Para ouvir e curtir: podcast Letraria aborda romance angolano

Para ouvir e curtir: podcast Letraria aborda romance angolano

Já está no ar, desde 11 de agosto, o segundo episódio do “Letraria” – podcast sobre literatura do SESC Piracicaba. Nesse segundo episódio, o tema do podcast é o romance angolano “Mayombe,” escrito por Pepetela.

Novidade boa surgida em meio à pandemia do Novo Coronavírus, o podcast Letraria aborda agora, no seu segundo episódio, o romance angolano “Mayombe”. Escrito em meio à guerra decolonial angolana, o romance é uma dos mais emblemáticos da história da literatura africana lusófona.

“O romance de Pepetela está ambientado na floresta de Mayombe, no continente africano, e sua trama se passa durante a guerra de independência de Angola. O próprio Pepetela foi um guerrilheiro, combatente, que lutou contra a colônia portuguesa e escreveu o romance em meio à guerra”, informa Alê Bragion, um dos produtores/apresentadores do podcast – e também editor do Diário do Engenho. “Esse romance de Pepetela é fundamental para se começar a entender a literatura lusófona produzida em África, sendo uma maravilhosa porta de entrada para a leitura da literatura africana escrita em língua portuguesa”, completa Bragion.

Sobre o Letraria

Com produção e apresentação de Alê Bragion e Josiane Maria de Souza, ambos doutores em Teoria e História Literária pela Unicamp e veteranos da divulgação da literatura pelas ondas do rádio e idealização de Suellyn Camargo, programadora do Sesc­­ Piracicaba, o Letraria inova ao oferecer ao internauta o conteúdo do podcast em Libras. “Possibilitar democraticamente o acesso ao universo das letras é uma das nossas preocupações iniciais com o Letraria”, conta Suellyn. “Na Literatura (aliás, na arte!) cada pessoa tem a sua interpretação individual que pode ser ampliada em contato com outra interpretação”.

Os episódios do Letraria ficarão disponíveis por tempo indeterminado. “O Letraria quer trazer para o universo da internet um bate papo sobre literatura numa atmosfera descontraída – sem, é claro, perdermos a criticidade, o cuidado com a informação e com o conteúdo”, revela Alê Bragion. “Aprendermos a usar a tecnologia a favor da educação, da cultura e do conhecimento é quase uma obrigação dentro do momento histórico que atravessamos no país e no mundo”, completa Josiane.

Clique e ouça

“Letraria” – podcast de literatura do Sesc Piracicaba

sescsp.org.br/sescpiracicaba e youtube.com/sescpiracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *