Papai Noel, será que você tem…”

O ano voou e, de repente, nos damos conta: já é tempo de Natal novamente! E apesar de tudo, ele sempre retorna. A atmosfera mágica nos envolve, nos deixamos levar pelo turbilhão de mensagens e nos rendemos ao apelo dos comerciais. A figura lendária do Papai Noel, aquele velhinho rechonchudo e corado, invenção da Coca-cola, montado em seu trenó encantado, ao som dos guizos das renas, nos acena com as maravilhas do consumo exagerado. E o que fazemos é só consumir, consumir, como fantoches obedecendo a comandos, sem contestar.

Ainda teimo em acreditar no Natal como o fazia na minha infância… “deixei meu sapatinho na janela do quintal…” Mas a vida nos força a crescer, a sermos adultos e a nos comportarmos como tal. E chego à conclusão, como diz o desfecho da marchinha natalina que “…felicidade é brinquedo que não tem…”

Desprovidos do encantamento infantil “…Natal da estrela guia, Natal do Menino Jesus…” e da visão simples das crianças que Natal é o aniversário do bebezinho rosado que nasceu em meio a palhas, carneirinhos, vacas e jumentos, nos empanturramos de comes e bebes, trocamos presentes junto com farpas “civilizadamente” e acordamos de ressaca, com terrível dor de cabeça, num mundo no qual nada mudou: a violência continua aumentando a cada dia, a fome rondando milhões de pessoas e a distribuição de renda, sempre injusta.

O que fazer? Como reverter a situação? Existe um antídoto, uma fórmula mágica? “…paz na Terra pede o sino…” Todo ano tenho recaídas. Sinto necessidade das emoções e sensações dos natais da minha infância. Preciso sentir o gosto, o cheiro e aquela euforia contagiante. Anseio a volta daquele Natal divertido e simples. O Natal dos adultos é triste, marcado pela saudade e é muito complicado, já que a relação entre as pessoas é difícil. Natal das crianças é o Natal dos presentes, e dos adultos, dos ausentes. Natal do adulto é desencanto, melancolia. Natal da crianças é deslumbramento, alegria. “…noite feliz, noite de amor…”

 Se Deus se fez criança no Natal, por que nós não podemos também? Que bom agir como crianças, deixar a fantasia aflorar, e ver com olhos infantis a mágica estrela de Natal e enxergar as pessoas em sua essência e não pela sua posição social, pelo cargo que ocupam ou pelas cifras em suas contas bancárias.

Que delícia fugir do Natal consumista do estresse, do desânimo, da depressão, do medo e da preocupação e trocá-lo pelo Natal encantado da poesia, da estrela guia, da manjedoura rodeada de animaizinhos, da esperança e do arrebatamento mágico que nos eleva para perto de Deus e traz a verdadeira felicidade, aquela que o dinheiro não compra e ladrão algum consegue roubar.

Natal é oração, introspecção e felicidade “….hoje a noite é bela, juntos eu e ela, vamos à capela, felizes a rezar…”

————————-

A autora:

Ivana Negri é escritora. Premiada em diversos concursos literários, venceu este ano o Prêmio Escriba de Crônicas – na categoria autores piracicabanos.

28 thoughts on “Papai Noel, será que você tem…”

  1. Enquanto lia este Lindo texto voltei aos natais da infância,quanta inocência,pureza , felicidade e encantamento encontrei!
    Ivana que lina a menininha.Será vc quando criança?Ou quem sabe sua netinha?
    Coloco aqui uma mensagem da OBK,que nos ajuda a recriar nossa felicidade agora nesta idade adulta.

    “Meditação é a habilidade de criar algum espaço para você, todo dia. Ela capacitará você a rever seus pensamentos, palavras e atos, colocando-os na direção correta. É uma oportunidade para você se renovar e se refrescar. Um momento para treinar a mente a se livrar dos pensamentos inúteis e negativos. A meditação conecta você com a inteligência infinita, com o Ser Supremo. O poder dessa conexão é o maior poder que pode existir no mundo.”
    http://www.bkwsu.org/brasil

  2. Querida Ivana, Diante de tanta correria para providenciar tudo, você me fez parar para lembrar dos meus natais da infância, onde eu esperava Papai Noel. Deixava meu sapato embaixo da árvore, ao lado da chaminé. Até isso tive na infância, uma casa com chaminé. E ficava olhando e pensando, mas Papai Noel cabe na chaminé? E como ele desce se não tem escada?!Que saudade dessa ingenuidade, mais saudade ainda dos que já não estão aqui para compartilhar as emoções do Natal. Amei ler sua crônica e parar para lembrar.

  3. Gostei muito do seu texto, Ivana! As pessoas precisam entender e praticar o verdadeiro sentido do Natal. Consumismo exacerbado mata! Mata o amor, a comunhão, a união. E isso tudo não pode morrer, isso é o Natal! Que o seu Natal seja regado de paz e harmonia, Ivana. Beijos. 🙂

  4. Querida Ivana:

    Por Natais simples estamos ansiosos ao mesmo tempo que deixamos nossas palavras para melhoria das gerações futuras. Pedaços de histórias que trazemos e que nos enterneceram e jamais nos transformarão em seres insensíveis e brutalizados. A literatura é como a sua história, uma benção para a constante e anual lembrança de que somos humanos e precisamos nos irmanar, especialmente nos momentos de grande crise e atribulações…

    Abraços natalinos minha grande amiga!

    1. Carmencita minha amiga querida, sempre com lindas palavras incentivando todo mundo. Tenha um natal maravilhoso e um ano novo cheio de coisas boas, muita saúde, paz, alegrias, viagens em boas companhias, pois desta vida não levamos nada, só os bons momentos se eternizam.

      bjos

  5. Ivana, sua mensagem é simples, verdadeira e cheia de amor!
    O ANIVERSARIANTE quando se fez homem para nos salvar, também foi simples, verdadeiro e cheio de amor!

    Feliz Natal!

    Beijos

    22 de dezembro de 2011 às 15:28

  6. Esta crônica me remete à infancia que já se vai longe…De uma familia de muitos irmãos, somente eu e meu irmão menor que eu, ganhávamos presentes, simples mas concreto; um ano bom, outro regular; era de acordo com as possibilidades da familia. Não é todo Natal que a gente se lembra desse tempo, mas à luz do que foi escrito por Ivana, a gente se lembra daquele tempo feliz e que não sabiamos.
    Um Feliz Natal para Ivana e todos os amigos e parentes.

    1. Caro Diniz

      Fico feliz que esta singela crônica tenha o dom de fazer com que as pessoas relembrem a infância, um tempo feliz e povoado de sonhos.
      Obrigada pelas palavras e tenha um Feliz Natal, como os da infância!

  7. Ivana…
    Que lindo conto natalino…
    As verdades recheadas de palavras suaves, mas reais.
    É, tudo passa, nossos Natais lindos também, mas dentro de cada um de nos ficaram as reminiscencias que guardamos dentro de nos e iremos passar para nossos netos.
    Que Deus continue iluminando-a com sabedoria para escrever coisas sempre tão lindas…
    com carinho Léa

  8. Lindo texto, Ivana. Quando éramos crianças o nosso Natal era bonito. E as esperanças eram maiores. Que besteira ser adulto…não?
    Um Feliz Natal a você e a toda sua família.

  9. Ivana, voltar aos Natais de nossa infância é uma magia, linda e sonhadora. Pena que hoje foi tudo mudado. Cabe a nós repassar e viver os antigos Natais. Parabéns e um Ano Novo cheio de sonhos.

    Nilce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *