Sorria, você está sendo filmado!

Finalmente a cidade grande! Francisco Nonato cansou de viver pequeno: casa pequena, cidade pequena, cabeça pequena.

Dos últimos, talvez aquele fosse o dia mais feliz. Um sonho… A grandeza, a largueza, a modernidade.

Onde? Interior de São Paulo. Só quem conhece o interior do nordeste consegue entender por que tudo aqui é exagero, fartura. Um cidadão de belezura, formosura, como a maioria delas. Mas o encanto são mesmo os grandes prédios! A torre da catedral é a coisa mais bonita de se ver, com o sino lembrando aos seres que estão vivos e precisam viver. Parece óbvio, mas não é.

A correria, a falta de tempo, longas filas, ônibus cheios, o trânsito parado. Tudo dizendo a todo momento que aquela era uma cidade grande, moderna, ativa e importante.

Pois é, já entrou no ritmo alucinante, nem se apresentou. Francisco Nonato era  um nortista, como aprendeu, ao chegar de lá de cima. Veio de uma cidade de uma única rua, quase sem comércio, parente de todos os vizinhos.

Tudo era difícil por lá: estudo, trabalho, crescimento. Um tio o convidou para conhecer o interior de São Paulo.

– Se tiver coragem pra trabalhar e não escolher serviço, pode ficar.

Voltou para se despedir. Como é difícil deixar a terra natal pra trás! E abraçar a mãe? Chorar não podia, não era  coisa de homem.

Ufa!!!! Achou que nem conseguiria. Instalado, estava abestalhado com tudo, mas a menina dos olhos dele era a tal da câmera de filmar por todo lado. “Sorria, você está sendo filmado!”.

Estranhou, a princípio, pois não via ninguém sorrir, apenas ele. Até ficou envergonhado alguma vezes. Com  o tempo, foi entendendo que não era motivo para sorrir, mas para fazer tudo certo, pois havia alguém olhando, observando, vigiando.

Curioso que só ele mesmo, foi atrás de saber por que alguém quereria ficar olhando o que os outros faziam: há gente que só anda certo se for vigiado. “Como assim? Os pais não ensinaram desde pequenos a fazer o que é certo mesmo que ninguém esteja olhando? Hum… parece que não!”

Demorou um pouco, mas acabou por entender mais aquele sinal da modernidade: as câmeras facilitam a vida, é só ver se tem uma para saber como se comportar no lugar. Verdade! Ajudou muito os pais que têm pouco tempo.

– Filho, fica de olho nas câmeras e ande certo se estiverem lá.

Eita modernidade!

———————————–

 

 

 

 

 

Suzane Lindoso é cronista e professora do Colégio Piracicabano

10 thoughts on “Sorria, você está sendo filmado!

  1. Parabéns mais uma vez Suzane. Muito bom o texto, instigante, muito oportuno para os nossos dias. Continue escrevendo, seus textos são muito gostosos de ler. Bjs.

  2. Mana, voce nao nega que e filha de Livio Lindoso. Linguagem fluente e convincente. Deixe fluir suas ideias, que com certeza irao influenciar vidas. Parabens mana.

  3. Muito bem percebida a questão do “Sorria…”, Suzane. O aviso todo é um eufemismo, um tipo de ameaça açucarada. Parabéns pelo ótimo texto! Beijos!

  4. Agradeço a todos as palavras de incentivo.
    Precisamos refletir sobre nossa realidade. Algumas mudanças nos são impostas e, inadvertidamente, as aceitamos.
    Devemos mesmo sorrir ou lamentar?
    Um abraço a todos.

  5. Suzane parabens pelo texto, confesso que não sou muito de ler, mas seus textos me chama a atenção, espero ler mais e mais vezes. grande beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *