Nota sobre Lula e Ciro

Nota sobre Lula e Ciro

Nota sobre Lula, Ciro e a marcha antineoliberal e antineofascista, (neo)desenvolvimentista e democrático-popular.

O discurso de Ciro, no lançamento de sua pré-candidatura presidencial pelo PDT, reitera  um sinal político importantíssimo e que deve ser o centro estimulador do debate político-eleitoral do presente ano de todas as forças democráticas e populares (partidos, sindicatos movimentos sociais). Ciro “responde” às afirmações de Lula/ PT de urgente reversão do conjunto de reformas neoliberais avançadas por Temer/ Bolsonaro.

Vamos a um exemplo: quando Ciro afirma taxativamente que vai atuar para tributar os “ricos” (lucros e dividendos) e rever a estrutura tributária regressiva ele eleva e fixa o patamar do debate político-eleitoral. Do mesmo modo, quando Lula afirma que reverterá a reforma trabalhista neoliberal de Temer/ Bolsonaro, também atua na elevação do debate político-eleitoral.

Diferenças de lado, o fundamental para cercar e centralizar o debate político-eleitoral nas questões essenciais e urgentes para população trabalhadora (masculina, feminina, LGBTQIA+; branca, negra, indígena, religiosa ou não, jovem, adulta, idosa, urbana e rural) é que os distintos dirigentes políticos, candidatos ou não, e organizações invistam fortemente suas energias e recursos na promoção da mobilização e debate dessas questões.

Não embarcando nas armadilhas da propaganda moralizante e divisionista – seja sua variante neofascista/ bolsonarista, seja sua variante liberal-individualista (“identitária”) -, as duas, por meio de motivações subjetivas, ideológicas e vias distintas convergem para o mesmo rio da dependência econômica e tecnológica, subordinação ativa e “satelitização” à política externa imperialista ianque na região por meio das duas versões predominantes: 1) “nacionalismo  fascista” do trumpismo/ Partido Republicano; 2) “democratismo militar e pluralista identitário” do Partido Democrata/ sob Biden atualmente.

Por caminhos distintos, felizmente, Lula e Ciro, apesar das “escaramuças” particulares, dão os primeiros passos da longa marcha no caminho convergente e majoritário da recuperação nacional e popular, que é, sem dúvida, o único leito do rio que deságua no mar da verdadeira independência econômica, política, nacional e popular.

Koba é colaborar espontâneo do Diário do Engenho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *