Um dia de graças – por Niva Miguel.

Um dia de graças – por Niva Miguel.

portinari

A carne mais barata do mercado é a carne negra, que vai de graça para o presídio e para debaixo do plástico – e que vai de graça para o subemprego. A carne mais barata do mercado fez e faz história, meu irmão, segurando esse país no braço. E mesmo assim, ainda guarda o direito de brigar bravamente por justiça e por respeito, por algum antepassado da cor.

Por isso, hoje é Dia da Consciência Negra, e nós estaremos garbosamente, como sempre fizemos em Piracicaba, pisando em solo sagrado com a imponência de um rei. Vamos esquecer os desenganos que tivemos durante o ano e viver a alegria que sonhamos, dando os nossos corações com alegria e amor sem distinção de cor.

Nós negros estamos acordados e fazemos de todas as manhãs um dia de graça, não mais nos rebaixamos e nem humilhamos ninguém. Hoje não somos só reis no Carnaval, porque fazemos das nossas Marias uma rainha todos os dias e cantamos sambas nas universidades – na esperança de que nossos filhos sejam príncipes e princesas de verdade.

Acreditamos sermos os mais valentes nessa luta do rochedo com o mar, é hoje o dia da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar! Diga espelho meu se há em Piracicaba um povo mais feliz do que o nosso.

Negro é lindo!

cafeE hoje não temos medo e nem vergonha de dizer: sou negrão! E sabe por quê?
Porque agora sabemos que negro é lindo, que negro é amor, que negro é amigo. Mais que tudo isso, que negro também é filho de Deus. E que nós só queremos que Deus nos ajude a ver nossos filhos nascerem e crescerem e serem campeões sem prejudicar ninguém. Porque negro é lindo!

Além disso, negro é a raiz da liberdade. Um sorriso negro, um abraço negro trazem felicidade. Negro que já foi escravo, negro é a voz da verdade, negro é destino e amor, negro também é saudade.

E você que ainda ri da nossa roupa, você que ainda ri do nosso cabelo, você que ainda ri da nossa pele e você que ainda ri do nosso sorriso, não sabe que a verdade é que você, como todo brasileiro, tem sangue crioulo, tem cabelo duro. Sarará crioulo, sarará!

Imaginamos que você deva saber que nós somos o samba, a voz do morro, sim senhor, que viemos mostrar ao mundo que temos valor e que somos os reis dos terreiros. Por isso, salve o samba que leva alegria para milhões de corações brasileiros. O samba é alegria falando coisas da gente: se você anda tristonho no samba fica contente.

O samba é a voz do povo, o samba é a flor que o vento jogou no chão, mas ficou o galho pra outra flor brotar, as folhas o vento pode levar, mas fica o perfume flutuando no ar.

O samba é igual a uma crioula, uma linda dama negra, a rainha do samba mais bela da festa, uma fiel representante brasileira. E como já dizia o poeta Gil, que negro é a soma de todas as cores, você – crioula – é colorida por natureza, você é o poder negro da beleza. Crioula!

Afirmação!

Lavrador de CaféE você deve estar se perguntando de onde vem essa força, essa luz que nos faz andar de cabeça erguida e sentir orgulho do que somos. E nós responderemos:
sim, somos negros de cor, e o que nós pedimos é para lutarmos cada vez mais porque a luta está no fim. Cada negro que for, mais um negro virá para lutar com sangue ou não. Com um texto também se luta, irmão. Ouvi minha voz, lutar por nós. Luta negra é demais é lutar pela paz para sermos iguais.

E nós que viemos de Angola, do Congo, de Benguela, do Monjolo, do Capim da Mina, de Kiloua e do Rebolo temos a certeza de que quando estivermos reunidos comemorando hoje à noite, sentiremos a luz e a proteção de Zumbi. Ai nós queremos ver quando Zumbi chegar, o que vai acontecer. Zumbi é senhor das guerras, senhor das demandas e quando Zumbi chega é Zumbi quem manda!

Por tudo isso, consideramos hoje, um dia especial, um Dia de Graças, que comemoraremos com muita festa, muita alegria e solidariedade para com todos. E também temos a certeza de que em breve teremos uma sociedade mais justa e igualitária.

————————————————

Niva Miguel é jornalista, professor universitário, mestre em Educação
e autor do livro “Além da Notícia.”

(O texto de Niva Miguel toma por base uma recolha de trechos de músicas que versam sobre o negro).

* imagens: quadros de Cândido Portinari.  

17 thoughts on “Um dia de graças – por Niva Miguel.

  1. Belo texto que nos lembra de sentimentos sombrios que – pena! – continuam circulando pela nossa sociedade.
    Lucidez, respeito, amor à sua cor negra e à luta dos negros por uma sociedade que não deve levar em conta a cor da pele, leveza, alegria apesar do enfrentamento do preconceito em sua vida diária. Tudo isso nesse texto me emociona.
    Parabéns, Niva. E obrigada!

  2. Parabéns pelo texto…lindo,emocionante,profundo…não o conheço; sou de São Paulo,mas amiga de Zilma Bandel ,que o admira muito.
    E o que quer dizer cor da pele?NADA!!!O sangue de todos é o mesmo,vermelho,a alma de todos é a mesma…O que diferencia os indivíduos é o caráter…e esse não está expresso na cor da pele.Um grande abraço Anna Lydia da Silveira Britzki

  3. Como já foi dito: Não precisamos de um dia de consciência : negra, branca,parda, albina……Precisamos de 365 dias de Consciência Humana! Frei Angelico Não o conheço, mas já o admiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *