Co-fundador do Diário defendeu doutorado em Portugal

Co-fundador do Diário defendeu doutorado em Portugal

DSC06603Co-fundador do Diário do Engenho, filósofo defendeu tese na renomada Faculdade de Filosofia de Braga – da Universidade Católica Portuguesa.

Filósofo, teólogo e professor universitário, Adelino Francisco de Oliveira – um dos co-fundadores do Diário do Engenho – acaba de defender tese doutoral na mais que renomada Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga – Portugal. A defese da tese ocorreu no último dia 16, às 16h.

A tese – que tem como título “A Transformação das Relações de Poder a partir da Experiência do Mandamento do Amor – Uma Aproximação Filosófica à Perícope de João 13,1-20 sob a Perspectiva da Analítica do Poder de Michel Foucault” –  teve como perspectiva desenvolver, à luz dos pressupostos da filosofia, investigação e pesquisa temática acerca das relações de poder a partir da experiência do mandamento do amor – em João – sob a perspectiva da analítica do poder do filósofo Michel Foucault.

Em diálogo, portanto, com o pensamento de Foucault, “a pesquisa propõe uma análise filosófica da cena do lava-pés, compreendida como narrativa histórica, que contempla em seu bojo, dinâmicas de relações cotidianas vividas pela comunidade joanina” – nos conta o professor Adelino de Oliveira.

Nos indícios e vestígios de vida cotidiana – nos diz ainda Adelino – “o texto joanino revela relações transparentes, alicerçadas no princípio ético do amor e na prática moral do serviço. Tais posturas indicam, representam a anulação e superação da lógica do poder microfísico, calcado na dinâmica de relações de força. O amor descortina-se, na perícope joanina, como dimensão ontológica, suplantando a compreensão de uma ontologia sedimentada no exercício do poder” – completa.

O trabalho de Adelino recebeu a honrosa e tradicionalíssima aprovação Magna cum Laude.

 

7 thoughts on “Co-fundador do Diário defendeu doutorado em Portugal

  1. Prezada Carla Ceres,

    Obrigado!

    Agradeço também ao Diário do Engenho, na pessoa do amigo Alexandre Bragion, pelo significativo espaço e homenagem.

    Cordialmente, Adelino

  2. Parabéns, professor Adelino!
    Título que é um privilégio de poucos, resultado de muito estudo, trabalho, sensibilidade e competência.
    Sucesso sempre!

  3. Meu querido professor, orientador e gerador de grandes inquietações [em mim]. Orgulho-me de ter passado por ti!
    Estou alegre pela nova etapa conquistada. Parabéns!
    Abraço terno e carinhoso,

    Sua aprendiz
    N.L.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *