcançado, é de fundamental importancia a comprençao desse tema tao amplo para uma vida melhor

  79. Adelino, o texto é muito interessante, sobretudo por mostrar como foi o processo, a trajetória para que pudéssemos consolidar uma dimensão que compreende os direitos do homem, uma dimensão que cuida destes direitos e que dá ao homem a capacidade de sentir-se humano. Além do mais, ter citado os horrores que antecederam a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como o desfecho da Segunda Guerra Mundial e o caso do Holocausto são fatores que nos possibilitam ter uma visão mais ampla do quão importante os direitos humanos são na vida de cada um de nós.
    Apesar de termos em mente tal mudança na esfera social, devemos analisar criticamente determinadas situações, pois, mesmo existindo uma declaração que mostre nitidamente os direitos do homem, sabemos que dentro do cenário social do qual fazemos parte possui diversos elementos que tornam tal declaração contraditória. Tais elementos apresentam-se principalmente do gênero feminino e infantil, pois, muitos deles são incapazes de exercer os direitos que lhes são concebidos.
    Para poder entender o referido problema, devemos analisar que se trata de um problema particular do âmbito social, pois, o direito é igual para cada um, no entanto, vemos que são corriqueiramente negados. Infelizmente, este problema é uma realidade que acompanha a sociedade desde muito tempo e, que continua presente até hoje cada vez mais fortalecido. Uma vez detectada a presença deste empecilho, o qual impede determinados indivíduos de terem seus direitos exercidos, é necessário rever os conceitos descritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e promover mudanças a partir do que foi proposto anteriormente quando a Declaração veio à tona.
    É importante ressaltar que vemos claramente a falta de compromisso com os invidívuos que compõe a sociedade. Exemplificando, temos como exemplo as crianças menos favorecidas, as quais deveriam receber auxílio do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Segundo este conjunto de normas, o papel do ECA é fornecer proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas, e expedindo encaminhamentos. Basta olhar ao redor, sobretudo nos centros urbanos para ver que ainda é necessário mobilizar estas instituições para que se tornem cada vez mais eficazes.
    Muito bom o texto, Professor. Expõe de forma clara e objetiva o modo do qual o ser humano está inserido socialmente hoje em dia.
    Parabéns,

    Abraços

  80. Mestre Adel, apesar de estar muito cançado, resolvi ler o seu texto, não vou dizer que é um tipo de texto que eu leria quando n tenho nada para fazer, porem foi bom ter lido o seu texto dessa vez, e pude entender e tirar a minha conclusão de que os direitos humanos são as unicas coisas que ao nascer todos os homens deveriam pelo menos ter em semelhança,pois apesar de todos serem diferentes,na raça, cultura, fisionomia e costumes, todos são humanos e por isso merecem serem tratados de forma justa e igualitaria, sem que as diferenças interfiram prejudicando as pessoas.
    E é isso Adel, até mais…
    abraço

  81. Adelino achei muito forte seu texto.Gostei de como você mostrou a visão dos Direitos Humanos relacionada com a Religião. Parabens pelo belo trabalho que você vem aplicando.Um grande abraço de seu caro aluno.

    Victor

  82. Adelino, você fez um ótimo trabalho com esse texto! Adorei a análise histórica dos diferentes povos levando em consideração a evolução dos direitos humanos. Esse é um tema que gera muita polêmica entre a sociedade já que nem todos têm seus direitos respeitados, por isso sempre é bom discutirmos e ouvirmos outras opiniões sobre o tema, principalmente a sua.

  83. Adelino…
    Lendo seu texto entendi que os direitos humanos vieram para garantir a igualdade entre as pessoas apos a segunda guerra e os terriveis atos cometidos aos seres humanos durante esse periodo.
    Nos tempos modernos,aprincipal questao é garantir que esses direitos sejam usados a favor de todos e tambem respeitados,porem,cabe a cada um de nos procurar seus direitos perante a sociedade.
    abraco e até breve .

  84. No bojo da humanidade constituindo se como a espinha dorçal esta os direitos humanos. Sem a manutenção do mesmo, a humanidade galopa a passos largos para o caos. O mundo sem os preceitos dos direitos humanos torna se territorio sem lei, e nos lança nas eras remotas dos primordios onde a justiça era feita sem criterios, em desordem e motivados por interesses pessoais ou especificos. Parece que estamos retratando os dias atuais, necessitamos com urgencia, sem demagogia recuperar a consideração pelo ser humano e pelos valores que norteam uma cultura de paz.

  85. Querido professor Adelino,achei incrível o seu texto,pois a partir da minha leitura,eu pude saber qual foi a tragetória dos direitos humanos até os dias atuais.Muitas criticas passaram por minha cabeça,como por exemplo: se os direitos humanos na idade média,fosse como é nos dias atuais,de certo modo não causaria um caos total na população?,ou seja,uma total desorganização política?,a partir desta análise pode se reparar que em outros tempos o ser humano necessitava,que houvesse uma derramação de sangue,para ter organização.Acredito que mesmo com toda essa politica envolvida com os direitos humanos,ainda não há uma total conciencia da população,pois ainda sao muitos os casos de miséria,fome,falta de segurança,perseguições a homossexuais,negros,trabalho infantil.Os direitos humanos,são universais, ou seja, para todos com igualdade.
    Um grande Abraço!
    Henrique Angelelli

  86. O texto está ótimo Adelino e a reflexão que ele traz nos faz pensar sobre o nosso cotidiano e como nos deparamos com as diferenças e não as notamos.
    Os direitos humanos deviam ser assegurados à todos os cidadãos, mas claramente isso nâo ocorre por conta de inúmeros fatores já citados no texto.
    As lutas para igualdade entre todos geraram muitos frutos que nos trazem para o que somos hoje em dia, pois se nada tivesse sido feito estarimos sendo coordenados por monarquias que não adimitiam opiniões contrarias as suas e nossas vidas seram certamente miseráveis.
    Contudo, vejo que há muito a se lutar ainda, mas para isso a população precisa voltar a ter o sentimento de mudança dentro de si e querer uma melhoria de vida, pois se aguardamos o governo essas mudanças nunca ocorreram.

    Abraço Adela.

  87. Após a leitura deste magnífico texto, Adelino, posso assumir que são infinitas as palavras que tenho a dizer tanto em relação ao tema dos Direitos Humanos como em relação à sua genialidade. Desde quando nasceu a ideia de igualdade entre os humanos, nossos direitos passaram a ser necessários para o desenvolvimento de uma sociedade democrática, independente da diversidade racial, étnica, de gênero, de origem ou qualquer outra presente em sua população. De fato vivemos em uma época na qual uma parcela significativa da raça humana luta pelos seus direitos, todavia, estes não são sempre alcançados.
    Para que esta realidade seja transformada é imprescindível iniciar o processo desde o básico, colocando na mente de todos no mundo que, marginais ou ricos, feios ou bonitos, todos são iguais, e assim, possuem os mesmos direitos. É triste saber que muitos perderam suas vidas pelo simples ato de lutar por justiça, e mesmo assim, depois de tempo para este tema ser estudado e solucionado, ainda existem nos dias de hoje pessoas que sofrem, e muito, com a não aplicação dos essenciais direitos de todos. Não importa se individuais possuímos diferenças… A humanidade, quando levada em questão, tem de ser levada como um coletivo, portanto, somos humanos, iguais, e todos possuímos o direito de ter direitos. Só é preciso colocar isto em prática.
    Muito bem produzido seu texto, mestre, e com certeza, trouxe boas conclusões a todos seus leitores. Abraço.

  88. Adelino, o seu texto foi muito bem articulado de modo a retratar a trajetória dos direitos humanos, desde os princípios religiosos do judaísmo e budismo até a sociedade atual, passando pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
    Após uma longa luta, muito sofrimento e muitas mortes, o ser humano conquistou os seus direitos.
    O reconhecimento de seus direitos trouxe ao homem sua dignidade e liberdade, já que a declaração elimina as formas de discriminação racial e contra a mulher, acaba com as torturas e penas cruéis (neste sentido, é importante uma reflexão sobre a tão discutida pena de morte), e garante os direitos das crianças, dos adolescentes, dos idosos, como exemplificado no texto com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
    Apesar disso, a sociedade atual possui atitudes contra a declaração, seja no preconceito contra negros, índios ou outros povos que possuem outras culturas, no machismo, que ainda não foi extinguido da sociedade, ou na violência, em que, diarimente, milhares de pessoas são mortas por motivos ridículos.
    Com isso, conclui-se que, apesar de tantos anos de lutas, os direitos dos seres humanos, mesmo sendo legalizados a partir da declaração, não são respeitados, o que é lamentável.
    Parabéns pelo texto e pela reflexão Adelino, abraços.

  89. Fala adela, apaga o comentario acima igual a esse

    No cento da humanidade constituindo se como a espinha dorçal esta os direitos humanos. Sem a manutenção do mesmo, a humanidade caminha a passos largos para o caos. O mundo sem os preceitos dos direitos humanos torna se territorio sem lei, e nos lança nas eras remotas dos primordios onde a justiça era feita sem criterios, em desordem e motivados por interesses pessoais ou especificos
    Parece que estamos retratando os dias atuais, necessitamos com urgencia, sem demagogia recuperar a consideração pelo ser humano e pelos valores que norteam uma cultura de paz.
    Abraco

  90. Mestre Adelino,
    Gostei muito do texto pois você foi desde de tempos antigos, trazendo toda a história de quando não haviam direito humanos, nas épocas medievais, passando pelos períodos de ditadura.
    Inclusive acrescentando que as religiões tiveram grande peso nos direitos humanos.
    Hoje em dia não realmente não é possível viver em mundo onde não temos direitos, e percebemos que os Direitos Humanos é uma coisa atual, sendo criado em 1948, me pergunto como conseguiam viver antigamente sem direito.
    Porém mesmo com a Declaração dos Direitos Humanos, ainda há hoje na sociedade muitas falhas, onde pessoas levam vidas desumanas devido a um sistema corrupto muitas vezem implantado em alguns países, como por exemplo o Brasil.
    Temos de levar os Direitos Humanos à risca, para que não se tenham diferenças e preconceitos entre a população.
    Um grande abraço,
    Leandro.

  91. Adelino, percebi no seu texto uma abrangencia muito grande frente ao tema dos direitos humanos.
    Nos leva a refletir a maneira de como era esta questão em diferentes épocas, das quais veem desde o renacimento passando por varios seculos.
    A tragetoria do texto, fica claro para leigos o principio religioso, chegando a declaração dos direitos humanos.
    Inaceitavel em nossa sociedade ainda termos casos de desrespeito a esse direitos.

    abraço

  92. adelino,

    Ótima analise sobre o assunto direitos humanos, é fundamental a compreeensão do mesmo para que se possa saber como agir em uma sociedade, porem muito sangue teve de ser derramando para que os direitos pudessem ser ecorporados na constituição e mesmo assim não é valorizada por muitas pessoas que se dizem “cidadãos”.
    Para que esses direitos possam ser respeitados deve-se ter uma concientização do tema por parte dos cidadãos, sem isso nao sera possivel a melhor convivencia em sociedade.

  93. Hoje em dia ainda temos muitos casos em que os direitos humanos são feridos, esse desrespeito a eles veem desde que os própios foram elaborados em 1948. Apesar da nossa sociedade mudar a cada ano, nossos direitos ainda são os mesmos e devemos respeitalos sempre.
    Muitas pessoas nos dias de hoje, só por que existem casos de desrespeito aos direitos humanos se acham no dever de desrespeitalos também, e sabemos que não é bem assim, a cada “crueldade” que percebemos na nossa sociedade, devemos nos esfoçar para que não fassamos o mesmo.

    Aquele abraço Abelha!

  94. Parabens Adelino pelo seu otimo e denso texto, que como vc mesmo diz, é um texto ”forte”, que aborda de maneira geral, a tragetória histórica humana e consequentemente os seus direitos, ou a falta dos mesmos. Ele nos permite refletir melhor sobre esse tema, tão importante como é o Direitos Humanos.
    Esse texto nos mostra tambem que a declaração dos direitos humanos só foi criada depois de acontecer muitas mortes e mesmo assim há ainda milhares de pessoas morrendo de fome na África e muita violencia. Mas para que tudo isso mude, é preciso que o homem primeiramente abra a sua mente diante aos direitos humanos, pois só assim o homem terá a oportunidade de viver melhor.

    Abração Adela

  95. Se analisarmos, os direitos humanos de um indivíduo são respeitados (ou violados) por outros indivíduos, mesmo que estejam agindo em uma posição oficial. Portanto, é essencial tocar os corações, e elevar o comportamento, de todos os seres humanos se, nas palavras do Plano de Ação, os direitos humanos deverão ser transformados da “expressã o de normas abstratas” em “realidade” das “condições sociais, econômicas, culturais e políticas” experimentadas pelas pessoas em suas vidas diárias. Isto é, parte de cada um respeita-lo para dessa forma os direitos humanos serem assegurados a todos os indivíduos.

  96. Adelino, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada depois da Segunda Guerra mundial, como citado no texto, e eu acho lamentável tantas pessoas terem sofrido e morrido até os direitos humanos começaram a ser respeitados, o que é uma luta até hoje, quando vemos tantos homicídios na nossa cidade mesmo. As pessoas deviam partir pra ação e lutar pelo bem, ao invés de apenas ver o mal e ficarem paradas sem fazer nada.

  97. faaaala abelhudo!
    Achei muito bacana seu texto, você dos direitos humanos com muita propriedade, e demonstrou ter um conhecimento muito denso sobre o assunto. Você demonstrou no texto, que historicamente, a busca pelos direitos humanos sempre esteve presente na humanidade, e mesmo depois de tanto tempo de luta em busca desses direitos, ainda hoje há muitas situações que esses direitos não são respeitados, são feridos pelas pessoas, e isso precisa ser combatido. É preciso que cada pessoa compreenda a importância dos direitos dos outros, e entenda que esses direitos precisam ser respeitados para que seja possivel a convivencia pacifica em sociedade. Abraço
    Afonso

  98. faaaala abelhudo!
    Achei muito bacana seu texto, você falou dos direitos humanos com muita propriedade, e demonstrou ter um conhecimento muito denso sobre o assunto. Você demonstrou no texto, que historicamente, a busca pelos direitos humanos sempre esteve presente na humanidade, e mesmo depois de tanto tempo de luta em busca desses direitos, ainda hoje há muitas situações que esses direitos não são respeitados, são feridos pelas pessoas, e isso precisa ser combatido. É preciso que cada pessoa compreenda a importância dos direitos dos outros, e entenda que esses direitos precisam ser respeitados para que seja possivel a convivencia pacifica em sociedade. Abraço
    Afonso

  99. Ótimo texto Adelino, apesar de que os Direitos Humanos foram introduzidos somente após a segunda guerra mundial, devido ao grande numero de mortos. Embora os Direitos Humanos ainda não sejam totalmente imposto pela sociedade de hoje, as leis que foram criados para isso já ajudou e muito, porém o próximo passo para a complexidade dos Direitos Humanos seja apenas parte do Estado. Esse texto, ajudou-me a refletir uma boa parte do que isso se diz a respeito. Além do mais ajudou a concluir pensamentos iniciados em sala. Abraços!

  100. Primeiro de tudo parabens pelo texto e as otimas reflexoes !
    Com ele podemos refletir um pouco mais sobre nossa vida e nossos direitos ,alem de tudo nos vermos diante da sociedade.Nao é um assunto atual pois ja vem sendo falando desde da decada de 40 ,mais podemos ver que ainda hoje é e se torno um assunto do cotidiano devido a conduta dos seres humanos !
    Diria que vc escolheu o tema ideal para refletir mais uma vez adorei !

    Parabens Mestre!

    Letícia.

  101. Adel, adorei seu texto, é um assunto muito dificil de discutir, pois isso é um problema que vem de muitas décadas passadas!
    Temos que discutir isso em aula, pois é um assunto forte.
    Muito bem elaborada o texto, parabéns!
    abraço.

  102. A reflexão do texto nos faz pensar sobre o nosso cotidiano e como nos deparamos com as diferenças. O texto demonstra, que historicamente, a busca pelos direitos humanos sempre esteve presente na humanidade, e mesmo depois de tanto tempo de luta em busca desses direitos, ainda hoje há muitas situações que esses direitos não são respeitados.
    Temos de levar os Direitos Humanos à risca, para que não se tenham diferenças e preconceitos entre a população.
    Há muito a se lutar ainda, mas para isso a população precisa voltar a ter o sentimento de mudança dentro de si e querer uma melhoria de vida

    Abraços

  103. Prof. Adelino o texto nos fala de tudo desde que surgiu os povos e suas culturas, é muito bom ler e refletir com mais clareza adorei..”Ser livre é poder participar, decidir e opinar.”
    Os direitos humanos pode chegar ao ponto de ser negativo para a sociedade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *