Altissonante! Espetáculo circense online e live com Fernanda Ferreira são atrações desta sexta-feira, em Piracicaba!

Altissonante! Espetáculo circense online e live com Fernanda Ferreira são atrações desta sexta-feira, em Piracicaba!

Espetáculo circense online acontece às 19h, no canal do “Dança na Rede”, no Youtube. Live de bate-papo sobre o espetáculo acontece na sequência, às 20h, com Lu Menin e Fernanda Ferreira, no Instagram @fernandaferreira160 .

O espetáculo circense Altissonante, primeiro solo da artista da Cia. Barnabô e co-fundadora do Circo Zanni Lu Menin, realizou no início de 2020 parte do projeto de circulação através do Edital Proac, passando nos meses de fevereiro e março pelas cidades de Piracaia, Sorocaba, Carapicuíba e Botucatu. Com o início da pandemia e a necessidade de isolamento social, o projeto foi concluído totalmente online, com apresentação do espetáculo ao vivo na versão “em casa”, live com a diretora Lu Lopes e também uma Oficina de circo online.

Finalizando o projeto, haverá a apresentação da versão online do espetáculo também nas redes sociais de equipamentos culturais parceiros, nas cidades por onde o projeto passaria presencialmente. Essas apresentações serão disponibilizadas através de parceiros sediados em Piracicaba, Jundiaí e Campinas. A programação prevê uma live de bate-papo entre Lu Menin e a convidada de cada cidade, e também a apresentação online do espetáculo realizado na versão “en casa”.

A última cidade da programação é Piracicaba, onde a live de Lu Menin será com Fernanda Ferreira, bailarina, professora, coreógrafa e ativista cultural do Coletivo Anônimos da Dança. A live acontece às 20h, logo após o espetáculo online.

Fernanda Ferreira, que estará na live às 20h.

“Altissonante” é um espetáculo de linguagem circense, mas que agrega outras linguagens, como teatro e dança, e os bate-papos com profissionais do circo, teatro e dança, vem para acrescentar a discussão do hibrdismo desta criação.

Sobre o espetáculo

Altissonante estreou em abril de 2019 no Sesc Pompéia. Também realizou algumas apresentações no Tendal da Lapa, além de ser convidada para a encerrar a V Mostra de Arte Circense de São José dos Campos (SP).

A encenação do espetáculo solo da artista circense Lu Menin expõe suas virtuoses acrobáticas e traz no roteiro importantes temas sobre o feminino. Ela constrói a própria trajetória em um aparelho que chamamos de Aereotório -uma estrutura autoportante em forma de oratório.

O espetáculo se apropria das artes do circo através das técnicas de parada de mãos e acrobacias aéreas, mas também constrói sua dramaturgia com canto, dança e teatro físico. Todos esses elementos são abraçados pela estética barroca que nos remete aos oratórios e às obras sacras do século XVIII, repletas de rococós, cores e informações visuais.

Não atoa, a artista que é natural das Minas Gerais, traz no seu imaginário toda a riqueza da arte das cidades históricas, e no momento que decide e se apropria de sua criação solo, todo esse repertório chega com ela pelo olhar feminino de mulher, mãe, esposa e circense.

Sinopse

O solo de Lu Menin traz uma linguagem multifacetária do circo, através das técnicas de parada de mãos, acrodança, junto com o canto, a dança e o teatro físico. Um espetáculo que trata das inquietações da mulher moderna, com todas as batalhas diárias, os ideais e as formas de lidar com essa necessidade de ser várias mulheres em uma só. Tudo isso com uma delicadeza estética e um olhar crítico de como a sociedade lida com essa mulher completa, dona de sí e com total controle do mundo em que vive.

Anote aí!

Dia 28 de agosto –Piracicaba

19h00 – Apresentação do espetáculo on line na página do youTube do Dança na Rede

20h00 – Live com Lu Menin e Fernanda Ferreira no instagram (fernandaferreira160)

Projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Proac, Edital Proac 9/2019 – Produção e Circulação de Espetáculos Circenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *