André Bueno de Oliveira lança livro de poemas

O poeta André Bueno de Oliveira está lançando o seu livro de poemas: “Herança de Poeta.” Lançamento “solo” de André – que já havia participado de inúmeras coletâneas – o livro não está à venda. Livre das noites de autógrafos e do comércio em torno da obra literária, André Bueno preferiu distribuir seu livro a pessoas interessadas e a instituições públicas que trabalham com livros – como a biblioteca municipal e as escolares, por exemplo.

Publicado pela editora Equilíbrio, “Herança de Poeta” está dividido em duas partes. Na primeira parte, o livro traz uma série de sonetos muito bem trabalhados – especialidade do poeta – e outros poemas de forma fixa: como baladas, acrósticos, trovas e quadras (todos já publicados anteriormente em jornais de Piracicaba e região). A segunda parte, por sua vez, guarda uma surpresa: uma novela inédita, dividida em 3 capítulos e inteiramente escrita em sextilhas (estrofes de seis versos, tendo cada verso sete sílabas métricas), intitulada “Ela me pediu em casamento.”

 A flechada foi certeira!

A minha mestra faceira

me entregou seu coração!

Confesso que nesse dia,

eu ganhei na loteria

ao fazer a redação

“Herança de Poeta” – como um todo – contempla a lavra de um escritor de métrica firme e ideias fortes, e que em momento algum escorrega no vazio de conteúdo em detrimento da forma polida. Da mesma maneira, se por um lado sua forma é rígida e fixa, por outro ela não permite a sonora infantilização de rimas despropositadas ou absurdas. Pontuais, seus poemas refletem um lirismo nitidamente trabalhado – e não apenas inspirado ou sentido. Como se pode ver, por exemplo, em:

Vazia – minha caixa de segredos

não tem mais emoções para ocultar.

Vazio de paixões a lhe assaltar,

meu tolo coração baniu seus medos

 

Vazio de tormentas e torpedos,

meu mar, com muito sonho a poetar,

tornando à calmaria secular

Uniu-se à solidão de seus rochedos

 

Afirmo que o VAZIO é enganoso!

Fazendo-se não visto, é volumoso,

tem alma e corpo e vida e tem beleza!

 

O espaço sideral, vazio, é lindo!

Pequeno a nosso olhar, é grande! Infindo!

É Pai e precursor da Natureza!

Premiado em diversos concursos literários, tendo vencido por 3 vezes o tradicional Prêmio Escriba de Piracicaba, André Bueno de Oliveira começou a publicar seus poemas em 1988, no Jornal de Piracicaba e na Tribuna Piracicabana. Em 1991, participou da fundação do CLIP – Centro Literário de Piracicaba – e em 2008 foi empossado na Academia Piracicabana de Letras, onde ocupa a cadeira de nº 14.

Com prefácio de Ivana Maria de França Negri e comentários de Carla Ceres e Marisa Bueloni, “Herança de Poeta” marca definitivamente a carreira literária desse poeta tão especial – e enche de beleza verdadeira uma seara regional tão ameaçada pela superficialidade e pelo diletantismo.

 ———————————————————-

Herança de Poeta

Oliveira, André Bueno de

Equilíbrio Editora

ISBN: 978-85-61237-42-4

2011

 (Mais informações podem ser obtidas diretamente com André Bueno, pelo caixa postal: 76 –CEP 13.400 -970 – Piracicaba. Ou ainda por meio de email a ser encaminhado a este diário: contato@diariodoengenho.com.br)

One thought on “André Bueno de Oliveira lança livro de poemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *