SESC Piracicaba lança podcast sobre literatura

Divulgar o mundo das letras e da literatura de forma descontraída, gostosa e leve. Essa é a proposta do “Letraria,” podcast de literatura que o Sesc Piracicaba lançará nesta última semana de julho.

Ancorado na página do Sesc Piracicaba e também no Youtube, o Letraria tem produção e apresentação de Alê Bragion e Josiane Maria de Souza, ambos doutores em  Teoria e História Literária pela Unicamp e veteranos da divulgação da literatura pelas ondas do rádio que ganham agora a possibilidade de navegar pela imensidão da web.

Idealizado por Suellyn Camargo, programadora do Sesc­­ Piracicaba, o Letraria inova também ao oferecer ao internauta o conteúdo do podcast em Libras. “Possibilitar democraticamente o acesso ao universo das letras é uma das nossas preocupações iniciais com o Letraria”, conta Suellyn Camargo, programadora do Sesc Piracicaba, que completa: “Na Literatura (aliás, na arte!) cada pessoa tem a sua interpretação individual,  que pode ser ampliada em contato com outra interpretação”.

Os episódios do Letraria devem ficar disponíveis para serem curtidos por tempo indeterminado. “O Letraria quer trazer para o universo da internet um bate papo sobre literatura numa atmosfera descontraída – sem, é claro, perdermos a criticidade, o cuidado com a informação e com o conteúdo”, revela Alê Bragion. “Aprendermos a usar a tecnologia a favor da educação, da cultura e do conhecimento é quase uma obrigação dentro do momento histórico que atravessamos no país e no mundo”, completa Josiane.

Para abrir a série, “O Marinheiro”e “Mayombe”.

Abrindo em grande estilo o Letraria, o primeiro episódio da série aborda o drama estático “O Marinheiro”, do poeta português Fernando Pessoa. Incluído na lista de leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp este ano, “O Marinheiro” é um dos textos emblemáticos do poeta português, sendo certamente uma das leituras mais difíceis da lista da Unicamp. “A ideia não é fazer um podcast sobre literatura nos vestibulares, não. Mas resolvemos aproveitar a deixa da Unicamp para, dando uma canja ao vestibulando que se interessar pelo podcast, abordarmos esse texto tão bonito e ao mesmo tempo tão complexo de Pessoa”, comenta Josiane.

O segundo episódio do Letraria abordará o romance angolano “Mayombe”, de Pepetela – outra obra a prefigurar nas listas dos vestibulares deste ano (o romance é leitura obrigatória para FUVEST). “O romance de Pepetela está ambientado na floresta de Mayombe, no continente africano, e sua trama se passa durante a guerra de independência de Angola. O próprio Pepetela foi um guerrilheiro, combatente, que lutou contra a colônia portuguesa e escreveu o romance em meio à guerra. Esse romance de Pepetela é fundamental para se começar a entender a literatura lusófona produzida em África, sendo uma maravilhosa porta de entrada para a leitura da literatura africana escrita em língua portuguesa”, informa Alê. 

Clique e ouça!

Be the first to comment on "SESC Piracicaba lança podcast sobre literatura"

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*