Segunda eu começo – por Fernanda Rosolem

Segunda eu começo – por Fernanda Rosolem

LM105-BoteroConversando com uma amiga sobre deixar de lado o sedentarismo e aderir a um estilo de vida mais saudável, ela me disse: “Segunda (segunda-feira), acho que vou fazer algo. Alongamentos, exercícios, algo assim”. Todo mundo já deve ter ouvido alguém fazer algum comentário parecido ou ainda, deve ter feito esse tipo de comentário.

A segunda-feira é um dia da semana rodeado de curiosidades. Apesar de ser o segundo dia, é tratado como se fosse o primeiro; tem potencial para ser considerado o dia mundial do mau humor e tornou-se o dia das promessas não cumpridas. Se tivesse um santo protetor, talvez chamasse São Promessus Falsus.

Quando se pensa em perder uns quilinhos, o que não faltam são opções e dicas: dieta da sopa, dieta dos pontos, dieta do chá, dieta do Mediterrâneo, dieta da Lua, dieta do Sol;se quiser,tem dieta para o Sistema Solar inteiro. E o que é comum em todas elas? A garantia de que você conseguirá eliminar a pança sem sacrifícios. Ah, e é claro que não poderia faltar a Dieta da Segunda-feira.

Não sou nutricionista nem educadora física, mas tenho certeza de que esses profissionais concordarão comigo: a dieta da segunda-feira funciona! Se, realmente, começarmos e se ela for estendidaaos demais dias da semana. Os atalhos são mais incomuns do que imaginamos.

Voltando à vontade da minha amiga, existem também muitas opções de exercícios que prometem combater o sedentarismo: musculação, pilates, lutas, esportes, P90X e a Malhação da Segunda-feira. Esta última é a mais completa, pois engloba caminhadas, alongamentos, musculação, maior ingestão de líquidos e claro, acompanha uma rigorosa alimentação saudável. Sei que todos concordarão comigo de que esta é a melhor de todas, se também for iniciada e estendida. Ah, a segunda-feira também é o dia preferido para se abandonar vícios: “Segunda eu paro de fumar”, “Segunda eu paro de beber”.

Não há dúvidas de que estabelecer metas e determinar prazos são mais que fundamentais para a realização de objetivos. Imaginemos a seguinte situação: uma mulher ou um homem está diante do espelho e pensa consigo mesmo: “Preciso começar uma dietao mais rápido possível. Estou com quilos de gordura e meus músculos já eram”. Se é urgente, o melhor seria começar imediatamente, não é mesmo? Não! Pra quê começar na terça, na quarta, na quinta, na sexta, no sábado ou no domingo (esses dois últimos estão definitivamente fora de cogitação) se tudo pode ser começado numa segunda-feira?

E como promessa é dívida a ser paga, voltei a escrever, leitor, e foi numa quinta-feira. Estou muito feliz comigo mesma!

————————————

Figura2

 

 

 

 

 

 

Fernanda Rosolem é jornalista, musicista e pedagoga.

5 thoughts on “Segunda eu começo – por Fernanda Rosolem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *