“Piracifábia” cheia de escadas – por Carla Ceres

“Piracifábia” cheia de escadas – por Carla Ceres

DSC06111

De acordo com uma pesquisa recente, há cerca de meio milhão de Fábios espalhados pelo Brasil. Quer dizer, espalhados em outras cidades, porque, aqui em Piracicaba, o que há é uma concentração, a maior concentração de Fábios por quilômetro quadrado que eu já vi.

Sobre esse acúmulo anormal, que transforma Pira em uma Fabiolândia, a pesquisa nada diz, mas, além de mim, alguns Fábios já perceberam o fenômeno e propuseram teorias a respeito de sua causa.

Ao contrário do que muitos imaginam, a predileção municipal pelo nome não surgiu com o sucesso dos atores Fábio Assunção ou Fábio Júnior, embora possa ter se acentuado por esse motivo. Sim, os brasileiros costumam dar nomes de atores e personagens de novela a seus filhos. Graças a “Selva de Pedra”, telenovela de 1972/73, as escolas primárias do país todo receberam, no fim daquela década, muitos Cristianos e Simones, pequenos xarás dos protagonistas da trama.

Visto que a maioria dos Fábios de Piracicaba nasceu antes de Fábio Júnior ser famoso e está beirando os quarenta, causas nacionais não explicam o mistério. Resta procurar motivos locais.

Agora, veja bem, não é que Piracicaba tenha mais Fábios que Josés, nem que chegue a ter tantos Fábios quanto o Nordeste tem Severinos e Raimundos Nonatos. O fenômeno aqui é mais discreto. Os piracicabanos mal o percebem, da mesma forma como também não percebem que a cidade deve ser recordista estadual em número de escadas espalhadas pelas ruas e carros circulando com escadas em cima. Pira é assim, cheia de escadas e Fábios por todo canto.

Severinos e Raimundos Nonatos existem no Nordeste por uma questão religiosa. Da mesma forma que, em Itamaracá – PE, é comum dar a gêmeos os nomes “Cosme” e “Damião”. Tão comum que, se as crianças gêmeas forem meninas, seus nomes serão “Cosma” e “Damiana”. Até os filhotes gêmeos de peixe-boi-marinho do aquário iam receber esses nomes, mas nasceram fêmeas e o apelo da TV venceu. Tornaram-se Carla e Sheila, em homenagem às dançarinas do grupo É o Tchan.

A mais plausível das teorias sobre as escadas diz que a cidade está crescendo e prosperando, o que movimenta a construção civil, aumentando a presença de escadas nas ruas. Já quanto aos Fábios, há quem garanta que, por volta de 1970, um certo Dr. Fábio, obstetra gentil, competente e bem-apessoado, trabalhou em Pira. Ninguém soube me dizer o sobrenome desse médico, mas afirmam que várias de suas pacientes deram seu nome aos filhos.

Os pais dos Fábios não gostam muito dessa versão e dizem que tudo não passa de coincidência, afinal “Fábio” é o vigésimo quinto nome mais popular no Brasil. Eu, que sou de fora e atendo uns cinco Fábios ao telefone todos os dias, continuo curiosa. Quem tiver uma teoria melhor ou souber se existiu mesmo esse lendário Dr. Fábio, por favor, me conte.

——————————————–

carlicatura Carla Ceres

 

 

 

 

 

Carla Ceres é escritora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *