Carta Aberta do ComCult em relação à Pinacoteca

Carta Aberta do ComCult em relação à Pinacoteca

O Conselho Municipal de Política Cultural – CoMCult –  vem por meio desta carta aberta expressar seu posicionamento CONTRA  o fechamento e a redução da Pinacoteca Municipal Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra à nova sede da Polícia Federal. Visto que o prédio foi construído e tombado como um espaço de arte e cultura, sendo um patrimônio público, artístico, cultural e simbólico da memória e identidade coletiva da cidade de Piracicaba.

Imóvel tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba em 2007, com o decreto n. 11.974, a Pinacoteca Municipal Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra carrega em suas paredes as memórias e a luta de incontáveis artistas piracicabanos.  Esta carta, no entanto, não é apenas uma defesa pela permanência das narrativas e identidades coletivas e artísticas da cidade. A Pinacoteca é muito mais que isso, pois sua estrutura arquitetônica foi pensada e articulada para o desenvolvimento dos processos criativos, pontuando a necessidade de uma futura escola de arte. Além disso, o prédio da Pinacoteca nasceu como um espaço que pudesse ser utilizado para a observação da paisagem piracicabana em um de seus contextos principais: o Engenho e o rio de Piracicaba. O prédio foi projetado e construído para única finalidade, que era e ainda é o de servir, e beneficiar os estudos e articulações da arte e suas linguagens.

É nesse sentido que reduzir a Pinacoteca a funções que não CULTURAIS e ARTÍSTICAS é um desmonte. É jogar fora não apenas mais de 60 anos de construção histórica e de identidade piracicabana, como também se desfazer de uma das maiores aquisições da cultura e da educação do município.

Este conselho compreende  que é necessário defender as conquistas que remontam a história artística e cultural da cidade, comprovada inclusive com seu tombamento pelo CODEPAC.

As/os conselheira/os entende que é necessário sim uma revigoração no Engenho Central com ocupações culturais e artísticas incluindo uma NOVA PINACOTECA e uma NOVA BIBLIOTECA, no qual este Conselho em reunião com Secretário da Ação Cultural se colocou à disposição para contribuir no acompanhamento e manuseio do Projeto Engenho da Cultura .

O ComCult também gostaria de ressaltar que, na gestão passada, não houve uma verdadeira política de formação de público e educação para fruição artística. Nesse sentido, o argumento da atual gestão, isto é, que a Pinacoteca Municipal Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra não tem público e por isso deve ser transferida para o Engenho Central não é realmente válido, pois além de estarmos vivendo tempos pandêmicos, a falta de interesse e de público pelos espaços da Pinacoteca recai, sobretudo, ao Poder Público, que deve se empenhar em oferecer aos cidadãos piracicabanos – e não somente turistas – os equipamentos públicos culturais.

A importância da Pinacoteca não deve se resumir ao entretenimento turístico e, muito menos, às estatísticas de visitantes em sua dimensão quantitativa. A Pinacoteca é um espaço dos cidadãos piracicabanos, espaço de fomento e produção da cultura, espaço de apreciação, formação e aprendizado artístico. Um marco na história cultural da cidade.


(Carta enviada ao DE pelo Conselho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *