André Bueno Oliveira recebe prêmio literário

Poeta vencedor de diversos concursos e colecionador de importantes prêmios literários conquistados em Piracicaba e por todo o Brasil, André Bueno Oliveira foi agraciado – no dia 27 de dezembro último – com mais um prêmio.

Desta vez, o poeta – nascido em Laranjal Paulista, mas criado em Piracicaba e piracicabano de coração e opção – conquistou o segundo lugar no IV Concurso de Trovas Para Um Vida Melhor, promovido pelo site Falando de Trova – site especializadíssimo no que diz respeito a esse gênero poético.

André já havia conquistado o segundo lugar nesse mesmo concurso, desenvolvendo o tema solicitado pelo regulamento: a caridade. Agora, o poeta levou para casa mais um segundo segundo lugar – trovando desta vez sobre o tema “prudência.”

O leitor deste diário terá abaixo o prazer de poder conferir, em primeira mão, mais essa pérola premiada de André Bueno Oliveira:

PRUDÊNCIA

Levando uma vida vã,

perdi bem cedo a Inocência,

mas conquistei sua irmã

que hoje me ampara: a Prudência.

————————————————————— 

Um pouco sobre o gênero poético “trova”

De origem medieval, a trova é um gênero poético pautado na concisão e na organização formal de rimas e metrificação. No caso da trova de André, por exemplo, o leitor poderá observar que o poeta valeu-se da medida padrão e do jogo fixo de rimas (abab – também chamada de rimas alternadas) para a construção de sua “Prudência.”

Quer saber mais sobre trovas e sobre o site “Falando de Trovas,” acesse:

http://www.falandodetrova.com.br/vidamelhorIIIetapa4%C2%BAconcurso

2 thoughts on “André Bueno Oliveira recebe prêmio literário

  1. Obrigado, Ivana. Creia que parte de minha evolução na cultura poética devo aos nossos amigos/as escritores/as e poetas, que se destacam dentro da Literatura em nossa cidade. Lendos seus trabalhos sempre tenho algo a aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *