DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY!

DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY!

O dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho Gay, é resultado de manifestações organizadas pelos homossexuais em diversas cidades do EUA, em junho de 1969, em defesa dos seus direitos, bem como contrárias à Polícia – que invadia bares frequentados por essa comunidade, cometendo contra ela retaliações e prisões.

Essas manifestações foram reprimidas com extrema violência da polícia, ficando conhecida como a Rebelião de Stonewall Inn. Também por conta da violência policial, a comunidade como um todo foi tomada por um sentimento de orgulho como antônimo de vergonha, dando origem ao movimento nacional do Orgulho Gay. Nesse sentido, Orgulho gay é a liberdade da identidade de gênero e/ou orientação sexual

Em 28 de junho de 1970, ocorreram as primeiras marchas do orgulho gay em várias cidades dos EUA, em comemoração ao aniversário daquela Rebelião.

A partir de então, esse movimento ganhou repercussão mundo afora e, hoje, dia 28 de junho, é reconhecido como Dia Internacional do Orgulho Gay, ocorrendo paradas pelo Mundo inteiro.

A luta LGBTQ+ tem sido árdua e, ao longo da história, tem sido assolada pela violência, pela discriminação e preconceitos homofóbicos. Por isso, o nosso intrínseco apoio à essa imensa comunidade, pois independentemente da orientação sexual os direitos do ser humano precisam e hão de ser assegurados.

Por fim, que as diferentes formas de Amor e a igualdade de gêneros sejam celebrados!

Rai de Almeida é advogada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *