Carta Aberta à Câmara Municipal de Piracicaba

Carta Aberta à Câmara Municipal de Piracicaba

Em 12 de Junho comemora-se o nascimento de Luiz de Queiroz. Que presente daremos a ele, senhoras e senhores vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Piracicaba?

Leitoras e Leitores desta carta aberta, nesta segunda-feira, 06 de Junho, voltará para votação na Câmara Municipal de Piracicaba o Projeto de Decreto Administrativo (P.D. L.) 008/2022 que propõe a “Medalha de Mérito Estudantil Professor Olavo de Carvalho”. Felizmente, entrará também para votação o Substitutivo 01 a esse projeto, que propõe a substituição para “Medalha de Mérito Estudantil Luiz de Queiroz” – substitutivo que defendo, não apenas por razões sentimentais, mas, e principalmente, por razões técnicas!

O mês de junho e o dia da votação pelos vereadores e vereadoras não poderiam ser mais simbólicos: a ESALQ aniversariou no dia 3 deste mês, Luiz de Queiroz nasceu em 12 de junho e faleceu prematuramente em 11 de junho, aos 48 anos.  Quem quiser saber mais sobre o sonho de Luiz de Queiroz pode consultar a página da sua Escola (ESALQ!) ou a ACIPI para conhecer o Memorial do Empreendedorismo, a Fábrica de Tecidos Santa Francisca, depois “Boyes”, ou ainda algo sobre sua vida pessoal no recente “A Passagem da Cidade” – do também piracicabano Francisco Ferreira (com especial atenção para seu alerta à destruição que vamos fazendo em nossa cidade! Senhores e senhoras vereadores e vereadoras, não permitam que acrescentem mais uma!)

Tudo isso, senhoras e senhores, para lembrá-los e lembrá-las que a figura de Luiz de Queiroz atende e extrapola o exigido dos P.D.L. citados, explicitado em conformidade o que GRITA o Regimento Interno da Câmara Municipal em seu Artigo 160, Parágrafo V: “outorga de tÍtulo de cidadania AOS QUE TENHAM PRESTADO RELEVANTES SERVIÇOS À COMUNIDADE “ (maiúsculas do autor desta Carta). Assim, o que dizer do nome na propositura original?

Mas continuemos, o substitutivo que propõe a o nome de Luiz de Queiroz segue com parecer contrário da Comissão de Legislação,Justiça e Redação (CLJR) da Câmara, que traz que, de acordo com o artigo 166 do Regimento Interno da Casa, a indicação: “não serão aceitos substitutivos, emendas ou subemendas que não tenham relação direta ou imediata com a matéria da proposição principal” e, assim, opina que “o substitutivo, por sua vez, altera o nome da medalha para “Luiz de Queiroz”, desvirtuando por completo o intuito do autor da propositura original de trazer uma premiação que recordasse e enaltecesse o nome do Professor Olavo”.”

Ou seja o intuito é exclusivamente o enaltecimento do nome do “Professor” Olavo, e o Ensino Médio (E.M)? É desculpa? O E.M. está uma maravilha? Pode-se dispensar a ligação entre o E.M. e o homenageado? É óbvio, senhoras e senhores, que a proposta tem que ser casada – qualquer que seja a modalidade, educação, esporte, lazer. No que pensarmos, há que ter uma ligação profunda entre o incentivo e aquele ou aquela que se pretende proporcione esse incentivo.

Some-se ainda, senhoras e senhores, o que já lembrei na Tribuna Pública, que o Senhor Olavo, POR DECISÂO PESSOAL, sequer concluiu o ginásio, ou seja, o E.M. (!!). Ora, senhoras e senhoras, há uma diferença enorme entre o autodidatismo por necessidade, sempre louvável e digno de enaltecimento, e o autodidatismo por opção – o do filho ou filha que chega um dia em casa e diz aos pais: “não vou mais à escola, vou ser autodidata”. Isso é um terror para qualquer família, é a esperança truncada, limitada pela falta de um diploma do E.M., e nem vamos entrar no aspecto da responsabilidade legal dos pais.

O que é que se incentiva quando o nome em uma medalha “enaltece o nome” de alguém que POR DECISÂO PESSOAL tomou essa atitude e não se arrependeu, pelo contrário? Senhoras e senhores, deixei claro também que o nome na medalha tampouco homenageia o senhor Olavo, pois ele pregou EXATAMENTE O CONTRÁRIO e quem se dedicou minimante a conhecê-lo sabe o quão bravo ele deve estar com essa ideia de emprestar seu nome a uma medalha que enaltece o que ele mais detestou na vida: a educação formal.

Não nos esqueçamos que o autodidatismo do senhor Olavo proporcionou a ele a capacidade de produzir “pérolas” como a que ele afirma que, na Física, por exemplo: “Albert Einstein foi um farsante que inventou a Teoria da Relatividade”, que “Isaac Newton é portador de uma burrice formidável” e que “Galileu Galilei não passou de um charlatão protegido pelo papa…” entre outras.

Então, senhoras e senhores, a questão da “matéria” levantada pelo parecer da CLJR, é muito frágil, não só por ignorar o Paragrafo V do Artigo 160 do Regimento Interno, (que, observem, antecede o do parecer da Comissão na sequência de Artigos), mas também por ser um desincentivo aos estudantes do E.M., por não constituir-se homenagem “enaltecedora” ao nome proposto no P.D.L., e, principalmente, por virar as costas a Luiz de Queiroz que satisfaz em abundância todas essas condições e tantas outras que poderíamos enumerar.

Isto posto, senhoras e senhores, volto à pergunta inicial: que presente daremos a Luiz de Queiroz no dia 12 de Junho? Estou entre as e os que não têm nenhuma dúvida, pelo contrário e espero que não se abstenham, não faltem, decidam, pelo Ensino Médio com Luiz de Queiroz, é o mínimo que podemos fazer.

Muito obrigado!

 

 

 

 

Sergio Oliveira Moraes, Professor Aposentado ESALQ/USP.

20 thoughts on “Carta Aberta à Câmara Municipal de Piracicaba

  1. Prof Dr Sergio, como sempre lúcido, apartidário, esclarecedor, embasado em normativos e fatos de todos conhecidos, presta relevante serviço aos vereadores, para que nao aleguem desconhecimento – inclusive do regimento da Câmara ! – e a Piracicaba, que tem nesse exato momento de tantas comemorações, tem a oportunidade de agradecer e enaltecer o nome de Luiz de Queiroz, a quem tanto a cidade, como o Brasil devem homenagear e reverenciar por sua visão e reconhecimento ao valor do ensino.

    1. Concordo plenamente com o professor Sérgio de Moraes. Precisamos nos conscientizar desde cedo, falo como jovem e sei que necessitamos de alguém, assim como o professor Sérgio, para nos dar forças e incentivar a lutar por nossos direitos diariamente, o que seria contraditório com a nomeação de “Olavo de Carvalho” ao prêmio estudantil.
      NOS AJUDEM A AFETAR POSITIVAMENTE A EDUCAÇÃO QUE GRITA POR AJUDA!!

  2. Parabéns, prof. Sérgio, por lutar para que nossa cidade não seja ainda mais envergonhada! Como cidadão Piracicabano, me sinto envergonhado só pela proposta original da medalha ter sido feita com o nome escolhido.

    E para os vereadores e vereadoras que pretendem votar contra o nome de Luiz de Queiroz ou que se abstenham de votar, deixo um aviso:

    Se não se sentirem envergonhados durante a votação, vão se sentir no futuro. Isso acontecerá quando um aluno “homenageado” recusar a medalha durante a cerimônia de premiação, ou por não gostar de Olavo de Carvalho (por se tratar de uma figura bastante polêmica), ou por gostar, mas justamente por conhecê-lo, saber que ele próprio não gostaria de ter seu nome ligado a um prêmio como este.

    Será uma mancha permanente no nome de vocês. Estejam certos disso.

  3. Os vereadores não podem alegar desconhecimento sobre a diferença entre Olavo de Carvalho e Luiz de Queiroz! Enqto o primeiro sempre desestimulou estudos para os jovens, o segundo, doou terras em Piracicaba para construção de uma Universidade que dissemina conhecimento!

  4. Professor Sérgio,
    Obrigada por tentar evitar mais essa catástrofe para nossa cidade. Homenagear um cidadão que sempre combateu a ciência com o nome em uma medalha de mérito estudantil é uma ideia tão descabida que me leva a questionar a sanidade mental de quem fez a propositura!

    Esperamos que o substitutivo seja aprovado, tanto por mérito quanto para poupar a cidade de mais uma vergonha de grande porte.

  5. Prof. Dr. Sérgio Moraes, meu amigo desde a graduação em Física na UNESP em Rio Claro, disparado o melhor aluno entre 50 !
    Como sempre, seus textos didáticos e esclarecedores trazem informações concretas da magnífica história de Luiz de Queiroz junto à comunidade piracicabana e a educação do seu povo! Sem sombra de dúvidas, Luiz de Queiroz merece mais esta singela consideração e homenagem…do povo desta cidade e dos seus representantes… por todos os seus feitos em prol da educação e da cultura do Brasil!

  6. Apoio irrestrito ao exposto e defendido pelo ilustre Prof. Dr. Sergio que, com muita propriedade e lucidez, sugere o nome de Luiz de Queiroz em vez de Olavo de Carvalho para a homenagem que essa Câmara deseja fazer.

  7. Obrigado ao Prof Sérgio por dar visibilidade a essa aberração pretendida e, mais que isso, por divulgar de modo tão consistente, parte do importante legado de Luiz de Queiroz, criando uma alternativa e uma saída honrosa para esse mal feitoque estava prestes a ocorrer, envergonhando Piracicaba. Quem são esses vereadores exdruxulos (para dizer o mínimo) que propuseram essa aberração???
    Parabéns Professor.

  8. Concordamos plenamente e reiteramos o apoio ao posicionamento do prof. Sérgio .Nivaldo de Lellis
    Pizzinatto , Nadia Kassouf Pizzinatto e
    Andrea Kassouf Pizzinatto.

  9. A Carta Aberta do prof Sergio Moraes traz inequivocos e consistentes motivos para apoiarmos , absolutamente, o nome de Luiz de Queiroz para o prêmio a estudantes do Ensino Medio!

  10. 100% de acordo, temos que enaltecer quem de fato prosperou conhecimento, não apenas para Piracicaba, como para o Brasil e o mundo afora.
    Quem colocou todos os seus pertences, pelo sonho de ter uma das melhores escolas de Agricultura do MUNDO?
    De fato um exemplo!!!

  11. Luiz de Queiroz não só preenche os requisitos para este mérito, como também teve seu reconhecimento em cenários internacionais da época, projetando , historicamente, até os dias atuais, o pioneirismo de nosso país.

  12. Que ridículo esse parecer da Comissão de Justiça. Tão ou mais ridículo que a proposta do PDL em questão.

    Censura?
    Não eu não postei nenhum comentário anterior.

  13. Artigo Excelente! O prof. Dr. Sergio exprime de forma sensata, embasada e de forma contundente a necessidade de que o nome de Luiz de Queiriz, seja indicado para a medalha de mérito estudantil aos estudantes de Ensino Médio em Piracicaba!
    É uma ótima oportunidade oara que os Administradores demonstrem uma ação cidadã e também um enorme nacionalismo ! Fazendo jus aos que confiaram nos seus mandatos!
    Piracicaba merece! Luiz de Queiroz merece esse presente, bem lembrado pelo professor Sergio, 12 de junho aniversário de Luiz de Queiriz e 13 de junho dia do Padroeiro de Piracicaba@! Que nosso Santo Antinio ilumine nossos vereadores nesta noite! Votemb Medalha ” Luiz de Queiroz”!
    Parabéns prof. Dr. Sergio Moraes!

  14. Como Olavo de Carvalho? Um bosta, mentiroso, vagabundo que enganou todo mundo se dizendo Filósofo qd só tinha o ensino médio completo. Comparar o grande Luíz de Queiróz, com um mané, insignificante como esse tal Oavo. É uma afronta aos estudantes uma porra de medalha Olavo Caralho, Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *