Competências essenciais para o contemporâneo

Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio. (Immanuel Kant)

 

Em tempos de turbulência econômica e social, tornam-se recorrentes abordagens sobre as competências que um profissional deve ter e cultivar para responder com propriedade aos desafios que se impõem. No entanto, as referências sobre o tema, em geral, não avançam e acabam redundando em superficialidade e lugar comum, apresentando, de maneira até simplista, um compêndio receituário – uma espécie de guia de autoajuda – contendo obviedades banais sobre posturas e habilidades para o “novo” profissional. Ora, o tema acerca das competências essenciais para o contemporâneo desvela-se de extrema relevância, e não pode ser tratado com leviandade. A sociedade anseia por um profissional engajado e comprometido, sobretudo, com a edificação de estruturas e dinâmicas econômicas e sociais justas. 

A grande questão é que no contemporâneo os indivíduos tendem a desassociarem ética de política, ou seja, princípios pessoais de atitudes profissionais. Quando não abandonam totalmente a perspectiva da ética. Deparamo-nos então com o domínio do “espírito Macunaíma” – idealizado pela genialidade de Mário de Andrade – que, inexoravelmente, caracteriza-se pelo sentimento de esperteza, malandragem, pelo intento de tirar vantagem a qualquer preço, mesmo em prejuízo da coletividade. O “Macunaíma” – este anti-herói desprovido de caráter e virtude – encontra-se em toda parte: cortando filas, jogando lixos pelas calçadas, furando faróis vermelhos, usando de influências e relacionamentos pessoais para obter vantagens, atuando de maneira agressiva e predatória em relação ao meio ambiente, assumindo uma perspectiva de progresso e desenvolvimento incongruentes com as diretrizes de responsabilidade social e sustentabilidade, agindo de maneira autoritária e meramente burocrática, competindo deslealmente para angariar postos profissionais etc. Conflagrando-se, destarte, a realidade de uma ética como verdade sucumbida. 

Não por acaso, talvez a competência mais relevante na atual conjuntura seja precisamente a competência ética. O profissional do
contemporâneo deve atentar para aspectos e elementos concernentes a temas da atualidade: cidadania, ecologia, desenvolvimento sustentável, política, responsabilidade social, inclusão etc. Nesta perspectiva, toda ação profissional, ancorada em conhecimento, habilidade técnico-científica e discernimento crítico, deve vislumbrar a dimensão da ética, trazendo em suas proposições e objetivos o compromisso com o outro, com a cidade, com a comunidade local e com a sociedade em sentido global. Assim, o profissional deve contemporizar princípios e habilidade técnica, pensando que a prática cotidiana da profissão passa a perfazer sentido e direcionamento quando voltada para o bem e para a produção da riqueza material e moral, contempladas pelo conjunto de toda a sociedade que se pretende democrática.  

De fato, a abordagem em torno da problemática da ética, no contexto atual, insurge como um imperativo e urgente debate, que deve delinear todos os segmentos sociais, alcançando tanto a esfera privada quanto a pública. Neste ponto, é preciso promover o resgate do conceito genuíno de ética, a partir da concepção originária grega, que articula de maneira indissociável, a dimensão subjetiva da ética – o êthos – a definir o hábito das virtudes, compondo a dinâmica da vida privada – com sua dimensão objetiva – o ethos a delinear a atuação política, visando o bem coletivo. A ética consiste na reflexão filosófica sobre o agir, definindo condutas em âmbito privado e público. O bem individual, contemplado mediante uma vida virtuosa, está diretamente relacionado com o bem comum, decorrente da prática política. Para o pensamento filosófico grego, de modo geral, não existe separação admissível entre vida ética do cidadão e a organização ética da estrutura política. Assim, a vida privada e a atuação profissional se mesclam e se completam, formatando a complexidade que expande o alcance e abrangência da ética.  

Concomitantemente ao conteúdo ético, o profissional deve exercer um conhecimento complexo, amplo e crítico da realidade. De fato, o contemporâneo é permeado por situações e realidades limites: a miséria, a violência, os conflitos religiosos, a escassez dos recursos naturais, a corrupção moral e política, as guerras, a intolerância, o individualismo exacerbado… Por outro lado, a sociedade avança, tomando como preocupação temas não isentos de polêmica: a opção sexual, questões étnicas, a pluralidade religiosa, o desenvolvimento científico-tecnológico, a bioética etc. Nesta confluência de reflexão, apenas um conhecimento ancorado em um denso capital cultural e humano, pode apreender a diversidade, os dilemas e os desafios de uma sociedade demarcada pelo heterogêneo e o múltiplo. O profissional portador de tal conhecimento capacita-se a refletir, dialogar e ponderar, estando em interface com os limites éticos de sua prática e com as demandas sociais. 

A postura criativa também se configura como fundamental. Neste ponto, o profissional deve, ao se debruçar sobre os problemas atinentes ao seu campo de atuação, conjecturar soluções de fato inovadoras, implementando alternativas a apontarem para um desenvolvimento pautado nos princípios de sustentabilidade e de responsabilidade social. A criatividade, quando aliada à ética e à formação complexa e densa, pode configurar-se como força propulsora e propositora de novos tempos, tanto para o indivíduo quanto para toda a sociedade.    

Neste contexto, as instituições de ensino colocam-se como responsáveis pela formação dos profissionais lançados no mercado de trabalho. A formação e educação universitárias além de habilitar com o instrumental técnico deve tracejar para o discente possibilidades de um exercício profissional ético e responsável, a enfatizar as implicações políticas de toda atuação profissional. Apenas a educação deste porte poderá romper com uma visão cindida da realidade e com uma postura individualista, abrindo para o profissional o senso do coletivo, do conjunto, da interação e da percepção única de pertença para com a sociedade.

—————————————–

O autor:

 

  

 

Adelino de Oliveira é professor de ética e teologia dos Colégios Salesianos e  Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba.

 

 

 

90 thoughts on “Competências essenciais para o contemporâneo

  1. Excelente texto.
    Prof. Adelino sempre nos brinda com seu conhecimento e nos cativa com seu conteúdo e forma de expressá-los.
    Parabéns!
    Obrigado por participar conosco no Jornal Kairós. (Jornal da RCC da Diocese de Piracicaba).

    Abraço!
    Anderson Mengatto

  2. Prezado Anderson,

    É bom vê-lo também por este espaço virtual… Eu é que tenho tido o privilégio de estar com vocês no bonito e relevante projeto do Kairós. No Diário do Engenho você encontrará outras reflexões que tenho desenvolvido, algumas inclusive partilhadas no Kairós…

    Esteja bem!

  3. Vejo que o professor Adelino continua com a mesma preocupação de quando ministrou as discíplinas de Ética e contemporaneidade no meu tempo de aluno da Faculdade Salesiana Dom Bosco.
    Lembro-me do seu questionamento: O que me preocupa mais, é saber que os piores marginais passaram um dia por uma faculdade. Onde será que as nossas instituições estão errando?
    Conclui: O problema é que estes, estão no comando de grandes organizações e até mesmo no comando do País!

    1. Prezado Aderbal,

      Agradeço por seu comentário… Lembro-me de suas intervenções sempre críticas em aula… O tema da ética deveria permear todos os debates, sendo preocupação das disciplinas em geral e não somente da disciplina de ética. As instituições de ensino se daparam com o grande desafio de formar para a cidadania.

      Esteja bem!

  4. Adelino,
    Parabéns pelo excelente texto.
    Realmente, é de extrema importância as instituições de ensino não focarem somente em conteúdo técnico mas também educar e treinar o aluno em situações que envolvam ética e responsabilidade. Isso contribui muito para o desenvolvimento pessoal e profissional do universitário.

    Abraços

  5. Creio que o pensamento ético do homem com a evolução natural do profissionalismo seja uma conquista muito importante em sua vida. Pois é onde a maturidade da pessoa é tratada com mais seriedade. Achei meio complexo para eu entender, mas como você já havia dito um pouco desse tema em aula, consegui assimilar.

  6. Caro Adelino, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo texto, excelente!.
    Gostaria de colocar uma ênfase a parte onde você cita que: “Para o pensamento filosófico grego, de modo geral, não existe separação admissível entre vida ética do cidadão e a organização ética da estrutura política.”, não tem como um cidadão separar a sua vida privada da organização profissional, da qual o mesmo faz parte, pois o que é feito fora da organização de um jeito ou de outro a pessoa acaba levando junto a todo e qualquer lugar, inclusive pelo fato de que hoje a informação está ao alcance de todas as organizações, basta usar algumas simples ferramentas “dedo-duro” como o google, facebook, orkut a “internet” em geral, está tudo lá.

  7. Esta interessante discussão, nos remete a pensar na necessidade de atuar do micro para o macro. A ética cabe a cada um e se reflete no seu agir. Certamente a boa educação dá o norte a plenitude de vida.

  8. Que exposição maravilhosa, Adelino! Oxalá todos possam partilhar dessas ideias tão norteadoras!
    Qual o lugar da ética para o contemporâneo?
    Sim, a política desvinculou-se da ética, pois esta tornou-se um valor desnecessário para a prática da primeira enquanto que a segunda perdeu a vez nas práticas sociais do devir humano. O profissional não contempla suas ações à luz da ética, mas à luz de suas aspirações de sucesso individual, pois é esse o homem que o capitalismo vem formando suplantando com seus próprios valores de progresso e forjando um homem cada vez mais individual, desprovido de valores-guia como a ética, a virtude e o desejo de um bem comum, valores tão necessários e urgentes à construção de uma sociedade justa, igualitária e fraterna, valores esses gritados tantas vezes, mas cada vez mais esquecidos e distantes…

  9. adorei o comentario que o senhor escreveu é muito interresante pode ser levantado varios debates com os alunos na sala de aula.
    Fabiana Simioni 6 semestre de pedagogia.

  10. excelente ficou o seu texto, sempre procurando trazer coisas novas para os alunos lerem e poderem ler,e interagir com o Senhor Parabéns professor Adelino.

    Fabiana Simioni
    Faculdade Dom Bosco Assunção de Piracicaba
    6 semestre de pedagogia.

  11. Este texto do Profº Adelino é o foco de nossas aulas na disciplina Ética nos Negócios.
    A questão é: o indivíduo precisa resgatar e entender o conceito de ética, tanto na vida pessoal, como profissional, e aplicá-lo no dia a dia. É preciso entender que as virtudes que compõe nossa vida privada precisam caminhar juntamente com a visão objetiva da ética, buscando o melhor para todos.
    Na minha opinião não há como ser diferente. A pessoa que age de forma correta em sua vida particular certamente agirá da mesma forma em sua vida profissional (entenda que ética é agir corretamente sem querer algo em troca, sem que ninguém esteja vendo. É agir corretamente por não conseguir agir de maneira distinta).
    As instituições de ensino tem por obrigação mostrar aos alunos alternativas de um exercício profissional ético, independente se os alunos acatarão esses ensinamentos ou não e se aplicarão em sua vida posteriormente, mas cabe à elas mostrar o caminho correto a ser seguido.

  12. Como sempre o Prof.Adelino faz uma exposição perfeita de seus pensamentos e observações quanto a atualidade.
    A existência do sentimento de esperteza e malandragem da qual fala, infelizmente hoje não se coloca apenas no campo profissional, mas no dia a dia das pessoas como um todo, talvez isso seja um vício de uma sociedade criada a sombra da ética proposta por programas televisivos e agentes políticos.
    O que mais me preocupa não é nem a ética colocada pelas instituições de ensino aos profissionais que estão sendo formados hoje, mas a ética que está sendo colocada as crianças ainda em ensino médio e fundamental, principalmente dentro de suas casas, com exemplos tão mal administrados e que por conseqüência levarão a suas formações futuras.

  13. Parabéns Professor, pela excelente crônica!
    Percebo que a ética hoje, mais do que nunca, é um dever de todos. E é preciso entendê-la e praticá-la indiscutivelmente sempre.
    A Faculdade Dom Bosco, juntamente com o professor Adelino fazem um ótimo trabalho, proporcionando a nós, alunos, uma visão mais ampla e realista sobre ética.

  14. Hoje para ser um bom profissional não basta se capacitar, com cursos ou palestras da area. É necessário uma visão sistêmica de todo o conjunto, sendo sociedade, família, organização …. ter senso do coletivo e atitudes, acima de tudo ÉTICAS.
    Agradeço pelo convide de PENSAR ……….

  15. Parabéns Professor pelo excelente texto.
    É de extrema importância as instituições não focarem somente em conteúdo técnico mas também ter e debater as situações que envolvam ética e os demais temas, pois isso contribui também no desenvolvimento pessoal e profissional de cada universitário.
    Todos nos devemos ter atitudes eticas em nosso cotidiano e a Faculdade Dom Bosco juntamente com o Prof Adelino nos faz refletir sobre este tema e através disso temos a posssibilidade de ter um visão mais ampla e teorica sobre isso.

    8º Semestre ADM
    Faculdade Dom Bosco de Piracicaba

  16. Prezado Prof. Adelino, muito bom texto. Acredito que você foi feliz ao escrever “A grande questão é que no contemporâneo os indivíduos tendem a desassociarem ética de política, ou seja, princípios pessoais de atitudes profissionais. Quando não abandonam totalmente a perspectiva da ética.” Essas palavras me fazem ainda mais questionar: Será que existe ética nas Organizações? Ou será que ela existe até o momento que surge o interesse particular? A experiência profissional me faz concluir que cada vez mais deparamos com o “espírito Macunaíma” presentes nos profissionais contemporâneos. Desejo, fortemente, que suas palavras, presentes no último parágrafo, reflitam na formação de um profissional eticamente comprometido com toda uma sociedade.
    Um forte abraço.

    Fernando

  17. Olá, primeiramente parabéns Prof.Ms Adelino pelo excelente artigo publicado.

    Este artigo nos leva a reflexão de como os valores podem mudar com o passar dos tempos. Foi-se o tempo em que apenas uma palavra bastava como comprometimento com o próximo, na atualidade isso já não importa mais. Isso nos leva a refletir o por quê que isso mudou? Seria a ausência de algo que se perdeu com a mudança de geração? Ou os valores do que é certo e errado mudaram?
    É algo que temos que refletir e olharmos para o nosso próprio espelho para notarmos quem somos e o que estamos fazendo e, no que a minha atitude implicará adiante. Isso é necessário porque é muito cômodo discutirmos o assunto em terceira pessoa, o mais difícil é discutir o tema Ética em primeia pessoa.
    Notemos que ter uma conduta ética é ser tolo (ou bobo), que o correto é ser esperto (malandro) isso foi expressado na letra de musica de Bezerra da Silva:
    “E malandro é malandro
    Mané é mané
    Diz aí!
    Podes crer que é
    E malandro é malandro
    E mané é mané
    Diz prá mim!
    Podes crer que é…

    Malandro é o cara
    Que sabe das coisas
    Malandro é aquele
    Que sabe o que quer
    Malandro é o cara
    Que tá com dinheiro
    E não se compara
    Com um Zé Mané
    Malandro de fato
    É um cara maneiro
    Que não se amarra
    Em uma só mulher…

    Já o Mané ele tem sua meta
    Não pode ver nada
    Que ele cagueta
    Mané é um homem
    Que moral não tem
    Vai pro samba, paquera
    E não ganha ninguém
    Está sempre duro
    É um cara azarado
    E também puxa o saco
    Prá sobreviver
    Mané é um homem
    Desconsiderado
    E da vida ele tem
    Muito que aprender…”

    Os heróis da atualidade são os espertos (malandro), foi-se a época em que se admirava grandes atitudes éticas.
    A meta é lucrar não importa o que seja preciso ser feito para se alcançar tal objetivo, e isto está errado. As aitudes e os valores precisam ser revisto e analisados para que possamos ter confiabilidade/ honestidade nas coisas.
    Não podemos mudar a atitude dos outros porém podemos fazer a diferença.
    Investimo tanto em nosso crescimento profissional, sejamos mais ambiciosos no nosso crescimento ético. E estas mudanças de atitude não está apenas algo grande, pois não existe menos peso para aquele que assalta grande quantia em dinheiro do que aquele que pega apenas uma bala sem pagar por ela.
    Obrigada Prof.Ms Adelino por nos permitir este momento de reflexão e pelas aulas.

    8º Semestre ADM
    Faculdade Dom Bosco de Piracicaba

  18. Parabéns Profº Adelino pelo desenvolvimento da crônica que ressalta sobre o assunto ética e demais temas.
    Para nós somente aprender sobre o conteúdo técnico não nos faz refletir e tirar conclusões sobre o mundo e as organizações. Precisamos debater sempre e enxergar diversos pontos de vista para que possamos tirar conclusões da relação ética também com o nosso lado pessoal e profissional.
    Acredito que o texto nos mostra que a ética não está presente somente na nossa maneira de agir, mas também relacionado a cidadania, ecologia, desenvolvimento sustentável, política, responsabilidade social, inclusão e etc, conforme destaca o texto.
    A atitude que demonstramos profissionalmente nos possibilita demonstrar nosso lado pessoal, sendo assim a ética nos envolve como um todo.
    As escolas e universidades de hoje devem levar esse tema mais adiante, pois o futuro depende de nossas atitudes, ações e pensamentos. O que plantamos hoje, colheremos futuramente.

    Adriele – ADM Dom Bosco

  19. Professor Adelino, parabéns pelo texto!
    Acredito que todas as pessoas deveriam agir de forma ética perante às outras pessoas, perante à empresa em que trabalha, sempre respeitando a opinião de outras pessoas e jamais pisar em ninguém. Agir com os outros da mesma maneira que gostaria de ser tratado, pois são as suas atitudes que irão refletir sobre quem você é. Quem lê esse seu artigo com certeza passará a pensar mais em agir de forma ética perante à sociedade, perante à família, à empresa e à todas as outras pessoas. Obrigada por proporcionar esse momento de reflexão!

  20. Parabéns Professor pela reflexão…

    Nos faz pensar o que de fato é ser ético, ou ter atitudes éticas, mas atualmente isso se tornou apenas teoria, pois como disse nossa amiga, Marineide, é facil falar na terceira pessoa, o dificil é discutir o tema em primeira pessoa, ou seja, ser ético.

    Se cada profissional trouxer os valores do reino de Deus, tenho a certeza que ser ético, fará parte do cotidiano das pessoas, não ser somente profissional, é necessário ser pessoa, que no mínimo, não faça aos outros, aquilo que não quer que lhe façam.

    Devemos nos preocupar com o que a pessoa como criatura e filho de Deus merece, e não como um Administrador, Engenheiro, Médico, entre outros profissionais, pois caímos no erro de ver a profissão, e não a pessoa, ou o que ela de fato é capaz.

    Tamires Brancati – 8ªB ADM Dom Bosco

  21. Professor Adelino o texto desenvolvido está muito bom, parabéns!

    Atualmente percebemos que não são todas as pessoas que se preocupam com a ética, no mundo capitalista e individualista que vivemos, as pessoas focam muito mais seus interesses em ter cada vez mais valores pessoais e bens, que deixam de lado o se preocupar com o próximo, no agir com ética.
    A Faculdade Dom Bosco juntamente com o professor Adelino fazem um ótimo trabalho, mostrando não apenas técnicamente, mas sim com debates e apresentações como a ética interfere na vida pessoal e profissional de cada indivíduo, nos mostrando que ser éticos nos faz melhores em todos os sentidos.

    Bruna Mariconi
    8º adm B
    Faculdade Dom Bosco

  22. Salve Adelino, sempre com temas filosóficos debatíveis…

    Seguindo a idéia do texto e das aulas, comento ao som de ventania…

    Hoje em dia se confundem muito, ética e politica com bom senso (o que é isso né??) e a politicagem (obter votos, ser popular).
    Principalmente os brasileiros, que começam desde pqnos a malandragem, a se envolverem cada vez mais no “mundo adulto”, ao invés de viverem esse curtíssimo tempo que tem para “fazerem o que querem”, sem a preocupação de contas a pagar no mês.

    Tal fato intigrante que expressa isso, foi em época de copa do mundo, um priminho meu com minha tia, tem o costume de montar o album de figurinhas das selecoes. Num belo dia, minna tia foi compra umas figurinhas, abriu o pacote para ver, e um fedelinho estava perto, viu que ela foi sorteada com uma figurinha dificil de sair, mas que ela já tinha colada no album.
    Esse fedelho insistiu pra q ela vendesse essa figurinha para ele por um preço, baixo, mas acima do valor do pacote, já que a figurinha é dificil de sair.
    Qual foi a surpresa? De tanto ele insistir, ela acabou vendendo a figurinha por um valor. E esse muleke, que segundo ela, aparentava ter seus 8 a 10 anos de idade, mau pegou a figurinha e já virou pra um outro garotinho e a vendeu pelo dobro do preço que comprou…

    Como já foi citado acima, os honestos, verdadeiramente éticos, são vistos como os tolos, os manés da sociedade.
    Já os gananciosos, malandros com seus capachos pau mandado, se acham os espertões e são vistos como os “heróis”, vistos como referência para ser alguém na vida, ao invés de simplesmente batalharem, traçando o próprio caminho.

    Quando Albert Einstein disse: “Educai as crianças hoje para não ter de punirmos os adultos amanhã”. Como todo bom sábio, não foi levado a sério, vejamos como está o mundo de hoje. Mundo ético.. aaaahahaha…
    Mundo ético o individuo malandro, ao invés da ética para o coletivo, como tem de ser.

    Acho que é isso… 😀

    Abraço

    Rafael

  23. Interessante a discussão acerca da ética.
    É complicado dizer o certo e o errado, ou, o ético e o anti-ético em meio ao mundo atual. Essa discussão tambem se encontra presente em nossas aulas, juntamente com a presença de Kant.
    Em uma das discussões ressaltei o que você publicou aqui, que dificilmente possamos separar a vida profissional da social, pois, penso que dependemos do social para nos tornarmos bons profissionais.
    É de grande importancia que uma isntituição enquanto Faculdade promova essas discussões e integre os formandos para que saiam prontos para o mercado de trabalho, de maneira correta (ou eticamente correto).
    Por fim, parabenizo-o pela iniciativa e agradeço por nos interagir fora do ambiente escolar !

    Grande abraço !

  24. Parabéns Prof. Adelino pelo excelente texto disponibilizado neste site que graças a sua indicação tive o prazer de conhecer…

    Bons como podemos verificar no texto e principalmente no mundo atual, onde pessoas sempre veem primeiramente oque lhe convem ou que lhe trará beneficios próprios, não adianta falar que todos nós somos éticos se tivessemos a opotunidade com certeza veriamos a melhor forma de tirar vantagen assim que fomos criados, para viver numa selva onde só os fortes sobrevivem.
    Diante disso é muito importante que na nossa formação tenhamos aulas que possamos discutir sobre ética, assim mudar um pouco nosso conceito sobre oque aprendemos desde criança, neste texto achei de principal importância aonde você faz a seguinte reflexão “A grande questão é que no contemporâneo os indivíduos tendem a desassociarem ética de política”, ai eu acho aonde está a nossa principal dificuldade, pois como administradores temos que ser além de competentes, excelentes políticos pois temos a todos momentos vender idéias e pedir apoio para que as mesmas sejam realmente implantadas na empresa..

    bom aqui fica meu comentário sobre esse texto abraços…

    Tiago Caroni de Oliveira

  25. Professor Adelino, muito bom o texto, principalmente para nos fazer refletir sobre alguns valores que estão sendo postos em xeque.
    Onde está a Família? Não deveria ser a base para um bom conviver e agir?
    Com o centro está desequilibrado, com quem fica a responsabilidade para a formação moral e intelectual, que vai crescer desestruturada e gerar mais desequilíbrio. Enfim, uma bola de neve.
    Outro valor jogado às traças é o espiritual. Sem rótulos.
    Há um materialismo exagerado, uma competição que não mede esforços, banalização da violência.
    Quem mente … digo, “trabalha melhor a verdade em benefício próprio” tem melhores vantagens. Tanto é verdade que a capacidade técnica foi substituída por técnicas de marketing pessoal. Aliás, isso vem sendo feito há séculos, mas com a velocidade das comunicações nos dias de hoje, o profissional “Macunaíma” está por todos os lados. E não só profissionalmente, mas podemos encontrar esse tipo em todos os lugares. E todos eles ficam indignados quando têm sua ética ferida.
    Parece incrível, mas é realidade que o ser humano, precisa ser humanizado, precisa de rédeas morais. Ainda.

  26. Caro Mestre Adelino,

    Primeiramente parabéns, muito profunda e complexa esta matéria. nos faz, com certeza, refletir muito sobre como são as pessoas na sociedade em que vivemos, e muito alem disso, como nos mesmos nos comportamos perante ela. Hoje em dia, diante do mundo em que vivemos é praticamente impossível afirmarmos que somos 100% éticos, pois a rotina é que nos induz a muitas vezes não pensar que o ato que esta cometendo pode prejudicar a sociedade e posso afirmar que isso é egoísmo do ser humano. Acredito que no futuro o mundo será melhor sim, e sei que muitos vão discordar disso, e eu falo isso porque acredito que cada um deve se conscientizar e passar a observar como é seu comportamento e seus atos no dia a dia, no modo como age com as pessoas, pois só assim a ética passará a fazer parte da vida de cada um. A pró-vida fala bastante disso. Ela nos da muita base e o conhecimento necessário para um mundo melhor.

    Att
    Ralph

  27. No texto é possivel perceber a importancia em trabalhar a ética e desenvolver o carater na formação de profissionais. Antes de agir compulsivamente como muitos fazem, é necessário refletir sobre a consequência que nossas ações irão causar. A ética é fundamental nas pessoas, se todos nós pensarmos e agirmos de maneira ética seremos poupados de muitos sofrimentos como estamos vendo atualmete: agressoes em animais, violencia com crianças, assassinatos, roubos e diversas formas de perturbaçoes.
    Adelino, gostei de sua iniciativa em propor um debate que envolve os alunos de outros cursos, mostrando que a ética vai muito além da profissão, que antes de sermos profissionais somos seres humanos e através de nossos valores podemos contribuir com um mundo justo, ético e sustentável.

  28. Parabéns pelo texto professor!

    Esse tema está presente em nossas aulas e nos faz refletir o que é ética e o que é ser ético. Kant propõe uma ética universal, nao democrática, mas sim condicionada pelo pensar racional. Para ele, a razão é a compreensão objetiva do mundo, nosleva a uma tomada de decisão comum.

    Abraços.

  29. Caro, Professor Adelino

    Adorei o texto ele nos mostra o quanto é importante a Ética e a política em nossas vidas e principalmente no trabalho para que se aumente o desenvolvimento pessoal e profissional. Se todos nós agíssemos eticamente o mundo seria melhor.
    Pois a abordagem feita no texto sobre o personagem “O Macunaíma”, nos mostra que nos dias de hoje as pessoas preferem obter o beneficio próprio e se esquece do coletivo.
    Adelino, achei o texto tão importante que imprimi e dei para todas as funcionárias da loja ler.
    obrigada
    Maria Fernanda 8°A – Faculdade Dom Bosco

  30. Parabéns professor pelo texto, percebo que o texto nos mostra um mundo muito mais amplo sobre ética. Sei da importancia desse assunto em nossa formação e imagino o quanto ele poderá agregar de valores em nossa construção diária de carater profissional, que nos dias atuais está se perdendo a sua essência. Se cada um fizer o seu papel profissional, ou seja, se cada un cumprir o seu papel ético trará não só para as nossas empresas um bom clima organizacional quanto tambem irá melhorar aconfiança entre seus colaboradores.
    Abraço

  31. Pessoas com princípios e morais éticos em nossos dias atuais, se tornam como pedras preciosas ou algo de certa raridade, sendo então exemplos para outras pessoas.
    Exercer uma postura ética na vida pessoal, profissional e social não é talvez uma tarefa das mais fáceis se formos observar as atitudes de outras pessoas.
    Contudo manter atitudes em todos os âmbitos da vida com base e fundamentos éticos, pensando no bem comum de todos, é algo talvez intrínseco de um indivíduo, é uma filosofia de vida.

  32. Parabéns Prof. Adelino pela excelente crônica que nos faz refletir que a ética é de fundamental importância em todas as profissões e para todo ser humano viver bem em sociedade. É preciso ser ético para garantir boas condutas, para que o respeito seja comum entre todos, que se possa andar na rua de igual para igual, sob mesmas leis, sob mesmo ideal de caráter.

  33. Parabéns pelo texto professor Adelino.

    Atualmente vivemos em um mundo no qual as pessoas são voltadas para si mesmas, deixando a coletividade e o bem estar geral esquecido. Mas ser ético é muito importante para nosso desenvolvimento. Hoje, em meu treinamento, a gerente de RH falou algo muito interessante. Ela disse que a empresa busca pessoas com caráter, ética (muito importante para o futuro da empresa), que saiba ouvir e lidar com pessoas e pró-atividade, pois o resto (a técnica) a empresa moldaria o novo empregado.

    Tenho certeza que suas aulas possibilitam a formação de um melhor profissional, com uma visão mais crítica do mundo em que nós vivemos.

    Felipe C Archangelo
    8A

  34. Parabéns Adelino,

    Olá Prof. Adelino,

    Primeiramente parabéns pelo artigo.

    Estamos adordando a Ética durante nossa aulas na faculdade, porém atualmente com as apresentações dos trabalhos voltadas para as organizações.
    Esse artigo mostra a importância de debater esse tema, voltado para atitudes do nosso cotidiano. Desenvolvendo a ética independente da situação em que nos deparamos.
    Na minha opinião concordo com alguns colegas que o tema deveria ser abordado com mais freqüência nas escolas e faculdades de hoje, pois o futuro depende de nossas atitudes, ações e pensamentos.

    Por fim, parabenizo novamente o Prof. Adelino pelo desenvolvimento do artigo.

    Abraços
    Michele Torelli
    8* semestre ADM

  35. Prof Adelino,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela profunda reflexão acerca do assunto “ética” tão pertinente nos dias de hoje. Me sinto honrada em poder desfrutar destes momentos para repensarmos o mundo em que vivemos e o nosso modo de agir.
    Acredito e concordo quando compara a sociedade com o “espírito macunaíma”, onde abandonam totalmente a perspectiva ética. Sendo que hoje a competência mais relevante entre os profissionais é o princípio ético.
    Mesmo em um mundo corrompido, egoísta, intolerante onde perpetua o espírito do “querer tirar vantagem” a qualquer custo, sem pensar no coletivo, o indivíduo ético se destaca e trabalha contra a corrente em prol da cidadania, ecologia, do desenvolvimento sustentável e responsabilidade social e profissional.
    Acredito que em grande parte a formação familiar nortea o indivíduo ético, porém um grande fator (muito bem colocado) é a formação das instituições de ensino e esta sim, poderá romper com uma postura individualista, abrindo para o profissional o senso coletivo perante a sociedade. Eu me sinto privilegiada por fazer parte de uma instituição com estes valores.
    Muito Obrigada! Bruna Vitti -ADM Faculdade Dom Bosco de Piracicaba

  36. Nos dias de hoje através das atitudes de muita gente percebemos que o conhecimento sobre a Ética é quase nenhum.
    A Ética deveria ser obrigatória desde o jardim de infância até as Universidades. Sendo assim, as crianças já crescem com o conhecimento da importância de ser Ético. É muito mais fácil educar uma criança, do que quando ela já estiver na fase adulta.

    Adelino parabéns pelo texto, e pela importância que tem sobre o assunto!

    Juliana do Valle. 8ºA.

  37. Acredito que a ética deveria estar na essência de cada indivíduo, mas na prática não é assim que as coisas funcionam. Hoje as pessoas estão focadas apenas em obter “lucros” e vantagens; enriquecer a qualquer custo é mais importante que seguir de acordo com seus princípios.
    Pessoas éticas são corretas em todas as áreas de sua vida. Não há como ser ético apenas no lado pessoal e ser outra pessoa em seu campo profissional.
    As instituições não devem estar focadas apenas em formar profissioais. Deve também explorar o desenvolvimento pessoal dos mesmos.

  38. Parabéns Prof. Adelino, Gostei muito do texto.

    Ao ler o texto percebi que hoje deparamos com profissionais cada vez mais atarefados, resolvendo as coisas a qualquer custo, prejudicando as outras pessoas sem pensar nas consequências (“espírito Macunaíma”).

    Acredito que mesmo nesse contexto, com a formação de alunos dentro de instituições responsáveis como a faculdade Dom Bosco, e as flexões do prof. Adelino juntamente com os outros professores, será inserido dentro desse mercado profissionais com uma visão holistica, éticos e responsáveis com foco em seus objetivos, mas sempre ajudando essa sociedade carente de bons profissionais.

    Adelino, você foi até o nosso grupo e começou a comentar como nós mudamos ao decorrer desses anos. Nós entramos na faculdade com uma visão e com o tempo formamos uma opinião com o que foi passado e textos como esses que nos fazem pensar em como vamos nos comportar diante desse cenário, e hoje vamos sair administradores formados.

    Obrigado.

  39. Gostaria de agradecer ao Prof. Adelino pelas palavras. e comentar:

    Infelizmente, estamos passando por períodos em que a Ética está se tornando uma coisa rara, talvez uma lenda perante um sociedade “Gerssita” e que se tornou uma filosofia principalmente nas empresas, onde se existe verdadeiras brigas pelos cargos mais altos
    A figura do Macunaíma chega a cair como uma luva visto que, muitas pessoais mesmo com tanto estudo, treinamento e palestras, se esquecem da ética e do social buscando apenas interesses próprios. Visto que se o profissional não possuir uma visão holística e compreender que todas as partes são interligadas e que de nada adiantará sua função.
    É explicito como a formação educacional e familiar se torna cada vez mais importante, em uma geração que é cada vez menor o dialogo e “cutucar” o “FACE” é muito mais “descolado” e fundamental para os futuros profissionais.

    “#ficaadica”
    Wellington Felipe

  40. A ética realmente é algo que deve ser trabalhado desde cedo no ser humano. Isso vem de educação. Porém, ainda assim é algo que também deve ser abordado no ensino superior de forma a reforçar essa visão e mostra-la em uma perspectiva mais voltada para o lado profissional.
    Concordo com o texto quando diz que não há como ser ético pessoalmente sem ser profissionalmente, não existe este tipo de separação, ou a pessoa é ética em todos os aspectos, ou não é em nenhum.
    Infelizmente, assim como já comentado anteriormente, essa sociedade muitas vezes nos incentiva a ter o “espírito Macunaíma”, por mostrar que o malandro é quem se “dá bem”. Mas isso não é nada que não possa ser melhorado. Basta investir em uma educação de qualidade na qual a ética é trabalhada e ensinada desde cedo.

  41. Prof. Adelino.
    Parabéns pelo texto.

    O texto nos faz refletir que a ética é de primordial importância, ela transmite uma postura respeitosa e correta, que um administrador deve ter.A ética está em várias áreas de nossas vidas basta saber encaixa-la corretamente, pois todos nós devemos cumprir nosso papel ético na sociedade, se todos fizessem a sua parte não ocorreria atitudes desenfreadas que vemos todos os dias nos jornais e na TV.

  42. Muito bom o texto Professor e o assunto abordado. Hoje em dia é difícil dizer que as pessoas são 100% honestas, em nossos serviços ou em nosso meio pessoal sempre tem alguém querendo passar por cima dos outros. A ética é passada dos nossos pais e ate amigos,mas nós mesmos que temos que desenvolver e criar uma perceptiva sobre ele e usar com sabedoria. Sempre fazendo coisas certas e que não vá prejudicar ninguem. Acredito tambem que há empresas que não são eticas e alguns assuntos como responsabilidade social que só pensam em seus lucros, forçando assim os empregados ha concordar com tais atitudes. E outra questão são as instituições a formar bons profissionais, acho q isso vai de cada um e aonde cada um quer chegar, muitas pessoas não estão nem ai para os estudos.
    Tudo só depende de nós mesmos e nossas atitudes.

    Jeniffer B. Amorim 8ºA

  43. Primeiramente parabéns pelo artigo.

    Atualmente vivemos em um mundo onde as pessoas só pensam em si mesma, não pensam no próximo. E o texto relata a grande importância que tem as pessoas pensar no coletivo, pois quando você faz as coisas corretas beneficiando a sociedade conseqüentemente essas atitudes trazem retornos positivos para a sua vida.
    Realmente a faculdade proporciona bons conhecimentos, principalmente à ética que deve ser praticada em todos os momentos a boa conduta o respeito que é essencial para a nossa vida.
    Através da suas aulas podemos perceber o quanto é importante ter ética no nosso dia a dia.

    Regiane M. 8A

  44. Professor Adelino parabéns pela excelente reflexão.

    Sabemos que é de extrema importância que as escolas, faculdades e universidades ensinem aos alunos sobre atitudes éticas e não somente sobre conteudos técnicos. Isto possibilita a formação de profissionais completos, ou seja, com conteudo e cientes das atitudes corretas que deve-se ter no ambiente empresarial.

    Realmente é visivel que as pessoas as vezes não associam as atitudes pessoais com as profissionais, um individuo que é ético deve ser ético em todas áreas de sua vida, principalmente no que diz respeito ao profissional.
    A Ética com certeza vem do caratér da pessoa, mas com certeza ela pode perfeitamente ser aprendida e praticada.

    Abraços !

    Patricia T. Soares

    8ºA – Adm. Faculdade D. Bosco

  45. Muito bom o texto Professor e o assunto abordado. Hoje em dia é difícil dizer que as pessoas são 100% honestas, em nossos serviços ou em nosso meio pessoal sempre tem alguém querendo passar por cima dos outros. A ética é passada dos nossos pais e ate amigos,mas nós mesmos que temos que desenvolver e criar uma perceptiva sobre ele e usar com sabedoria. Sempre fazendo coisas certas e que não vá prejudicar ninguem. Acredito tambem que há empresas que não são eticas e alguns assuntos como responsabilidade social que só pensam em seus lucros, forçando assim os empregados ha concordar com tais atitudes. E outra questão são as instituições a formar bons profissionais, acho q isso vai de cada um e aonde cada um quer chegar, muitas pessoas não estão nem ai para os estudos.
    Tudo só depende de nós mesmos e nossas atitudes.

    Facu. Dom Bosco 8ºA ADM

  46. Parabéns Professor pelo excelente texto.

    Percebemos que nos dias atuais muitas pessoas não são éticas. Vivemos em mundo onde o capitalismo impera e muitas pessoas agem de maneira individualista, deixando de lado valores que são fundamentais para se construir um mundo mais digno.

    O texto ressalta a importância de sermos éticos e de desenvolver nosso caráter na nossa formação profissional, assim poderemos contribuir de alguma maneira com projetos éticos.

    É de extrema importância que esse tema seja abordado nos cursos acadêmicos, visto que os futuros profissionais deverão aplicar este conceito ao exercer sua profissão.

    Mais uma vez parabéns.

  47. Grande Mestre Adelino, Parabéns pelo Artigo!

    É de extrema importância as instituições de ensino não focarem somente em conteúdo técnico mas também educar e treinar o aluno em situações que envolvam ética e responsabilidade.
    Parabéns e Sucesso!

    Marcelo Angeli
    8ºA ADM

  48. Adelino,vc foi muito feliz em seu texto,pois mostra como sermos éticos na realidade e sociedade que pregam o individualismo e a competitividade, muitas vezes acabamos nos tornando um “macunaima” na vida real,acredito que para conseguirmos a etica esperada é atravez do conhecimento do movimento de açao e reflexão, nossa faculdade trabalha com valores muito importantes para o universitário em formação, valores norteadores para uma vida comprometida com a realidade social.

  49. Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo texto.

    Concordo plenamente que atualmente os individuos relativizam a ética e buscam sempre se beneficiar de algum modo. Porém, é impossível manter uma postura ética somente quando lhe é conveniente. O ideal é que mantenhamos uma postura ética em todos os âmbitos de nossa vida e acredito que para alcançar isso precisamos de uma base sólida, ou seja, precisamos de um exemplo a seguir. Muitas vezes a relação familiar nos mostra essa postura, acredito que somente com a convivência que iremos absorver e aderir a esse hábito.

    At.
    Giselle Souza
    8º Adm A

  50. Ótimo texto Profº Adelino,

    A minha visão com relação ao texto é a seguinte:

    O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética. Enfim, a ética é julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa.

    Forte Abraço

  51. Adelino
    Parabéns primeiramente pelo artigo

    A ética está em várias áreas de nossas vidas basta saber encaixa-la corretamente, pois todos nós devemos cumprir nosso papel ético na sociedade.
    Hoje vemos que nem todas pessoas que se preocupam com a ética, as pessoas focam muito mais seus interesses em ter cada vez mais valores pessoais e bens, e deixam de agir com ética
    Quando O texto diz que não há como ser ético pessoalmente sem ser profissionalmente, acho isso muito correto pois ou a pessoa é ética Ou não.
    É de grande importancia que a faculdade promova essas discussões e informe os alunos de maneira correta, para estarem prontos para a sociedde

    8ºA ADM

  52. Parabéns Prof. Adelino pelo artigo.

    Um texto rico, com informações de suma inportância, que nos faz refletir sobre ser ético. Compartilhar a reflexão sobre este assunto nos permite reavaliar nossas atitudes como administradores que seremos e como pessoas para agirmos com discernimento na sociedade. Ética, matéria importante na grade curricular das faculdades, pois nos permite com essa introdução o início de um movimento à mudança de cultura e consequentemente a mudança comportamental.

    Obrigada por compartilhar seu conhecimento…
    Abraços
    Marcia Adm 8 A

  53. Parabéns Prof. Adelino pelo artigo.

    Um texto rico, com informações de suma importância, que nos faz refletir sobre ser ético. Compartilhar a reflexão sobre este assunto nos permite reavaliar nossas atitudes como administradores que seremos e como pessoas para agirmos com discernimento na sociedade. Ética, matéria importante na grade curricular das faculdades, pois nos permite com essa introdução o início de um movimento à mudança de cultura e consequentemente a mudança comportamental.

    Obrigada por compartilhar seu conhecimento…
    Abraços
    Marcia Adm 8 A

  54. Professor,

    Parabéns pela iniciativa na exposição de um texto com informações tão valiosas.
    Muitos seres humanos, mesmo sendo imprescindíveis, não utilizam da ética em seu dia a dia. Esta é a base que rege e estrutura qualquer ação tomada por nós. Em mesmo plano, sabe-se da suma importância da ética e seus valores (sejam eles sociais, culturais, entre outros) em nossa sociedade.
    A busca de um mundo melhor, depende da mudança radical das pessoas e, para que essa aconteça, é necessário, primeiramente, que as pessoas parem de utilizar de má fé a fim de tirar vantagens sobre tudo e todos. Em um mesmo patamar, passem a entender e utilizar os valores éticos para que seja reconstruída uma ‘nova’ sociedade com parâmetros éticos e com igualdade social.
    Mais uma vez parabéns, pois pessoas como você conseguem expor em um belo texto a real situação do mundo e transformar pessoas para melhor.

    Abraço

    Mateus ADM 8º A

  55. Primeiramente gostaria de parabenizar o Prof. Ms Adelino pelo artigo publicado.

    O que se espera atualmente de um profissional é que seja empenhado, criativo especialmente no que diz respeito a atitudes éticas (tanto na vida pessoal, quanto na profissional), e não somente ter experiência e conhecimentos técnicos.
    Contudo nos deparamos com uma sociedade individualista e capitalista na qual age a qualquer custo para atingir seus próprios interesses, sem pensar no todo.
    Todavia, até que ponto vale a pena atitudes antiéticas? Por em risco o respeito, honestidade e tanto outros valores é perder credibilidade, e isso não é de maneira alguma um bom negócio… Portanto faz-se necessário uma reflexão sobre o que é mais importante…
    O ideal seria enxergar a sociedade de modo holístico, se preocupando com outro e com a comunidade em geral.
    Muito mais que formar um profissional, deve-se desvendar a verdadeira essência do profissionalismo ético e responsável.

    Jocelaine Alves – 8º ADM B

  56. Professor Adelino, parabéns pelo texto.

    Pessoas com princípios e morais éticos em nossos dias atuais, se tornam como pedras preciosas ou algo de certa raridade, sendo então exemplos para outras pessoas.
    Exercer uma postura ética na vida pessoal, profissional e social não é talvez uma tarefa das mais fáceis se formos observar as atitudes de outras pessoas.
    Contudo manter atitudesem todos os âmbitos da vida com base e fundamentos éticos, pensando no bem comum de todos, é algo talvez intrínseco de um indivíduo, é uma filosofia de vida.

  57. Adelino, parabéns pela reflexão que traz com um texto teoricamente simples, mas profundo e objetivo.

    Pararmos para pensar no que é ético hoje em dia, nos ajuda e nos recompormos e buscarmos os melhores caminhos, numa sociedade cada vez mais atribulada e num mundo de mudanças turbulentas.

    Atualmente, é muito fácil nos tornarmos um “macunaíma” e nos perdermos diante de tanta “loucura”, e o que resta, é sabermos qual caminho queremos seguir e o que queremos ser. Assim, podemos optar por ações cada vez mais éticas e que promovam o bem.

    Obrigada professor, pela grande oportunidade de reflexão!

    Até.
    Daniele Emílio da Silva 8ºB

  58. Oi Adelino tudo bom?
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela abordagem textual acima, e comentar que hoje em dia temos que ter a consciência que vivemos não somente em uma sociedade “civil”, mas também na chamada sociedade da informação, onde trocamos ideias e informações a todo o momento, no âmbito Profissional isso não foge a regra e a Ética é imposta até como uma forma de resguardo e assim garantir que esse trâmite seja de uma forma coerente e com segurança. Às vezes até confundindo-nos com algumas ações rotineiras e que às vezes passam até por despercebidas.

    Abraços,
    Vicente Felipe (8º Semestre – Sistemas de Informação).

  59. Adelino, parabéns pelo texto.

    Acredito que atualmente a falta de ética tomou uma proporção tão grande no nosso país que parece estar se tornando uma caracteristica cultural. Vemos e aceitamos atitudes anti-éticas desde os nossos governantes. Como foi ressaltado ontem na sua aula, ser ético hoje se tornou mérito, pelo simples fato de estarmos habituados e conformados com a falta dessa, e a conformidade é tanta que chegamos a justificar algumas atitudes politicas “rouba mas faz”.
    Para poder haver alguma mudança deve haver maior investimento na educação, pois professorese os pais são os verdadeiros formadores de carater e de opinião.

    Camila Moreno (8° semestre – Administração)

  60. Olá Professor Adelino!
    Gostei muito do seu texto, pois traz uma discussão bastante pertinente, atualmente muitos dizem ser ético e nem mesmo sabem o que significa, os valores se perderam, as posturas profissionais em virtude da concorrência e até mesmo os princípios básicos estão escasso.
    No entanto, o texto disponibilizado e as discussões que foram feitas em sala de aula referente às teorias de Kant, nos traz referencias esclarecedoras a respeito do assunto, para que possamos pensar e discutir a amplitude do tema.
    Parabenizo ao professor e a instituição pelo belíssimo trabalho de trazer por meio de debates entre alunos e professores, assuntos valiosos para nossa vida e acadêmica e profissional !!

  61. vejo que a ética nos dias atuais é um desafio para todos pois, o que parece valer hoje é a esperteza e a malandragem mas, quem assim pensa está enganando a si mesmo pois o desafio é ser você mesmo aonde for e com quem estiver…

  62. Boa noite professor Adelino, parabéns pelo texto, achei muito interessante!!

    O texto nos permite fazer uma reflexão a fundo de ter a consciência em tomar uma postura ética seja profissionalmente e/ou na sociedade. O ideal é buscar o caminho da ética e do respeito para com o próximo, para que a sociedade se torne mais unida, é muito bom que esse assunto seja discutido na faculdade, pois em todas as ações devemos ser éticos e comprometidos.
    Obrigada professor por compartilhar seus conhecimentos!

  63. Achei o texto muito importante para todos, destacando a importância da ética no mundo. è um ótimo assunto para debate, pois o que falta na maioria das pessoas é a compreensão e a prática dos conceitos da ética.

    Parabéns pelo texto.

  64. O texto nos permite observar o quanto a ética é fundamental para o bom relacionamento entre as pessoas.
    O bom relacionamento deve se prevalecer em todos os ambientes e não só no trabalho.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento!

  65. Otima reflexão, texto muito bom.

    Percebo como o comportamento etico se faz necessario nos dia de hoje e nas organizações num todo.
    devemos tomar como lição o codigo de etica, para que possamos ser etico nas tomadas de decisões.

    Obrigado

  66. Parabéns Prof. Adelino

    Parabéns pelo texto. Contém uma exposição clara e precisa.
    Entendo que ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, onde é aceito um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercício.
    Temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade acarreta em responsabilidade.
    É fundamental ter sempre em mente que há uma série de atitudes que não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades que uma pessoa pode exercer, gostando do que se faz, sem perder a dimensão de que é preciso sempre continuar melhorando, aprendendo, experimentando novas soluções, criando novas formas de exercer as atividades, estando aberto a mudanças, mesmo nos pequenos detalhes, que podem fazer uma grande diferença na sua realização profissional e pessoal.
    Atualmente o mundo está egoísta, as pessoas sempre querem tirar vantagem de tudo, acredito que é necessário conscientizar as pessoas da importância da ética e da moral, para que tratem com respeito seus semelhantes, não destruam a natureza, não roubem, não matem etc.

    Tenho certeza que suas aulas conscientizam profissionais, e fazem à diferença na visão mais crítica do mundo em que vivemos.

  67. Boa tarde, Adelino!
    Gostaria de parabenizá-lo pelo texto e pela importante reflexão sobre a situação atual dos valores éticos, e concordo com sua visão.
    Percebo, ao observar a sociedade, tanto nas atitudes profissionais quanto pessoais, a banalização da ética. Uma grande parcela dos indivíduos vem agindo de forma “política” no sentido pejorativo da palavra, ao tomarem atitudes com a intenção de tirar algum tipo de vantagem, mesmo que isso acarrete em problemas para outras pessoas e ambientes, e se julgam espertos, sem perceber o quanto isso afeta a sociedade de um modo geral.
    Acredito que o papel de indicar como agir dentro da ética, seja dos pais e, que tais atitudes devem ser “ensinadas” desde a infância, para que não fique totalmente sob responsabilidade das universidades, capacitar os indivíduos para agir de forma ética em suas vidas como um todo, mas somente indicar as atitudes éticas referentes ao ambiente profissional no qual o indivíduo ingressará.

    Tal tema permite muitas reflexões e abordagens diferentes e amplas, portanto não estenderei mais meu comentário.

    Mais uma vez, parabéns pela reflexão.

  68. Profº Adelino, primeiramente parabéns pelo excelente artigo:

    Acredito que hoje, a ética é tratada como um valor “supérfluo”, onde outros valores menos importantes são tratados como prioridade.
    A ganância está explícita em algumas pessoas, que para obter benefícios, tomam atitudes desleais e antiéticas independentemente da conseqüência que possa causar em outras pessoas ao seu redor.
    A ética é um valor que deve ser inserido na educação desde cedo, por isso acredito ser de extrema importância a aplicação da mesma em Instituições de Ensino.

  69. Parabéns Professor pelo excelente texto.
    Vemos que no mundo atual a ética tem se tornado uma qualidade para as pessoas, e não simplesmente uma questão de carater. Ética é fazer o que é certo independente das cincunstancias, fazer o bem para o coletivo e deixar de ter pensamentos egoístas.
    A ética é a base para o sucesso, fazer o bem sempre trará coisas boas. É uma grande satisfação poder aprender nas aulas, por meio dela temos a oportunidade de aprender e melhorar nossas atitides e obter uma visão mais ampla sobre o assunto.

  70. Acho de extrema importância a reflexão sobre o atuar tanto para seu bem quanto para seu proficional, de certa forma nossa vida social nos reflete em no nosso trabalho, devemos então ser ético, saber refletir sobre nossos atos tanto na nossa vida privada quanto no público.

    Acredito sim que os universidades possam formar profissionais éticos e responsáveis, só cabe então a ela colocar essa semente.
    Parabéns

  71. …“espírito Macunaíma” – idealizado pela genialidade de Mário de Andrade – que, inexoravelmente, caracteriza-se pelo sentimento de esperteza, malandragem, pelo intento de tirar vantagem a qualquer preço, mesmo em prejuízo da coletividade”…

    O trecho acima resume a realidade em que vivemos. Hoje em dia a maioria das pessoas não pensam no próximo, passam por cima das mesmas sem se importar em estar prejudicando o outro.

    Adelino, parabéns pela crônica. Foi muito bem elaborada e nos faz refletir bastante. Espero que cada um possa tirar um proveito disso.

    Um forte abraço
    Mauricio Moraes
    8º semestre A

  72. Parabéns Adelino!!!

    Somente alguém que se preocupa com a “sociedade” escreveria um texto como esse. Ótimo e feliz comentário da obra de Mario de Andrade (Espírito Macunaíma), onde vivemos num mundo de esperteza e malandragem e abuso de artifícios que prejudicam o próximo. Se eu pudesse mudar o mundo, as pessoas e as convivências!!! Não dá pra mudar o mundo, mas é possível cada um se concientizar e melhorar em si e entender que concorrência não é sinônimo de “apunhaladas e trapaças”. Vamos nos unir!!!

  73. O artigo me fez refletir sobre a ética, que é um tema que me deixa muito instigada, pois acho que abrange uma esfera muito complexa e pode ser analisada em diversos cenários.

    Falo isso porque acredito que as pessoas adoram dizer que um setor, uma pessoa ou uma comunidade, são antiéticos. Mas se analisarmos bem, podemos concluir que a maioria das pessoas não age eticamente em 100% das suas ações.

    Diante da necessidade de profissionais que promovam atitudes comprometidas com a sociedade e com outrem, é imprescindível que a educação seja o berço dessa postura. Acredito que a educação pode mudar as pessoas, mudar o país.
    As necessidades da nova geração vão além da educação facilitadora, que promove apenas a ascensão dos índices brasileiros de educação. Necessitamos de uma escola que seja mediadora de conhecimento, que desafie os alunos e, acima de tudo, que ensine os valores necessários para promover o crescimento pessoal e do país, não só financeiramente, mas principalmente moralmente.

    Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.
    (BR Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental. Ética e Cidadania no convívio escolar. Brasília, 2001, p. 13)

    A educação escolar deve possibilitar que os alunos sejam capazes de compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

    Acredito que há muita coisa pra se mudar nesse país.
    A ética não pode ser vista como um fator que mudará toda a sociedade e a história da humanidade, mas pode, com certeza, ser a válvula para impulsionar essa mudança.

    A grandeza de um país está nos valores das pessoas que o compõe, e não se faz uma pessoa categoricamente idônea sem uma escola de qualidade.

  74. Boa tarde Adelino,

    Excelente crônica! Enquanto eu lia, fui anotando alguns comentários, e pude perceber que a ética está inserida em vários âmbitos, como: quando citou do “espírito Macunaíma”, me recordei do famoso “jeitinho brasileiro”. Somos famosos por tirar proveito de toda situação e “achar” que estamos em vantagem. Pura falta de ética. Criou-se uma distorção do conceito de ética. Ética é constituída por uma esfera pessoal, profissional e política. Atualmente, a ética deixou de ser esfera e passou a ser segmentos. Se um cidadão cumpre as obrigações pessoais, já pode ser considerado individuo ético, mesmo quando comete crimes no quesito profissional ou comete a simples expressão “puxar o tapete do colega”. Daí você ouve: “Ele (a) pode não ser um bom profissional, mas como pessoa ele (a) é excelente”. Não entendo o porquê dessa separação. Como se fosse 3, 4,5 pessoas agindo em uma só. O individuo não pode ser ético em apenas uma parte da sua vida.
    Por um lado, há fatores que interferem no pensamento ético verdadeiro. Há turbulências atuais que difundem a ética: fatos reais, alarmantes e preocupantes, como citado: fome, miséria, corrupção. Há também temas polêmicos, como: opção sexual, opção religiosa, desenvolvimento tecnológico, produção em massa.
    A formação ética do profissional atual deve estar baseada no contemporâneo. O conceito de ética na teoria funciona maravilhosamente. Mas não forma profissionais críticos, lógico que a base do pensamento deve estar fundada em teorias. O profissional recém formado sem um conceito próprio de ética, baseado em teorias e constituído no contemporâneo, se deixa desviar facilmente ferocidade do mundo.

    Caroline Pacheco – 8°A – Administração – FSDB

  75. Boa Noite!

    Este texto faz refletir sobre quais são valores que ainda resistem ao tempo e as pessoas, já que o benefício próprio predomina na maior parte da população. Vivemos em um país de tanta impunidade e falta de ética, que fica quase utópico pensar que essa situação da sociedade brasileira possa ser revertida.
    Para essa mudança os exemplos deveriam vir de cima ou melhor dos nossos lideres, e ai então cobrar da população ” PALAVRAS CONVENCEM, EXEMPLOS ARRANTAM”. É necessário ser mais justo, pensar no bem coletivo, ser mais honesto e consequentemente ético.
    Talvez assim, se não conseguirmos mudar a sociedade, mudaremos o meio em que vivemos.

    Parabéns pelo Texto Prof. Adelino

    Gisele L. Rodrigues 8B/ADM

  76. Parabéns pelo texto professor.

    O assunto abordado é lnteressante e nos leva a refletir se realmnte somos pessoas éticas, se agimos com honestidade com o proximo.
    Mas será a sociedade age de acordo com a ética.

    Maria Sidriana 6ºsemestre pedagogia

  77. Prof. Adelino, Gostei do tema, sempre com reflexões profundas.
    De fato o ser humano se tornou ganancioso, não todos, mas uma boa parte pode notar.
    O importante é obter o interesse próprio, não vendo mais o que pode causar no futuro, tanto para com seus próprios filhos como para o próximo.
    A família é a base para a convivência, maneira de agir, modo de relacionamento.
    A família estruturada e apita para um bom desenvolver de seus filhos, não é o suficiente, pois não é apenas a influência dos pais que o filho foca, tem todo o ambiente frequentado por eles que também fazem parte da formação, do desenvolvimento.
    O materialismo tornou forte, uma competição que não mede esforços, banalização da violência.
    Muitos usam de maneiras falsas, para seu próprio benefício, tendo vantagens.
    O ser humano precisa ser humanizado.
    Sei que nós com todos esses comentários não vamos conseguir mudar o planeta, mas eu agradeço muito pelo professor Adelino ter dado esta liberdade e refletir um pouco sobre esta realidade que muitos não se importam.

  78. Acredito que atualmente a falta de ética tomou uma proporção tão grande no nosso país que parece estar se tornando uma caracteristica cultural. Vemos e aceitamos atitudes anti-éticas desde os nossos governantes. Como foi ressaltado ontem na sua aula, ser ético hoje se tornou mérito, pelo simples fato de estarmos habituados e conformados com a falta dessa, e a conformidade é tanta que chegamos a justificar algumas atitudes politicas “rouba mas faz”.
    Para poder haver alguma mudança deve haver maior investimento na educação, pois professorese os pais são os verdadeiros formadores de carater e de opinião.

  79. Bom dia Professor Adelino
    Atualmente a falta de ética tomou uma proporção tão grande em nosso cotidiano que parece estar se tornando uma caracteristica cultural. Vemos e nos calamos com atitudes anti-éticas que acaba sendo ridículo tal consentimento.Ser ético hoje se tornou um mérito, pelo simples fato de estarmos habituados e conformados com a falta dessa, e a conformidade é tanta que chegamos a justificar algumas atitudes politicas “rouba mas faz”.
    Para que haja alguma mudança deve-se promover um maior investimento na educação, pois os pais e os professores são os verdadeiros formadores de carater e de opinião. E esse caráter deve ser moldado a partir da infância, pois só assim podemos mudar a cara e o caráter do nosso futuro.

    Meus parabéns pelo artigo.

    Daniele Q. Gomes
    8B – Adm.

  80. HOJE, MAIS DO QUE NUNCA, A SOCIEDADE NÃO SE CABE MAIS QUANTO SOCIEDADE. É PRECISO AVERIGAR A AUTENTICIDADE DOS ATOS COMUNS QUANDO ELES SE ACLOPAM DE TAL MANEIRA AO DELÍRIO DA OPORTUNIDADE.
    DE CERTO, EM OUTRO MUNDO – ISSO É: NA MINHA ADOLESCÊNCIA, AS MINHAS LITERATURAS GIRAVAM EM TORNO DAS QUESTÕES TRAZIDAS POR MÁRIO DE ANDRADE.

    SABIA QUE MACUNAÍMA, O ANTI-HERÓI, ERA UM PAPAGAIO? INTERESSANTE.
    QUANTO PENSO NESSA FIGURA QUE OFERECE A MELHOR CARICATURA DO POVO BRASILEIRO POSSO ARTICULAR DUAS DISCIPLINAS EM UMA: A DISCIPLINA DE ÉTICA COM A DISCIPLINA DE CULTURA BRASILEIRA LECIONADA POR VOÊ NA ACADÊMIA.

    VAMOS PENSAR: JÁ OUVI, E TEMPOS REMOTOS, QUE O BRASILEIRO É SACANA. TAMBÉM OUÇO DESDE QUE NASCI QUE SOU BRASILEIRO.
    PARA DESENCARGO DE CONSCIÊNCIA, TENTANDO BUSCAR UM EQUILIBRIO ENTRE A ÉTICA E
    ESSA DISCUSSÃO, PERGUNTO-LHES: SERIAM NOSSOS REPRESENTANTES SOCIAIS (VULGO POLÍTICOS) PAPAGAIOS MÓRBIDOS CANSADOS DE REPRODUZIR A ESPERTEZA SOCIAL?

    CARO ADELIO, VOCÊ SE MOSTRA COMO ANTÍOPE TENTANDO DESPERTAR NESSA ACADÊMIA UM OLHAR PARA SAIR DESTA IGNORÂNCIA SOCIAL.
    OBRIGADA! SOU ETERNAMENTE GRATA PELA SUA DEDICAÇÃO.

  81. Excelente exposição, Adelino, acerca da ética no contemporâneo. Um texto coerente que apresenta princípios norteadores essenciais para a reflexão tanto no âmbito educacional quanto profissinal, portanto, é nessa dinâmica de relações que o sujeito interioriza as ações, atitudes e, principalmente, valores construidos socialmente.
    A questão da ética nos dias atuais, de certa forma, está sendo menosprezada por conta de um capitalismo exacerbado, muitos valores estão sendo postos de lado em vista do desenvolvimento da economia. Mas, cabe nós educadores refletir em nossa conduta ética e construir uma base sólida, afim de conduzir o aluno a racionalidade ética, isto é, buscar o bem maior, agir com virtude em prol da sociedade.

  82. Boa noite Professor

    Certamente a existência da ética e dos valores morais criam em nós um grande senso de responsabilidade, onde nossas ações exprimem sentimentos de solidariedade.
    Este texto nos faz refletir que para um profissional estar totalmente engajado com os valores éticos, não é satisfatório apenas o saber, mas sim, possui-los e praticá-los no seu cotidiano sendo assim, que essa prática nos levem a construção de uma consciência crítica. Voltada para o desenvolvimento dos seres humanos e principalmente nossa, como futuros profissionais atuante dentro da sociedade.

    Parabéns

    Glaucia Diniz
    8°sem.B

  83. Boa tarde Prof. Adelino!

    Gostaria de parabenizá-lo pelo artigo que nos leva a refletir acerca dos valores morais e da ética nos dias de hoje.
    Afinal, no contexto de mercado atual, que nos exige desenvolver multi competências, para não perder para a concorrência, ás vezes os profissionais acabam deixando de lado princípios básicos como a ética por exemplo, para obter vantagens, como no bem citado “espírito Macunaíma”.
    Nós como universitários, devemos sempre estar abertos a este tipo de reflexão, pois cabe a nós, futuros administradores, desenvolver soluções criativas e inovadoras que estejam de acordo com os preceitos da ética e com nossos valores como cidadãos.

    Ana Paula – 8 sem. A – Adm.- Faculdade Salesiana Dom Bosco

  84. Prof. Adelino, o seu texto esta muito interessante, gostaria de parabenizá-lo desde já pelas suas aulas de ética, que me ajudou bastante a refletir sobre a ética e fez explanar o meu conhecimento sobre o assunto.
    Acredito que este tema, refletido em seu texto, e a ética em geral, deveriam ser discutidos dentro das escolas e desde as crianças pequenas, para que assim, compreendam e reflitam o que é ser ético e se tornem pessoas dignas e felizes.

  85. O pensamento apresentado nos leva a concluir que devemos tomar posição quanto à nossa maneira de atuar no mercado de trabalho.
    Trabalhar para ser reconhecido a qualquer custo, sem considerar o respeito mútuo e a coletividade, sem preocupações com a sustentabilidade, cultivando um espírito de esperteza, malandragem, pelo intento de tirar vantagem, mesmo em prejuízo da coletividade, ou seja, esquecer qualquer princípio ou ética; parecem ser os atributos “pregados” como necessários ao profissional contemporâneo.
    Apesar de ser disciplina essencial em qualquer ambiente acadêmico, parece-nos que realmente a ética é apenas uma disciplina, e que a maior parte dos profissionais, esquecem-se da mesma a fim de conseguir alcançar seus objetivos individuais, mesmo que seja em detrimento do caráter e virtude.
    Conclui-se que, para o profissional contemporâneo, as habilidades técnico-científicas, e conhecimento não são suficientes. Toda atividade profissional deve ser permeada de ética, trazendo em suas proposições e objetivos o compromisso com o outro, com a cidade, com a comunidade local e com a sociedade em sentido global.
    As instituições de ensino, consideradas responsáveis pelos profissionais ingressantes no mercado, devem habilitar-lhes não somente com a técnica necessária para o desempenho de seu trabalho, mas também habilitar-lhes a agirem como indivíduos que fazem parte do coletivo, da sociedade, da natureza, devendo atuar no desempenho de suas funções com responsabilidade e ética.

  86. Profº Adelino sempre nos presenteando com seus textos, pensamentos e ensinamentos.

    Parabéns pelo artigo.

    Esse assunto é de extrema importância para um bom convívio social e humano. Infelizmente, a falta de ética está a cada dia mais presente no nosso cotidino.
    Penso que o estudo e o conhecimento da ética deve ser item obrigatório em todas as instituições de ensino, mas o importante é que os alunos não estejam apenas participando das aulas e mas aprendam sobre a ética, criem uma consciência crítica para reflexão da realidade e coloquem em prática a postura ética para o convívio social.

    Marcele, 6º semestre – Pedagogia

  87. Primeiramente parabéns pelo texto Adelino, muito bem elaborado.
    Nos dias de hoje a sociedade acaba incentivando a proliferação do espirito “Macunaíma”, pois o “bonito” é sempre tirar vantagem em tudo, minha maior preocupação é com as crianças, pois elas vivem e são influênciadas com muita frequência, pois o futuro do nosso país são elas, e como será o futuro do nosso país se a sociedade continuar pensando e agindo como “Macunaíma”.

  88. Nas organizações, a enorme competitividade, incita as pessoas em disputas por cargos, salários, posições de destaque, assim como empresas disputando fatias de mercado. Nesta busca desenfreada pelo status, pela posição, o ser humano acaba passando por cima de princípios básico, como a ética, e esta competição é incitada pelas empresas que querem o melhor, o mais esperto, arrojado.
    A decisão de manter-se ético, frente as circunstâncias, depende de cada indivíduo, de cada administrador.
    O administrador, seja dentro ou fora da organização, precisa ser leal aos princípios da vida em sociedade, assim como leal aos objetivos organizacionais, sempre respeitando as opiniòes divergentes, sendo coerente e aprender com cada experiência.
    Ao tomar esta atitude o administrador estará fazendo sua parte como cidadão, lutando por uma sociedade mais justa. É necessário também que ele tenha o discernimento para tomar decisões e que proporcione resultados positivos para a organização, nào esquecendo que a mesma faz parte de um sistema aberto e que terá impacto direta e indiretamente na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *