#VaiValdemar

#VaiValdemar

Gostaria de dedicar o artigo desta semana tecendo algumas palavras em memória do companheiro e amigo Valdemar Correr, vitimado pela Covid-19. Sei que há outros companheiros, com mais experiência, maior convivência e, portanto, com melhores condições para falar sobre o Valdemar. Peço licença aos mais velhos, às lideranças históricas do PT em Piracicaba para prestar aqui uma muito singela homenagem ao grande companheiro das tradições trentino-tirolesas, preservadas nas comunidades de Santa Olímpia e Santana.

A notícia do falecimento desse querido companheiro ecoou sobre a cidade, lançando-a na mais profunda tristeza e desolação. Como se não bastassem as inúmeras mortes provocadas pela pandemia, o passamento de Valdemar Correr provocou imensa comoção, uma aguda dor, um pranto inconsolável. Valdemar foi uma importante liderança comunitária, com uma história única nos movimentos sociais, na luta sindical e na organização do Mandato Coletivo – construído e germinado democraticamente nas comunidades de Santa Olímpia e Santana.

Com a passagem de Valdemar, a cidade de Piracicaba perde um cristão zeloso, um pai muito amado, um professor dedicado, um político ético, um cidadão exemplar, um ser humano da melhor qualidade. Com princípios forjados na tradição das Comunidades Eclesiais de Base, Valdemar sempre entendeu e praticou a política como serviço, defendendo uma democracia de alta intensidade, com ampla participação popular e plena em direitos. Sua morte abre uma profunda lacuna na luta por uma cidade mais justa, solidária, humana.

Confesso que fiquei profundamente emocionado quando o companheiro Valdemar me telefonou para comunicar sobre a sua indicação, pelo Mandato Coletivo Trentino-Tirolês, para concorrer, na eleição de 2020, pelo Partido dos Trabalhadores, a uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Entendi que aquela indicação representava um sopro de esperança para a política local. Valdemar, infelizmente, não foi eleito vereador, mas obteve uma expressiva votação, consolidando a legitimidade e o reconhecimento de sua incansável luta por um mundo melhor. Na ocasião, a cidade perdeu de ter em seu parlamento um político da estirpe de Valdemar Correr: íntegro, ético, solidário, profundamente democrático, defensor incansável e intransigente dos direitos de cidadania.

É preciso destacar o educador e professor da rede pública, na qual Valdemar lecionou por muitos anos. Militou na Apeoesp, discutindo educação, formação e direitos da classe trabalhadora. Foi um excelente professor, vinculando-se ao educando de forma terna e propositiva. No Conselho Municipal de Saúde, batalhou por politicas públicas universais e de qualidade, na defesa do acesso de todos ao SUS. Nesse caso, foi um defensor contumaz da vacina para todos e todas como única maneira de se enfrentar a pandemia, protegendo as pessoas, principalmente as mais vulneráveis.

Dedicado, afetuoso, carismático, cheio de empatia e com uma generosidade ímpar, Valdemar sempre foi capaz de fazer avaliações ponderadas e transmitir esperança e otimismo, reanimando a todos para a difícil luta política. Tive o privilégio de caminhar e militar ao lado do companheiro Valdemar Correr ao longo da eleição de 2020. Por vários momentos fui tomado pela mais sincera emoção com a #VaiValdemar, demonstrando a força, beleza e juventude de sua candidatura. Apesar dos tempos obscuros em razão da pandemia e da perversa política do governo da morte, a experiência ao lado do companheiro Valdemar foi incrível e deixou marcas indeléveis. Além de sua intensa empatia, inspirou-me com sua coragem, sua determinação, seu desejo de transformar o mundo e fortalecer sua comunidade. Ensinou ainda, quando permaneceu no PT, mesmo com o risco de perder votos, que a integridade e a coerência ética são fundamentais nas relações humanas e na prática política. Graças a sua forma de fazer política, a cidade poderá contar com jovens lideranças, inspiradas por um profundo senso ético e de liberdade.

A perspectiva da morte, em um primeiro momento, pode despertar o sentimento de desolação e a sensação de que somos inexoravelmente limitados. Mas, reconhecendo o legado incrível deste companheiro, sabemos que Valdemar estará presente em cada embate, cada disputa, cada passo, cada ato, cada fala, cada gesto, cada palavra, cada sonho. Insistentemente, sua memória poderá guiar nossas mentes e nossos corações para a militância, para o bom combate, para a transformação. O companheiro Valdemar Correr estará conosco como uma inspiração viva e intensa, eternizando a beleza da luta e a necessidade da mudança. #VaiValdemar!

 

 

 

Adelino Francisco de Oliveira é doutor em Filosofia, mestre em Ciências da Religião e professor no Instituto Federal, campus Piracicaba.

adelino.oliveira@ifsp.edu.br

 


Foto de capa: Carol Castilho. 

3 thoughts on “#VaiValdemar

  1. Bela homenagem Adelino !!! A humildade de Waldemar era grande, perdemos um Companheiro que brincava e falava sobre as coisas da vida sempre com sinceridade !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *