Cuidado, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores!

Cuidado, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores!

Pauto o meu artigo e aviso pela seguinte notícia: Câmara Municipal de Piracicaba pode instituir a “Medalha de Mérito Estudantil Professor Olavo de Carvalho” (processo correndo na casa, com o número 97/2022).

Diante de tal informação, não vou discutir aqui se não ter cursado instituições de ensino é um bom exemplo para jovens, tampouco se deixar os próprios filhos no analfabetismo (como relata a filha mais velha do professor Olavo) o é, ou defender o hábito de fumar (como fazia ele), ou ter apontado arma para a cabeça dos filhos pequenos (fato também relatado pela filha de Olavo, disponível em vídeos do Youtube). A lista é grande e o tempo é curto.

Três afirmações colhidas das falas do senhor Olavo de Carvalho, todavia, resumem minha preocupação caso tal medalha seja instituída. São elas:

  • “ Albert Einstein foi um farsante e inventou a Teoria da Relatividade.”
  • “ Isaac Newton é portador de uma burrice formidável.”
  • “ Galileu Galilei não passou de um charlatão protegido pelo papa.”

Não vou aqui também questionar sua técnica nada científica ou filosófica de qualificar a pessoa ao invés de discutir suas ideias – não farei o mesmo com o senhor Olavo. Vamos às afirmações – resumidas para não deixar o texto cansativo.

Em relação à primeira, depreende-se pela sequência que se trata da Teoria da Relatividade Restrita e não a Geral, já amplamente confirmada pela ciência (seja nas viagens espaciais, seja na detecção de partículas na superfície terrestre, entre uma série de outras comprovações, aqui simplificadas).

Em relação à segunda – por tratar Newton de velocidades e corpos que fazem parte do nosso dia a dia – a todo momento a utilizamos (seja para estudar a queda de uma maçã, seja para prever o movimento de satélites ou planetas, ou para sacudir um frasco de molho e interromper bruscamente para que o tal molho escorra para nosso prato, utilizando instintivamente a Lei da Inércia). O mausoléu de Sir Isaac Newton ocupa um lugar especial na Abadia de Westminster.  ”Burrice”?

Chegamos, retroativamente, no tempo a Galileu Galilei – falecido em 1642, mesmo ano do nascimento de Newton. Até hoje seus estudos sobre a composição de movimentos são utilizados em balística, por exemplo, e suas discussões sobre a Física Aristotélica (384 A. C.) são geniais!

Isso, senhoras vereadoras e senhores vereadores, para ficar no básico!

Concluindo, peço que reflitam bastante, pois a aprovação do nome do “professor” Olavo de Carvalho para tal premiação significa endossar suas ideias. Ou seja: “Albert Einstein farsante, Isaac Newton burro e Galileu Galilei charlatão!”.

A História, a Ciência e a Filosofia os julgarão – senhores e senhoras vereadores e vereadoras – caso aprovem tal iniciativa, bem como boa parte de piracicabanos (envergonhados)!

 


Sergio Oliveira Moraes é Licenciado em Física pela UNESP/Campus Rio Claro. Doutor pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz “/USP. Professor Aposentado do  Departamento de Engenharia de Biossistemas/ESALQ/USP.

 

(artigo publicado originalmente em A Tribuna Piracicabana).

2 thoughts on “Cuidado, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores!

  1. Excelente. Prof Dr. Sergio O Moraes, aceite nossos cumprimentos pelo texto, Conteúdo e forma. Um educador consciente, cidadão participante. Muito bom. Tomara Piracicaba se movimente contra esse absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *