Ipedd promove debate sobre fome e democracia no Brasil

Ipedd promove debate sobre fome e democracia no Brasil

Entre as muitas tragédias que assolam o Brasil, destaca-se o aumento do número de pessoas que sofrem com a fome. Com o objetivo de compreender este fenômeno, suas causas, e as consequências para a democracia, o Ipedd (Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia) promove na próxima quarta-feira, 26, debate sobre o tema “A volta do Brasil ao Mapa da Fome – Consequências para a Democracia”.

A conversa vai reunir o economista Renato Maluf – um dos maiores especialistas sobre o assunto no Brasil – , a antropóloga e pesquisadora Lis Blanco e o líder comunitário Bira Pper – coordenador da Casa de Cultura Hip Hop. O evento será realizado de forma virtual, pelo Facebook do Ipedd (facebook.com/ipeddpira), a partir das 19 horas.

O líder comunitário Ubirajara Sabino, o Bira Pper, atua como orientador social no Projeto Case (Centro de Atendimento Socioeducativo). Como coordenador da Casa de Cultura Hip Hop Piracicaba, participa de diversos projetos sociais, entre os quais a Campanha Solidária 2021, que tem viabilizando cestas básicas e livros a centenas de famílias em diversas comunidades da cidade.

Doutoranda na Unicamp, a antropóloga Lis Blanco desenvolve pesquisa focada em políticas públicas, fome e Estado. Também é pesquisadora do NEU (Núcleo de Etnografias Urbanas) do Cebrap (Centro Brasleiro de Análise e Planejamento) e coordena o GT Comida e Cultura da Enpssan (Rede de Pesquisadores em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

Renato Maluf é graduado em Ciências Econômicas pela Unimep, mestre e doutor em Economia pela Unicamp, com pós-doutorado na França e Inglaterra. Foi presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2007-2011), é membro da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, desde 1998, e coordenador da Enpssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 2017/21). Também integrou o Comitê Diretivo do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar do Comitê das Nações Unidas de Segurança Alimentar Global, 2010-2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *