Leonardo Boff declara apoio à pré-candidatura do professor Adelino à prefeitura de Piracicaba

Leonardo Boff declara apoio à pré-candidatura do professor Adelino à prefeitura de Piracicaba

Em live histórica para a cidade, teólogo cristão Leonardo Boff declarou apoio à pré-candidatura do professor Adelino Francisco de Oliveira, do Partido dos Trabalhadores, à prefeitura de Piracicaba

Em mais uma live de grande sucesso, o pré-candidato à prefeitura da cidade de Piracicaba pelo Partido dos Trabalhadores – professor Adelino Francisco de Oliveira – recebeu declaração de apoio do teólogo e escritor Leonardo Boff. Nome dos mais celebrados na teologia da Igreja Católica e no pensamento cristão mundial, Boff é um dos principais expoentes da Teologia da Libertação e doutor honoris causa em uma infinidade de universidades mundo afora.

Na live do último sábado, dia 15, Boff e professor Adelino analisaram a conjuntura política nacional e destacaram o momento crítico que a sociedade brasileira enfrenta – assolada pela pandemia do Novo Coronavírus e pelo caos político que advém da esfera federal. Acerca da percepção popular sobre este momento histórico, Leonardo Boff afirmou que “o povo não é ignorante. Ignorante é quem pensa que o povo é ignorante” – e destacou ainda que a população deve, sim, lutar por mudanças na política.

Sobre os constantes ataques feitos à democracia pelo próprio Palácio do Planalto, Leonardo Boff – citando o que chamou de “conceito clássico de política”, ao qual definiu como a “busca comum do bem-comum” – afirmou que um estado democrático não pode ter uma democracia “delegatícia” (que é aquela, de acordo dom o teólogo, em que apenas se “delega poder aos candidatos”). Segundo Boff, para que haja uma verdadeira democracia, os políticos devem estar a serviço do bem-comum, atendendo à “fonte do poder, que é o povo. E não preocupados com seus interesses individuais”.   

Nesse sentido, o professor Adelino ponderou que, também para ele, “a política é o caminho de transformação para uma outra realidade” – devendo ser a política entendida como uma “expressão do que seja solidariedade”. De acordo com Adelino, a política precisa ser efetiva no seu caráter democrático, buscando-se atingir sempre o bem-comum – uma vez que para ele, assim como afirmou Boff, deve o fazer político “colocar-se sempre a serviço do povo”.

Boff ressaltou ainda o perigo que é a necropolítica neoliberal de Paulo Guedes, indicando ser esse ministro o que de mais terrível se instalou na organização política do país – uma vez que, segundo Boff, Paulo Guedes é até mesmo pior que Bolsonaro. “O verdadeiro risco para o Brasil é o ministro Guedes, que vem da pior escola de economia que já existiu na história da economia, que é a Escola de Viena, a Escola de Chicago”, apontou o teólogo. “Para essa escola de economia, a única coisa que vale é o mercado”.   

Corroborando a necessidade de se pensar uma política econômica que modifique o cenário atual de descaso para com os mais pobres e de privilégios apenas para o mercado, professor Adelino afirmou que acredita que uma “democracia de alta intensidade, participativa e que fortaleça os conselhos e a participação popular” seja o caminho para um novo tempo, mais humano e equanime. Para tanto, o professor afirmou ser fundamental se repensar a nova sociedade brasileira a partir de uma nova dinâmica econômica – que seja “pujante, que gere renda e riqueza para a população e não só para alguns”, complementou.  

 Ao final da live, Boff declarou seu apoio à pré-candidatura do professor Adelino, ressaltando que precisamos de políticos novos no nosso país para renovar o nosso quadro político. “Eu apoio a tua visão, a tua candidatura, porque eu acho que você está no caminho que nós precisamos trilhar se queremos ter uma saída feliz e boa para essa crise sob a qual estamos sofrendo” – concluiu Leonardo Boff ao encerrar a sua fala.

A live de Leonardo Boff com o professor Adelino já alcançou mais de 3 mil visualizações e pode ser conferida na página pessoal do pré-candidato – ou ainda clicando-se no link abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *