Um delicado toque na vida.

Um delicado toque na vida.

pense2

Achar
a porta que esqueceram de fechar.
O beco com saída.
A porta sem chave.
A vida.

(Paulo Leminski)

 

 

 

Hoje quero escrever sobre delicadezas.

Começo com uma experiência que me tocou particularmente há poucas semanas. Fui abastecer meu carro e me atendeu um frentista, moço simples, gentil, educado, que se encantou com a música que eu escutava no som do carro – os Noturnos de Chopin, interpretados pelo toque mágico dos dedos e da alma de Nelson Freire. Ele não conhecia. Comentou que nunca havia escutado nada tão bonito. Depois de algum tempo atento, acrescentou: “É a música que devemos escutar quando temos que tomar uma decisão importante”.

Fiquei emocionada com a delicadeza de sentimentos daquele jovem, e com sua reflexão. Estou escutando agora o mesmo CD e me lembrei dele. A música e a lembrança desse momento me motivaram para escrever e compartilhar com vocês algumas reflexões. Nos meus momentos de meditação procuro ouvir meu silêncio, buscar minha essência original e divina, me aquietar e tentar chegar gentilmente até o cantinho em que fico diante de Deus e busco a paz para minha alma. É meu empenho para ser delicada comigo. Como escreveu Manoel de Barros, em Memórias Inventadas – A Infância, “uso a palavra para compor meus silêncios.” Com palavras, compartilho sentimentos que me são tão caros desde que recebi o diagnóstico sobre um câncer de mama.

Estamos entrando em outubro – o “outubro rosa”. Esse é o mês em que os vários meios de comunicação e várias instituições ligadas à saúde da mulher procuram nos lembrar sobre a importância da prevenção e tratamento para o câncer de mama. Isso acontece em todo o mundo, pela grande incidência que a doença apresenta na população feminina. Monumentos, espaços públicos são iluminados com luz rosa, para reforçar essa lembrança.

outubro-rosa2Por isso, é impossível não falar sobre o projeto O toque da vida – criado e desenvolvido com competência, sensibilidade e dedicação pelo médico que me curou, Dr. Sérgio Bruno. Por ele sinto grande admiração e respeito, tenho muito carinho e um profundo sentimento de gratidão. Esse projeto surgiu da preocupação do Dr. Sérgio com a humanização do tratamento, com o bem estar psicológico de suas pacientes. É a delicadeza no exercício de sua missão profissional, a sensível delicadeza em sua missão de vida.

Com palestras, encontros e atividades de que participam pacientes, profissionais da área e público interessado temos a oportunidade para reflexões, reencontros, novos contatos. E o que sinto que é o principal: temos oportunidade para enriquecimento pessoal.

“Somos todos irmãos nas imperfeições”. Com essa frase, começou a palestra proferida pelo psicanalista Wilson Cerqueira, em março deste ano, em Piracicaba, como atividade do Projeto O Toque da Vida – que me deixou curiosa para o que viria a seguir. Será que vamos escutar sobre nossos defeitos, culpas, imperfeições? “Vamos falar sobre o toque na vida da mulher para redirecionar sua vida”, continuou. Sua primeira frase, com certeza, seria seu comprometimento solidário com as ouvintes.

O toque da vida. A volta para a simplicidade de sentimentos, para a fé em si e – como eu acredito – em Deus, para acreditar na vida como uma escola de amor, o amor com desapego, com paciência, compreensão, com tolerância. “Perdoar não é obrigação – compreender e amar, sim”.

outubro rosa 1“Estar sempre em negociação consigo mesmo e com os outros é a grande sacada da vida”. Difícil? Com certeza. Quantas vezes a vida não parece que exagera com a gente! São posturas que não servem somente para a prevenção do câncer de mama, mas certamente para todas aquelas doenças que acometem o ser humano pela somatização de tensões. Posturas que, sugeridas com gentileza, são uma forte motivação para esse importante redirecionamento.

A mulher moderna, sempre estressada com todas as atribuições que lhe cabem na família, no mercado de trabalho, nos relacionamentos, ao tocar com delicadeza em sua vida terá a oportunidade de desacelerar e negociar consigo uma vida com mais tranquilidade, serenidade, simplicidade. Está aí o “outubro rosa” que, através de muitas atividades já agendadas na cidade, oferece uma boa oportunidade para essas negociações.

Vamos nos tratar com delicadeza. Acho que essa é também uma grande sacada. É achar o beco com saída.

Vocês devem querer saber se voltei a ser atendida pelo frentista que se encantou com Chopin. Não. Ele não trabalha mais lá. Parece que o pouco que escutou dos Noturnos lhe foi suficiente para tomar uma importante decisão. Sua delicadeza o resgatou de certo para melhores paragens.

E porque não citar, além de Chopin, o refrão de um delicioso forró – O Princípio do Prazer – de Geraldo Azevedo: “O meu coração me diz – Fundamental é ser feliz”.

Ficam as dicas.

————————–

Zilma foto

 

 

 

 

 

Zilma Bandel é pós-graduada em Biologia.

 

65 thoughts on “Um delicado toque na vida.

    1. Obrigada, Meire, por sua leitura e comentário.
      Que bom que você gostou!
      A simplicidade e delicadeza da cor rosa. Não tem que ser por aí?
      Abraço com gratidão.

  1. Zilma o que fazer por você?
    Tenho aprendido e preciso continuar aprendendo com você.
    Eu te admiro muito, pelo ser humano que é, simples, culta e delicada.
    Consegue num texto delicado e forte revelar delicadezas. Acho que passaria batido prá muita gente, mais prá você NÃO………..porque a Zilma é do tempo da delicadeza…….
    Escreva sempre, precisamos aprender com você a sermos seres humanos com um olhar dedicado a boas causas e com esta simplicidade, que lhe é peculiar.

    1. Querida Miriam.
      Que boa lembrança, Chico e o “tempo da delicadeza”, em “Todo o sentimento” :
      “…Depois de te perder
      Te encontro, com certeza
      Talvez num tempo da delicadeza
      Onde não diremos nada
      Nada aconteceu
      Apenas seguirei, como encantado
      Ao lado teu.”
      Chico, sim, é inspirado e usa as palavras com perfeição e beleza. Com encantamento.
      Eu só compartilho minhas emoções com pessoas queridas e, agora, também, no Diário, com leitores invisíveis.
      Obrigada pela delicadeza de suas palavras.
      Não acho que ensino nada, mas tenho a sorte de ter por perto pessoas que me proporcinam, a cada dia, um sensível enriquecimento pessoal. Como você.
      Beijo com afeto.

  2. Querida Zilma,
    é a primeira vez que me dirijo a você por esta via “pública”, dentre as inúmeras outras vezes que lhe fiz chegar meus comentários sobre seus belos e sensíveis escritos! concordo com o comentário de quem lhe diz acima, que você é do tempo da delicadeza… que o diga o frentista, o toque mais delicado do seu texto! que o digam todos que privam de sua amizade, lealdade e atenção! Raramente a vi de cor de rosa (talvez sim, com um toque de sulferino!!), mas com certeza os dias de outubro estarão mais cor de rosa após a leitura de seu texto. Saudades, abraço da Leila

    1. Obrigada, Leila.
      Você sabe, seu sensível e competente trabalho me deu condições para me expor da maneira como tenho feito. Minha gratidão a você é muito grande.
      O rosa de outubro, uma inspirada criação, serve para aliviar o estigma, o preconceito, o medo do câncer. Temos que enfrentá-lo com responsabilidade, ter os cuidados na prevenção, e a delicadeza de sentimentos que nos permita viver com fé, acreditando na vida.
      Saudades também.
      Beijo carinhoso.

  3. Delicadeza é a mescla de rotinas que fazem de nossa vida um livro de crônicas com começos complexos e finais felizes. Bom poder tomar o caminho do bem e lembrar das simbologias que nos trazem para uma realidade mais amena e possível.

    Bom ser uma amiga de alguém tão delicada e real como você.

    Um grande beijo, lindo artigo!

    1. Querida Carmem.
      Sua reflexão diferenciada sobre o que escrevo amplia minha compreensão sobre as emoções que procuro traduzir em palavras.
      Você é uma excelente escritora. Eu apenas compartilho meus sentimentos e emoções.
      É muito bom sentir sua amizade também neste espaço.
      Aprendo e me emociono.
      Beijo com muito afeto e gratidão.

  4. Obrigada, Heitor, por sua leitura e delicado comentário.
    Suas palavras me dão incentivo para continuar com meus escritos e encarar com mais segurança essa ainda difícil exposição.
    Abraço afetuoso.

  5. Querida Zilma, você encontrou um tesouro: “ouvir o silêncio”.
    A importância da reflexão – nosso tempo de pausa em meio a polifonia que nos assola.
    O texto está lindo e realmente delicado, um convite especial para encontrarmos nossas saídas.
    Muito obrigada pelo carinho

    1. Cíntia, querida.
      Sou muito grata por todo o carinho que você e toda a sua querida família demonstram por nós.
      Obrigada pela sua leitura e palavras de afeto.
      Tema delicado, sentimentos delicados, mas sempre com responsabilidade para a prevenção e tratamento. Há um caminho para a leveza, conseguida com o silêncio interior e amor à vida.
      Esses são alguns segredos, boas dicas.
      O que é muito bom e real é a presença entre nós do Dr. Sérgio, ser humano com qualidade diferenciada e muito especial, para não falar de sua grande competência profissional.
      Tudo isto junto faz com que o tom de rosa especial de cada uma possa ser encontrado. O tom da simplicidade, do encantamento. Da fé.
      Beijo com afeto.

    1. Muito obrigada, amiga Rosane.
      Estamos juntas na luta, na coragem, na delicadeza que nos faz encontrar o tom certo do rosa, a cor da simplicidade, da suavidade feminina. Estamos juntas na fé, no encantamento pela vida.
      Beijo com muito afeto.

  6. ZIlma amiga,
    Mais uma vez você nos surpreende com sua produção. E desta vez numa cronica tão delicada quanto o é o assunto em tese. Lindas palavras para uma boa reflexão.
    Muito obrigada Zilma pela alegria e fé refletidas em cada palavra. Um abraço carinhoso.

  7. Zilma, adorei o texto …. dicas valiosas … li e reli … e devo sempre dar uma espiadinha para não me esquecer de ser um pouco mais delicada comigo – assim levo delicadeza a todos ao meu redor – Obrigada, um abraço,

    1. Querida Clara.
      Fico feliz que você tenha lido e gostado.
      Difíceis caminhos, mas que podem ser aliviados com esse trato de delicadeza que merecemos.
      A leveza, o gosto pela simplicidade é uma dica importante, não é?
      “O toque da vida” é um excelente projeto do Dr. Sérgio que visa exatamente esse bem estar psicológico da paciente.
      Dentro das atividades do mês, O Dr. Sérgio fará palestras no Teatro do Engenho, dia 7, às 15 e 20h. Vale a pena conferir.
      Beijo com carinho.

  8. Que bom, Ariadne, que você gostou.
    Obrigada pela leitura e comentário carinhoso.
    Tema delicado. Procurei tratá-lo com delicadeza, com leveza. E minha fé e encantamento pela vida me ajudaram a transformar em palavras minhas emoções e sentimentos.
    Beijo carinhoso, amiga.

  9. Zilma bom dia

    Faz tempo que não leio suas reflexões .Parece que as palavras continuam brotando fácil de seu coração.
    A clareza do assunto junto com suas colocações tornam suas crônicas muito sensíveis,e de grande valor.
    Que esse toque da vida continue
    Estou com saudade
    bjs

    1. Ana querida.
      Que bom que você leu e gostou.
      Tive o acompanhamento, carinho e cuidados de sua amizade por todo o processo, desde a cirurgia, até o tratamento e recuperação.
      Esse mágico toque da vida foi uma ideia que reflete a preocupação do Dr. Sérgio com suas pacientes, seu bem-estar psicológico e boa auto-estima. Excelente profissional, especial ser humano.
      Procurei mostrar um pouco do projeto nesse texto, pelo tanto que sou grata a ele pela minha cura.
      Saudades também.
      Beijo com carinho.

  10. Querida Zilma

    Como é bom partilhar,principalmente de sua amizade,mas também da leitura de seus textos.Qualquer tema sobre o qual você escreva,é um mar de sensibilidade,,emoção,singeleza.Sobre esse tema,então!!! Com tudo que você passou,as dificuldades,os percalços,as agonias ,o sofrimento,a ansiedade,você não perdeu aquilo que muito encanta em você:a fé,a gratidão,a profundidade de sentimentos.Admiro,entre outras qualidades suas,a força e a garra para escrever sobre um tema que tanto lhe marcou .É um tema sobre o qual,nós mulheres,devemos refletir bastante e você nos levou exatamente a isso: reflexão sobre tão delicado e tão importante assunto para o universo feminino.Feliz o frentista que,através de você,conseguirá,quem sabe,alcançar um sonho.Parabéns também para o Dr Sérgio Bruno que deve ser um expoente como médico e como pessoa.Por favor,escreva mais e mais para nos deliciar com sua linguagem tão gostosa,tão simples,mas tão profunda e que passa tanto conteúdo…e sobre o tema podemos dizer:…”VIVA o OUTUBRO COR DE ROSA”…mil beijos da sua amiga DIDA

    1. Querida Dida.
      Você sempre me acarinha com suas palavras e incentivo. Sou muito grata pelos cuidados de sua amizade.
      Podemos passar por tudo isso, sairmos fortalecidas e prontas para encarar a vida com leveza, simplicidade, delicadeza. Isso tudo conseguimos com fé, amor e encantamento pela vida.
      É um aprendizado que adquirimos com relacionamentos que nos acrescentam em espiritualidade, em sabedoria.
      Senti necessidade de escrever esse texto para poder compartilhar esses sentimentos, essas emoções e mostrar o trabalho de tanta qualidade profissional e humana do Dr. Sérgio, aproveitando a preocupação em nível mundial de conscientização para a prevenção, diagóstico precoce e tratamento do câncer de mama no outibro rosa.
      Beijo com carinho.

    1. Obrigada, Ivana.
      Você, desde meu primeiro texto, comparece sempre neste espaço com palavras de carinho e incentivo.
      Cada mulher pode encontrar seu próprio tom de rosa, a simplicidade da cor rosa, com a delicadeza com que merecemos nos tratar.
      Beijo com afeto.

  11. Zilma
    Você, com a delicadeza e a percepção que lhe são peculiares, conseguiu traduzir em palavras todo o sentimento de profunda admiração e respeito que nutrimos por esse notável profissional e ser humano, que é o Dr. Sérgio Bruno, o qual, em meio a tantos afazeres e compromissos, não mede esforços para resgatar a esperança e a autoestima de tantas mulheres acometidas pelo câncer de mama. Realmente, este mundo anda muito necessitado de um delicado toque de vida. Continue nos brindando com as sua reflexões. Abraços,
    Marilda

    1. Obrigada, Marilda, por sua leitura e delicado comentário.
      Tentei mostrar com esse texto o valor do trabalho do Dr. Sérgio, não somente profissional, mas também sua preocupação com o bem-estar psicológico e autoestima de suas pacientes.
      É um privilégio tê-lo como nosso médico, não é?
      Abraço com afeto.

  12. obrigada por sábia e profunda delicadeza!
    grandes ensinamentos de como ser mulher nesse mundão! e viva a música, a poesia, a dança e todas as coisas simples e profundas que nos transformam!
    obrigada zilma querida!
    grande bjin!

  13. Julinha querida.
    Bom que você leu e gostou.
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    E sou grata também pelo que aprendo com sua sensibilidade, garra e coragem para ir buscar aquilo em que você acredita. Você é uma guerreira sensível e delicada.
    Beijo com muito carinho para você e para a pequena Mariá.

    1. Obrigada, Neusa, por sua leitura e incentivo.
      Espero nos encontrarmos mais vezes por aqui, para compartilhar vivências, impressões, sentimentos, emoções.
      Abraço com afeto.

  14. Zilma,

    Sou sua assídua leitora e sempre acho interessantes os seus textos.

    Porém este foi de uma poesia e delicadeza que me tocaram profundamente.

    Quantas amigas queridas já passaram pelo câncer e nos fizeram descobrir que ” aquela doença”, sobre a qual se falava baixinho e não se dizia o nome, agora é perfeitamente curável, quando diagnosticada cedo.
    Parabéns mais uma vez.
    Rosangela

  15. Muito obrigada, amiga Rosangela.
    O que mais queria com essas reflexões era conseguir uma cumplicidade delicada com as mulheres que estão passando por esse especial momento de suas vidas. E, também, mostrar minha admiração e respeito pelo trabalho profissional e humano do Dr. Sérgio. E, ainda, dar minha pequena contribuição para a conscientização da importâcia da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como a responsabilidade no tratamento e cuidados com o físico e emocional da mulher.
    Não foi fácil remexer nos meus sentimentos. Difícil conseguir o tom certo, o tom de rosa perfeito para cada mulher.
    Beijo com carinho, Rô.

  16. Querida Zilma
    Meus olhos me agradecem cada vez que leio algo tão lindo e divino como esse !!!
    Um precioso convite para refletirmos sobre a vida … Viver e não ter a vergonha de ser feliz !!!
    bjs
    Célia

    1. Obrigada, Célia querida.
      É importante para mim, iniciante que sou nessa minha nova atividade, saber o sentimento das pessoas, algumas conhecidas, outras desconhecidas, sobre meu escritos.
      Escrevo pensando nos amigos. Estou surpresa por encontrar alguns comentários de pessoas que não conheço.
      Que bom!
      Essa conscientização sobre o câncer de mama, seu diagnóstico precoce, a prevenção, responsabilidade e fé no tratamento, são tratos delicados que temos que ter com nosso corpo e nossa alma. Esse texto é uma pequena contribuição minha para as atividades desse outubro rosa., para mim, a cor da simplicidade, da delicadeza.
      Muito obrigada, Célia.
      Paz e Bem!
      Abraço com afeto.

  17. Que bom, Christina, que você leu e gostou.
    A contribuição é pequena, mas partiu de quem conhece bem a importância dessas manifestaçãoes e conscientização.
    Muito bom encontrá-la ontem.
    Boa energia, entusiasmo, alegria.
    Abraço com afeto.

  18. Minha querida amiga Zilma,

    não consegui ler sua penúltima crônica mas hoje me deliciei com seu novo texto, de pura sensibilidade. Na verdade, não apenas a sua crônica, mas também seus comentários valem a pena ser lidos, é realmente lindo observar a sua extrema delicadeza ao interagir com seu público…aliás, cada vez maior! Já são 43 comentários, amiga! Para cada um deles, senti o seu toque da vida!
    Gostei particularmente da forma com que iniciou sua reflexão, relatando seu diálogo com o frentista. E de como voltou a ele, finalizando a matéria, numa articulação perfeita entre síncrese (ou síncrise?) e síntese…Também gostei muito de sua abordagem sobre o Outubro Rosa, introduzindo o projeto de seu médico – O toque da vida que, com certeza, deve fazer a diferença no tratamento de mulheres com câncer. Na verdade, você ressaltou a importância da humanização em todos os aspectos da nossa vida e este foi um ponto do seu texto que me tocou muito, pelas experiências mais e menos humanizadoras que temos vivenciando na família, relacionadas com problemas de saúde que estamos enfrentando. Obrigada por sua delicadeza e sensibilidade, Zilma! E continue nos deliciando com suas criações! Com carinho, beijos.

  19. Querida Miriam.
    São muitos anos de amizade; nos conhecemos bem. Nossos valores e sentimentos se confundem. Distantes, sinto tantas vezes sua presença e muito sua distância física.
    Em todo o processo pude sempre contar com os cuidados e carinho de sua amizade.
    Obrigada por sua leitura e carinhoso comentário.
    Nossa luta diária vale a pena porque a fé nos fortalece e porque sabemos que, na retaguarda, está um médico com a qualidade profissional e humana do Dr. Sérgio.
    Nesse texto procurei dar minha pequena contribuição para as atividades do outubro rosa, tentando dar leveza e delicadeza a um assunto permeado de medo e dor. Espero ter conseguido.
    Saudades.
    Beijo carinhoso.

  20. OLÁ MINHA QUERIDA ZILMA, FIQUEI ENCANTADO COM SEU TEXTO, E COM A SUTILEZA DE SUAS PALAVRAS, FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DE TODOS QUE COMENTARAM, E AINDA IRÃO COMENTAR ESSE LINDO TEXTO.
    OBRIGADO.

  21. Sou muito agradecida a você, Ari, pela leitura e palavras de carinho e incentivo.
    Com delicadeza, responsabilidade e sabedoria, podemos enfrentar as peculiaridades de nossa vida, que muitas vezes nos parecem tão pesadas.
    Assim eu sinto você – espiritualizado, delicado e gentil nos sentimentos e no trato com as pessoas. Tudo fica mais leve, não é?
    Abraço com muito afeto.

  22. Querida amiga Zilda,
    Tenho lido seus textos e refletido muito sobre eles.Tomara que todas as pessoas que o fizerem também reflitam sobre o TOQUE DA VIDA.
    Aplica-se a ambos os sexos pois a suavidade do texto, a simplicidade (do frentista), o seu
    toque mágico ao interpretar o pensamento colocando nele toda a sensibilidade que todos nós devemos ter me deixou muito esperançoso por uma vida mais útil, mais abençoada e mais DEUS nos nossos corações!
    A propósito e grande coincidência – ao citar Paulo Leminski – digo-lhe – ele é ótimo! Pena ter “partido” tão cedo.
    Adquiri recentemente – junho/2013 – e na pág. 23 está o texto que vc cita na sua crônica.
    Permita-me citar um ”pedacinho” dele também:
    “Amando,
    aumenta
    até duas mil vezes
    o tamanho”

    abr
    helinho

  23. Obrigada, Helinho, por tanta generosidade.
    A vida está sempre ensinando.
    Para valer a pena, temos que nos obrigar a aprender, não é?
    Sua sabedoria e a de sua querida Miriam estão sempre me acrescentado com saber, sentir, amar.
    Abraço com afeto.

    1. Querida Sil.
      Sua leitura e comentário me deixaram muito feliz.
      Aprendo muito com você, sua postura profissional, sua batalha nessa nem sempre fácil vida.
      Tive em você, em meus momentos mais difíceis, uma amiga que nunca se descuidou, presente sempre com suas preocupações e carinho.
      Sou grata por sua leitura, por seu comentário delicado e por sua leal amizade.
      Beijo carinhoso.

  24. Zilma: seu texto me emocionou. Me fez lembrar das vezes em que recorri ao Dr. Sergio e fui tão bem acolhida graças a sua delicadeza e humanização . Tudo isso retratado através de sua crônica, com tanta delicadeza e propriedade literária, tem um valor inestimável. Parabéns e obrigada pelas “dicas”. Beijos delicados !!!!

  25. Querida Maria Luiza.
    Obrigada por sua leitura e gentil comentário.
    Que bom que você gostou!
    Imaginei que entenderia cada palavra que, com muito cuidado, coloquei nessa crônica.
    O talento e competência profissional, a especial qualidade humana do Dr. Sérgio formam um elo de ligação entre tantas mulheres que passam por seus cuidados.
    Sinto que daí vem a emoção quando escrevemos e lemos sobre esse tema tão delicado.
    Esteja sempre bem.
    Abraço com afeto.

  26. Zilma o texto é lindo. Parabens pela sua iniciativa. Valeu!!!!!!!
    Vamos buscar a delicadeza na nossa vida, seja consigo proprio e com o proximo ,tera uma qualidade maravilhosa. Abraços Cris Nogueira

    1. Obrigada, Cris.
      Difícil escrever sobre tema tão delicado. Mas, é preciso.
      Sua leitura e comentário carinhoso me incentivam a encarar novos desafios.
      Sou grata por sua delicadeza.
      Beijo com afeto.

    1. Sou muito grata a você, Olávia, por sua leitura e pelo carinho do comentário.
      Simplificar e tornar a vida rodeada de delicadeza é necessário, é necessário, mesmo diante das mais difíceis situações. Penso assim.
      Sua postura diante da vida sempre foi uma referência importante para mim. Sua amizade também.
      Hoje é o dia do seu aniversário. Saúde, paz e bênçãos desejo sempre para sua vida.
      Beijo com muito carinho.

  27. Zilma, o nosso encontro casual no café me deu a chance de ler essa linda mensagem escrita por você com seu coração e sua delicadeza, grata pela oportunidade! Tocou-me muito o seu empenho para ser delicada com você, irei praticar o “se aquietar e tentar chegar gentilmente até o cantinho em que fico diante de Deus e busco a Paz para minha alma” Grandioso, beijo Marta

  28. Querida Marta.
    Fico feliz que você tenha lido e gostado de minha crônica. Obrigada.
    Quando as almas se tocam com amor, sentimos que vale a pena trabalhar para que haja paz nos relacionamentos com as pessoas, consigo mesmo e com Deus.
    Esteja sempre bem.
    Beijo com afeto.

  29. Querida Zilma, dois meses depois consegui ler a sua linda crônica.
    Mais uma vez você se superou!!!Muito lindo.
    Vamos nos tocar mais, é tão simples, “Fundamental é ser feliz”. Com o passar dos anos, entendemos melhor sobre isso, felizmente!
    Um abraço carinhoso
    Cleide

  30. Cleide, querida.
    É sempre uma alegria poder ler um comentário seu sobre o que escrevo.
    Agradeço sua leitura e carinho.
    E vamos sempre tocar nossa alma com delicadeza e ser felizes.
    Beijo com afeto.

  31. Zilma, que texto adorável, fruto de sensinbilidade e delicadeza que sempre caracterizaram sua forma de se expressar. Me fez lembrar da “Canção dos homens africanos”, lindo conto africano que fala do resgate de nossa beleza, inocência, de nosso propósito.
    Quem de nós não se esquece às vezes de nossa essência divina, nunca separados senão pela nossa ilusão, de nosso criador? Tão fácil nos perder em meio às turbulências do cotidiano. Daí a importância de sua reflexão, que nos chama de volta às origens. Parabéns e obrigada por compartilhar o fruto de suas experiências.

  32. Querida Renata.
    Muito obrigada por sua leitura e generosidade na avaliação.
    As pessoas gostam de escrever suas próprias histórias. Partilhar experiências próprias pode parecer querer ser proprietária das soluções e verdades.
    No entanto, sinto que a força da fé e a confiança que tenho no controle da mente para nos levar às boas soluções e alívio nas dificuldades, sejam sentimentos que gosto de testemunhar às pessoas.
    Enfim, fiquei feliz com nosso “reencontro” e sou grata, mais uma vez, por sua leitura.
    Beijo com afeto e gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *