Recital celebra Natal com Música de Câmara.

Recital celebra Natal com Música de Câmara.

Evento acontece na Escola Bauhaus, nesta quinta-feira (5/12), a partir das 20h. Entrada franca.

Um encontro entre amigos para celebrar, com música de câmara, o advento natalino e a chegada do fim do ano. Essa é a proposta do Recital de Natal que acontece na Escola Bauhaus nesta quinta-feira (5/12), a partir das 20h, com entrada franca por ordem de chegada.

Reunindo músicos profissionais e amadores – todos amigos de longa data e que se reencontraram no último mês de outubro para tocar juntos e buscarem, por meio da música, momentos de espiritualidade e de positividades ao final de um ano tão difícil e cheio de negatividades –, o recital desta quinta-feira passeia pelo repertório camerístico internacional e nacional do século XVII até o XXI.

Contando com os músicos Helgo Ackermann (violino), Carlos Müller (piano), Alexandre Bragion (viola) Francianne Vieira (flauta tranversal) e com o madrigal Tom Maior (sob regência de Carlos Müller), esse encontro musical natalino tem no programa peças de domínio público de compositores consagrados da história da música – como Telemann, Haydn, Mozart, Beethoven e Brahms – e de compositores contemporâneos – como Mahle, Goldenbaum e do próprio Carlos Müller (compositor, regente e pianista que toma parte do recital).

De acordo com o violinista Helgo Ackermann, o “recital é uma oportunidade para se fazer música e se encontrar as pessoas num ambiente gostoso e intimista”. O evento nasceu de um encontro quase espontâneo de Ackermann e Bragion com o maestro e compositor Carlos Müller – que, ao reencontrar os amigos de longa data, prontamente aceitou tomar parte do recital e colaborar na coordenação musical dessa atividade.

Estreia.

Para consagrar essa reunião, o compositor teuto-brasileiro Jean Goldenbaum compôs, da Alemanha, especialmente para o recital, um Trio para Violino, Viola e Piano intitulado “Breve Momento de Contemplação 1” e que terá, assim, a sua estreia no dia 5. “Vem se tornando tradição, nos fins de ano aqui na cidade, a apresentação de alguma obra do meu querido amigo Goldenbaum, que sempre compõe alguma música especialmente para ser tocada nos eventos musicais que realizamos por aqui” – conta o violista Alexandre Bragion – “o que dá aos nossos eventos um caráter ainda mais interessante e autêntico”, conclui Bragion.

Encerrando a noite, o madrigal Tom Maior promete trazer a público um pouco mais da magia das noites de natal enternecidas pela sonoridade ímpar das vozes em união com os demais instrumentos musicais.

O Recital de Natal tem entrada franca, por ordem de chegada. A Escola Bauhaus fica na Rua José Pinto de Almeida, 258.

Apoio: Diário do Engenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *