Parabéns, Piracicaba! 244 anos!

Piracicaba está em festa! Abrindo o mês de agosto – mais especificamente no dia 1º – a cidade comemorou os seus 244 anos de fundação! Parabéns, Piracicaba! “Noiva da Colina” que – em quase dois séculos e meio de história – conquistou o seu lugar entra as principais cidades do interior paulista.

Quantas história, quantos filhos ilustres, quantos casos e causos brotaram do chão deste chão piracicabano. Bairrismos e amores à parte, é Piracicaba uma das cidades mais marcantes e atuantes na história do Estado de São Paulo e do Brasil. Quer algumas provas? Então, vamos a apenas algumas delas… (só para dar um gostinho…).

Pense e responda: em qual cidade descansa em jazigo perpétuo o primeiro presidente cívil do Brasil? Qual foi a cidade berço da educação rural do Estado de São Paulo? Em qual cidade nasceu e atuou um dos primeiros escritores da literatura infantil brasileira (o ilustre educador e escritor Thales Castanho de Andrade)? Qual a cidade a acolher o primeiro colégio metodista do Brasil (isso em 1881)? Quer mais?

Quantas cidades do interior paulista possuem uma vida cultural repleta de atividades de primeiríssimo nível como Piracicaba? Quantas cidades do interior paulista possuem um complexo gastronômico localizado num cenário privilegiado como o das margens do Rio Piracicaba? Quantas cidades possuem eventos internacionais como o Salão Internacional de Humor, o Festival de Música Erudita, o Festival de Dança (PiraDança), o Prêmio Escriba de Literatura e outros? Deu para entender?

Quantas cidades do interior acolhem tantas universidades públicas e privadas (Unicamp, USP, Unimep e outras) como Piracicaba acolhe? Quantas cidades possuem um time de futebol, da primeira divisão, com as  glórias e conquistas do nosso XV de Piracicaba? Quantas cidades possuem uma “língua” própria como a que aqui se fala (nada de preconceitos, hein!)?

E, por fim, onde se consegue reunir todas as qualidades e tudo o que até aqui foi citado em um única cidade? Só em Piracicaba! 

Parabéns, Piracicaba! O Diário do Engenho te saúda, hoje, pelos seus 244 anos! 

Cidade “cheia de flores, cheia de encantos. Ninguém compreende a grande dor que sente um filho ausente a suspirar por ti”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *