Não entendo qual é a dúvida – por Suzane Lindoso

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Legião Urbana

 

Cada nova – mas nem tão nova assim – notícia sobre corrupção; desvio do dinheiro que seria para a saúde, a merenda escolar, a educação; gastos com a copa do mundo leva os brasileiros alterados a se perguntarem: Afinal, que país é esse?

Verdadeiramente não consigo entender qual é a dúvida.

Não é aqui que os alunos já faltam às aulas da quarta-feira porque a quinta-feira é feriado? Que as pessoas sabem mais sobre a vida das celebridades do que sobre o que está acontecendo ao seu redor? Que querem a preservação da Amazônia, mas jogam latinhas pela janela do carro? Que viajam e pegam atestado médico para livrá-las da falta? Que não respeitam filas? Que  criticam a baixa qualidade das escolas e dos professores, mas não aceitam as intervenções educativas aplicadas aos seus filhinhos? Que alimentam a pirataria? Que ajudam a vender milhões de músicas tipo silábicas e deixam na obscuridade nossos músicos de reconhecimento internacional? Que sequer conhecem o candidato em que votarão? Que sempre querem levar vantagem em tudo?

Sou eu quem pergunta: que país as pessoas esperavam que nós fôssemos?

Mas eu mesma respondo: um país cujo povo se acomodou e, de tão calejado, está perdendo a capacidade de se indignar. Um povo desarticulado. Um povo sem forças para lutar por causas comuns. Um povo voltado para suas causas pessoais.

E agora, o que fazer para  mudar este estado das coisas? Filiação partidária? Envolvimento com organizações não governamentais? Ação da igreja? Participação de movimento sindical? Organização de uma sociedade civil que se cansou de ser coadjuvante e quer protagonizar a História?

Afinal, que país nós queremos que o Brasil  seja?

——————————————

Suzane Lindoso é professora de Língua Portuguesa

7 thoughts on “Não entendo qual é a dúvida – por Suzane Lindoso

  1. É verdade Suzane, mas o que podemos esperar de um povo que acha graça da propria desgraça, sabemos fazer humor como ninguem, mas não sabemos brigar e nem exigir nossos direitos e pra que isso aconteça teriamos que ter consiência dos nossos deveres e obrigações. Acredito que este trabalho tem que começar no berço.

    Sem mais
    Abraços
    Xepa & Marta

  2. Pois é Susie,há tempos nos fazemos essa pergunta,antes mesmo de Cazuza,mas nos conforta saber que no nosso ofício,dentro das nossas salas de aulas continuanos lutando e nos indignando com esses absurdos ,pode ser que consigamos alertar nossos educandos .Pelo menos estamos ainda tentando,e não vamos desistir.Parabéns pelo texto.Bjs.

  3. Suu! que delicia achar um texto assim, ainda mais com tantas verdades dessa forma… é realmente muito triste essa realidade e faz com que eu me pergunte varias vezes o que cada um de nós que se importa poderíamos fazer para mudá-la. super beijos!

  4. Mais uma vez, parabens mana pelo seu grito de alerta a nos brasileiros sobre a triste situacao que vive nossa patria amada. Sera que vamos ficar sentados vendo a derrocada a cada dia de nosso pais!!!!!!!!!!

  5. Suse,

    Perfeita a sua colocação do nosso país Brasil!
    Exatamente isto, vivemos assim e aceitamos calados, falamos , mas não reagimos!!

    Parabéns!

    Meu abraço,
    Sandra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *