“Eu assumo meus defeitos”

Peço licença a quem se propuser a ler este texto, mas aqui assumirei “mea culpa”. Sim, farei uma viagem interior na tentativa de extrair das profundezas de minhas entranhas os meus defeitos.

Talvez seja mais fácil iniciar pelo físico. O que é visível é incontestável. Meu nariz, por exemplo, é herança bugrina da minha avó materna. Meu lábio inferior carnudo, da negritude ancestral da família paterna. A pouca estatura? Absoluta ausência de ascendentes altos. Uso dos óculos, hoje um pedaço de mim, e o peso acima do desejado foram herdados geneticamente.

Mas passemos a outros não tão facilmente identificados. Ou não. Falo muito por ser do mês de junho. Todos sabem que os nascidos nessa época do ano são falantes mesmo.

 Ah, e gostar de ter a última palavra? É graças ao fato de ser mulher, por tantos séculos inferiorizada. Agora como profissional atuante não há como titubear para não perder o espaço conquistado com tanto esforço por valorosas feministas.

A teimosia é muito fácil de explicar: se deve ao fato de ser nordestina. Como sobreviver às penúrias da secura generalizada daquela região brasileira sem ser teimosa? Ainda mais sendo uma nordestina exilada no sudeste!

Ih,  mas o perfeccionismo deve ser um dos mais custosos de lidar. Não está restrito às minhas ações cotidianas, mas, tal um polvo, alcança todos os que me cercam, envolvendo-os com seus tentáculos. Também  não dá trabalho para explicar: uma mulher baixinha, de óculos, nordestina, falando pelos cotovelos, teimosa… de que outra forma conseguiria conquistar seu lugar ao sol?

Esta sou eu. Agora mais aliviada. Que efeito restaurador o de assumir os próprios defeitos!

 

 

 

 

 

Suzane Lindoso é professora de língua portuguesa do Colégio Piracicabano

7 thoughts on ““Eu assumo meus defeitos”

  1. SUSSU, GOSTEI… E MAIS AINDA DE REMEMORAR DEFEITOS QUE CONVIVENDO COM UMA MULHER ESPECIALÍSSIMA COMO VC, APRENDI FACILMENTE, VALE RESSALTAR, A ADMIRAR CADA UM DELES… PARABÉNS, AMIGA QUERIDA E SAUDADES SEMPRE DE “VOCÊ COM OS PRÓPRIOS DEFEITOS”, ADORÁVEIS… BJOS.

  2. Prezada Profa. Suzene,

    Parabéns pelo sugestivo texto, a convidar ao mais díficil conhecimento: o de si mesmo. Mas vejo que a Professora aponta como “defeitos” as características mais interessantes… a tornarem a vida, as pessoas uma possibilidade inusitada…

    Esteja bem!

  3. Su querida,eu quero e que voce faca um texto com suas qualidades!!!kkkk que com certeza teras muitas paginas. Eita baixinha danada de inteligente, nao e atoa que e filha de Livio Lindoso e …. nao lembro o nome de sua mae, porque foram 3.Um beijo

  4. Quanto aos defeitos hereditarios, compartilho dos mesmos, mas vou vivendo e sendo aceita. Quanto aos outros, nao os tenho tao definidos como voce. Fico feliz em ve-la sempre lutando pela vida e sendo vitoriosa. Continue escrevendo e estaremos nos deleitando com suas ideias e valorosos ensinamentos.

  5. Cara Suzane, o que descreve como “defeitos” diria características marcantes que a fazem única. Uma mulher espetacular que supera qualquer “defeito” e torna aparente as virtudes. Abraços. Marly.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *