Câmara entrega título de Cidadão Piracicabano a Chico Galvão

Câmara entrega título de Cidadão Piracicabano a Chico Galvão

Projeto de Decreto Legislativo de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT) concede título de cidadão piracicabano a Chico Galvão, coordenador de programação do SESC Piracicaba.

Nesta terça-feira (21), às 19h, Francisco Galvão de França, o Chico Galvão, coordenador de programação do Sesc Piracicaba, receberá em sessão solene na Câmara Municipal de Piracicaba o título de Cidadão Piracicabano. A propositura é da vereadora Rai de Almeida (PT) e foi aprovada em 2021 pela Câmara – no entanto, por conta da pandemia da Covid-19 e das restrições que ela demandava a entrega solene desse título acontece agora.

Chico Galvão é natural do Rio de Janeiro, tendo passado a infância e juventude na cidade de Jaú – onde se formou em Tecnologia de Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial. No entanto, a paixão de Chico pelo audiovisual o levou a mergulhar no universo da cultura e das artes. Em São Carlos, Chico Galvão estudou Imagem e Som, na Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, curso que o levou depois a escolher o cinema como tema de dissertação de mestrado na UNICAMP.

À frente da coordenação sociocultural do SESC Piracicaba, Chico Galvão tem contribuído sobremaneira para a cultura, artes e demais áreas do conhecimento, da vida social, cultural e histórica do município. Responsável também por descobrir e apoiar novos talentos locais, Chico Galvão é apaixonado pela cultura piracicabana e referência na cidade no que diz respeito à produção de exposições, eventos, shows e demais atividades artísticas.

Dentre as atividades mais expressivas pensadas e produzidas por Chico à frente do Sesc Piracicaba estão o circuito “Rio das Artes” (circuito de ateliês abertos e exposições feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) e o “Fórum das Tradições Populares de Piracicaba” – que entrou no calendário de festividades do município – responsável pelo resgate das manifestações de cultura tradicional da cidade, como o samba lenço, o batuque de umbigada, o cururu, a catira, a viola caipira entre outras.

Para a vereadora Rai de Almeida, autora do projeto que concede o título a Chico, a honraria a ele leva em conta, em especial, “a grande e generosa contribuição que Chico Galvão prestou e vem prestando à cultura de nossa cidade, aos seus artistas e fazedores de cultura, bem como ao público piracicabano em geral e à cidade como um todo – seja ao difundir seu nome e a relação da cidade com a cultura e com a produção cultural, seja pela escuta atenta que faz junto a esses grupos”.

A sessão solene de entrega de título de cidadão piracicabano ao Chico Galvão é aberta a todos os públicos – e seus organizadores e proponentes esperam contar com a presença de artistas, amigos e amigas, fazedores e fazedoras de cultura e todos e todas que acompanham a cultura piracicabana.


Serviço

“Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadão Piracicabano a Chico Galvão”.

Local: Câmara Municipal de Piracicaba

Data : 21/06/22 – Horário: 19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *