Rai solicita adequações para Piracicaba concorrer ao MIT

Rai solicita adequações para Piracicaba concorrer ao MIT

Indicação atende a pedido do Conselho Municipal de Turismo e visa participação da cidade em pleito que define municípios de interesse turístico do estado.

 

“Piracicaba é, sem sombra de dúvidas, um dos municípios do Brasil com um imenso potencial turístico a ser melhor explorado e desenvolvido – e que contempla desde o turismo histórico, o cultural, o gastronômico, o turismo rural e, mesmo, o empresarial, dentre outros”. Observações como estas sustentam a indicação da vereadora Rai de Almeida (PT), em propositura enviada ao Executivo, a pedido do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba).

Na tarde desta terça-feira (18), a parlamentar protocolou na Câmara a indicação 2344/2021 ao Executivo, sugerindo que a Prefeitura promova com celeridade as adequações necessárias para que a cidade possa concorrer ao pleito estadual que define o MIT (municípios de interesse turístico do estado de São Paulo).

O MIT é um título cuja concessão abre a oportunidade, dentre outras, de a cidade de Piracicaba solicitar demanda orçamentária ao Estado para execução de projetos relacionados ao desenvolvimento do Turismo, previstos no Plano Diretor de Turismo – sendo que, caso o município conquiste o título, tais demandas poderão evidentemente reforçar ou mesmo garantir ações na área do turismo local.

As adequações apresentadas na indicação da vereadora Rai foram apontadas pelo próprio Comturpi e não são de difícil realização ou expressivamente onerosas ao erário – uma vez que se referem, quase todas, a necessidades reais da cidade (tais como a conservação e instalação de placas e pontos de informação turística, dentre outros) – estando também de acordo com o que sugere a AMITUR (Associação de Municípios de Interesse Turístico) em cursos direcionados aos Conselhos Municipais de Turismo.

“Não é novidade que Piracicaba tem um potencial turístico que precisa ser melhor desenvolvido e estruturado. Para além das suas belezas naturais, históricas e gastronômicas – como as da Rua do Porto – a cidade possui outras potencialidades que há tempos estão carentes de atenção e de políticas públicas que as favoreçam” – afirma a vereadora Rai de Almeida.

“Vamos ouvir e auxiliar ao setor de turismo, trabalhando para que nossa cidade possa desenvolver-se nessa área que é ampla e dialoga muito de perto com outros setores fundamentais do município, como o da cultura, o do emprego e renda dentre outros”, conclui Rai.

 


(Foto de  capa: Carol Castilho).

One thought on “Rai solicita adequações para Piracicaba concorrer ao MIT

  1. Desculpe-me aproveitar esse espaço.
    Gostaria, não sei se vcs podem fazer isso: publicar um post do Senado Federal pedindo a participação na Consulta sobre voto impresso ou eletrônico. Tenho acompanhado e o NÃO está vencendo, mas o sim está diminuindo a diferença. Não seria bom fazer uma campanha ou essa consulta não é tão relevante?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *