Piracicaba que adoro tanto!

Piracicaba que adoro tanto!

DSC06829

“Piracicaba que eu adoro tanto…” Quem é verdadeiramente piracicabano sabe qual é o valor intrínseco desse verso. Quem nasceu nesta terra ou a adotou sabe o que é amar a nossa querida Piracicaba.

É assim é também com uma plêiade de músicos, poetas, jornalista e escritores caipiracicabanos (com respeito e permissão ao mestre João Chiarini) que vivem nesta cidade “cheio de encantos” – pois só nós sabemos o que sente um “filho ausente a suspirar por ti.”

Cotidianamente os filhos desta terra escrevem e a glorificam em livros, páginas de jornal e na internet (agora levando a paixão além de nossas fronteiras). Na web, Alexandre Bragion – com a página Diário do Engenho – reúne uma constelação de artistas e escritores que amam a nossa terra. Na mídia impressa, a Tribuna Piracicabana – do jornalista Evaldo Vicente (batalhador incansável pelas coisas da terra) – publica através de seus colaborares coisas que enaltecem a Noiva da Colina, fazendo isso por meio de um jornalismo diferente, saborosamente bairrista e cheio de sotaque caipira.

Quanto ao “mestre,” além de seu jornal online A Província, ele não cansa de nos contar suas histórias. A cada dia, nós nos surpreendemos com seus deliciosos textos jornalísticos e literários a cantar as belezas de nossa eterna musa. Pois é. Agora, o mestre Cecílio Elias Neto nos surpreenderá novamente com outro novo livro – magistral obra contendo nada menos do que 700 fotos e um texto apaixonante sobre coisas de Piracicaba. Em seu livro, Cecílio eleva Piracicaba – tal como o fez o poeta Newton de Mello. Mas, às vezes, vai mais fundo e expõem seu interior e as coisas intangíveis que tanto nos encanta. É um presente que Piracicaba vai ganhar – presente esse que alguns empresários, de visão e coração piracicabanos, fizeram questão em vincular o nome de sua empresa.

Em companhia de alguns “caipiracicabanos”, tive o prazer de conhecer, em primeira mão, o formato digital do livro de Cecílio. Confesso que segurei as lágrimas e a emoção ao, de maneira atenta, examiná-lo integralmente. O lugar deste meu primeiro contato com o novo livro de Cecílio não poderia ser mais propício, a Rua do Porto – estando eu em companhia do prefaciador do livro, o reitor da UNIMEP Gustavo Alvin, do jornalista e defensor das coisas da terra, Evaldo Vicente, do vice-prefeito e escritor João Chadad e do apaixonado e agora orgulhoso Marcelo (filho do Cecílio), responsável pela apresentação primorosa do livro do pai.

Amantes e admiradores de nossa querida Noiva, preparem suas roupas de gala, ponham para gelar a champagne, pois mais uma vez vocês terão a oportunidade ver nossa cidade desfilar diante de seus olhos da forma como ela foi e como é. Com certeza, depois de adquirir e ler o novo livro de Cecílio Elias Neto, num gesto quase incontido, recitará em voz alta: “Piracicaba que eu adoro tanto”.

——————–

DSC03608AAA

 

 

 

 

 

João Carlos Teixeira Gonçalves é professor dos cursos de Comunicação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e consultor em Comunicação e Marketing de Empresas.

(esta coluna é publicada em primeira mão às quintas-feiras, em versão impressa, pelo matutino A Tribuna Piracicabana).

One thought on “Piracicaba que adoro tanto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *