Piracicabanos agitaram a FLIP 2013

Piracicabanos agitaram a FLIP 2013

DSC08784

Piracicabanos participaram da Festa Literária Internacional de Paraty. Representando a cidade de Piracicaba, grupo não se limitou a assistir às mesas de debates que compuseram o evento e se integrou às atividades culturais que por lá aconteceram.

 

Professores, escritores, leitores e literatos piracicabanos marcaram presença e representaram a cidade de Piracicaba na 11ª. edição da Flip – a tradicional Festa Literária de Paraty, que neste ano aconteceu de 3 a 7 de julho. O grupo, integrado por 32 piracicabanos, chegou a Paraty na tarde de quarta-feira (3), e se envolveu nas diversas atividades que foram acontecendo nessa histórica cidade do estado do Rio de Janeiro.

Flipeira de plantão, a escritora e contadora de histórias Carmelina de Toledo Piza não perde uma edição da Flip. Além de estar presente a quase todas as mesas de debates no circuito oficial da Flip, Carmelina dedicou parte de seu tempo em Paraty para assistir as palestras que aconteceram na Flipinha: dedicada ao público infantil e aos escritores que praticam esse gênero literário. De quebra, Carmelina aproveitou a oportunidade para contar suas histórias para o público que transita pelas praças e pelas tendas montadas para abrigar a Festa.

Presença certa nas onze edições da FLIP, a professora Josiane Maria de Souza – coordenadora do curso de Letras-português da Unimep – é outra flipeira incansável. Josiane – que capitaneou o grupo piracicabano em Paraty – assistiu a praticamente todas as mesas de debates e, na sequência, aproveitou para fazer nota dos principais pontos discutidos pelos palestrantes. Em seguida, além de compartilhas com os piracicabanos suas impressões e opiniões sobre os pontos apresentados, a professora aproveitou ainda para organizar um material a ser posteriormente discutido com seus alunos do curso de Letras.

Âncora do programa radiofônico Educativa nas Letras, veiculado aos finais de semana pela Rádio Educativa de Piracicaba, Lucila Maria Calheiros Silvestre valeu-se da Festa Literária Internacional de Paraty para repensar as pautas dos próximos programas. Em meio ao público presente à Festa e à procura dos autores e escritores participantes do evento, Lucila não hesitou em sacar o gravador da bolsa para entrevistar desde personalidades da literatura até os espectadores anônimos que curtiam o evento.

A escritora piracicabana Ana Marly Jacobino também é uma flipeira aficcionada. Coordenadora do concorrido Sarau Literário Piracicabano, que acontece mensalmente na Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba, Marly faz da Flip uma inspiração para os textos que escreve. Apaixonada pelo mundo das letras e da literatura, a escritora anotara atentamente as opiniões e as colocações feitas pelos palestrantes presentes às mesas e tenta descobrir nelas temas que podem vir a tornarem-se pano de fundo para as histórias que inventa.

A Flip encerrou-se no domingo (7).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *