Para Renata – por Zilma Bandel

Para Renata – por Zilma Bandel

DSC06480 A

 

 

                                                                               

 

 

 

 

 

 

 

                                                       Para Renata Toledo Leme.

 

Hoje quero escrever sobre minha querida amiga Renata.

No sábado ela nos deixou fisicamente – domingo foi sepultada. Falo dos dias 8 e 9, dias lindos, azuis, ensolarados de junho. A beleza que ela sempre buscou e cultivou por todos os caminhos de sua vida estava presente emoldurando os momentos de sua despedida.

(“Adianta dizer que o dia estava maravilhoso? Adianta, porque é a única forma de fazê-lo e quando a necessidade obriga o resultado é fresco, portanto: o dia estava maravilhoso”). *

Minhas emoções, meus sentimentos, ainda estão tumultuados. Lágrimas ainda aparecem talvez para aliviar a perda irreparável. Despedida, perda irreparável. Será?

Impossível não imaginá-la por perto, cuidando, aconselhando, forte e determinada, tentando resolver problemas ou apoiar quem estivesse precisado. E ela estará – estou certa disso – sempre  por aí, próxima de seus queridos, amparando e alegrando com seu inesquecível e lindo sorriso, com sua sabedoria, com sua inesgotável capacidade de doação. Tudo isso transbordava nela.

Como diz a prece: “… presente aqui te achas entre nós; tu nos vês e ouves, e a diferença entre nós é que não tens mais um corpo perecível, que acabas de deixar…” Não perdemos quem nos deixa um legado especialmente precioso. A despedida é física. A convivência espiritual, a luz, permanecem.

A região e principalmente Piracicaba devem muito à sua competência, sensibilidade e apurado senso estético com que sua atividade de arquiteta foi exercida. São muitos os espaços em que encontramos a beleza e suavidade de seu trabalho.

Seu interesse e amor por todas as manifestações de arte fizeram dela uma pessoa sempre presente nos eventos artísticos, com seu aplauso, seu entusiasmo, seu senso crítico – com o sentimento de incentivo para que Piracicaba primasse por bons momentos culturais.

A Renata, com seu inesquecível olhar azul, com sua sensibilidade e cultura, me ensinou a ter uma visão muito mais generosa e cuidadosa do belo. Devo a ela as boas sensações que passei a ter diante do que é simples, naturalmente belo.

A doença nos aproximou. Sua determinação em não se entregar me emocionava. Tudo o que aprendia no que se refere a cuidados, hábitos para a vida diária, alimentação, orações, ela dividia comigo para caminharmos juntas na nossa difícil batalha. Ela me ajudou a ter mais leveza para enfrentar uma doença difícil e que nos estigmatiza. Enquanto algumas pessoas se distanciaram para não ter que compartilhar sofrimentos e angústias, ela fazia questão de proporcionar alívio com sua experiência, com sua busca por caminhos que, de várias maneiras, nos levassem à cura. Ela cuidou muito bem de mim.

Trocávamos longas mensagens com todos os pequenos detalhes dos procedimentos por que passava, com sua esperança de dias melhores, com sua fé. Com nossas conversas muito aprendi. Choramos juntas mas, principalmente, rimos muito juntas. E o que poderia ser sempre um monstro assustador, passou a ser uma oportunidade de solidificar uma amizade que, sei disso, estará sempre me fortalecendo.

A Renata me ajudou a descobrir sentimentos, afetos, desejos, poderes, encantamentos. Ela me ajudou a lançar âncora e me sentir mais forte e segura, acreditando que as situações não fugiriam do controle. E me ajudou a me livrar do que não era meu – quando a bagagem estava muito pesada – para ficar com o essencial.

Há uma semana foi seu aniversário. Ela me fez um pedido especial: “o médico me deu folga à quimioterapia e no dia 11 terei consulta para reorganizar o tratamento. Quero que você, com seu entendimento, sua compreensão, suas boas vibrações e energia, me acompanhe e me ajude para que o melhor seja decidido”. Sentimentos muito generosos de sua parte, grande responsabilidade para mim, que aceitei de pronto, mesmo sabendo que nada de prático poderia fazer; somente lhe faria companhia e daria um suporte espiritual.

Não tivemos tempo. Não iremos à consulta.

Sentimentos fortes, verdadeiros, iluminados por um lindo sorriso. Um grande legado de sabedoria, sensibilidade e força. Não há perda irreparável. Não houve despedida. O que ela nos deixou é muito consistente, sempre estará em nossas almas e nossas melhores recordações.

Dona de um texto apurado, colaborou nessa minha nova atividade com sua leitura crítica sempre muito generosa, com seu gentil incentivo. Para meu texto anterior – “Emoções” – deixou um comentário aqui no Diário do Engenho:

“…Corrobora com você, em sua felicidade, o trecho do poema de Robert Frost:

… De modo que nas vezes quando a multidão é movida/ A levar demasiado longe o louvor ou a censura,/ Possamos escolher algo como uma estrela/ Na qual estear nossas mentes e sermos estáveis.”

Você já deve ter escolhido sua estrela.

Acolhida por Deus, em paz, brilhe por todos nós, minha querida amiga.

———————————–

Zilma foto

 

 

 

 

 

 

Zilma Bandel

* (Adélia Prado in “Manuscritos de Felipa).”

41 thoughts on “Para Renata – por Zilma Bandel

  1. Querida Zilma.
    Não pude conter as lagrimas ao ler seu lindo texto sobre nossa Renata.
    Eu que estive ao seu lado durante esse difícil processo, sei o quanto foi importante a sua presença nos momentos em que ela precisava compartilhar. Generosa, para me preservar, nem sempre conseguia fazer comigo.
    Ultimamente, pelas dificuldades físicas que ela tinha, eu dizia a ela que tinha me descoberto um “cavalheiro”, posteriormente incorporei um “de alta linhagem” e nos divertíamos muito com isso pois nunca lembrávamos esse complemento. Gostoso eram os olhares de cumplicidade para tentarmos nos lembrar.
    Com a perda, aprendi a chorar, coisa que não me permitia.
    Ela deixa uma luz forte e permanente para iluminar nossos caminhos.
    Muito obrigado por mostrar um pouco da minha Rena aos que não tiveram o previlégio da convivência
    Egidio

    1. Obrigada, Egídio, por suas palavras carinhosas e generosas.
      Pouco fiz por ela, mas recebi e aprendi muito.
      Quando pediu minha companhia para a consulta que seria ontem, dia 11, ela me falou que não poderia ter um melhor companheiro. Senti que ela estava querendo preservá-lo. Não mencionei no texto para não invadir demais seus sentimentos. Ela me ajudou no fortalecimento necessário para seguir em frente na difícil batalha. Gentil como sempre, elogiou minha companhia. Senti o motivo, silenciei e aceitei. Como escrevi, além do apoio espiritual, pouco poderia fazer. Pedi orações e boas vibrações a pessoas próximas para que o melhor pudesse acontecer, naquele momento, para a continuidade de seu tratamento.
      Compartilhar é preciso quando o fardo está pesado demais. Você foi o melhor companheiro que ela poderia ter nos maus e bons momentos. O cavalheiro cúmplice, lúcido e gentil. A Renata sempre fez questão de me dizer isso. Uma linda parceria. E, para mim, ela foi o principal suporte desde que nos vimos diante de problemas tão parecidos. Um privilégio tê-la conhecido, um privilégio poder tê-la por perto, aprender e me fortalecer.
      Uma luz forte que sempre estará iluminando seus caminhos e o meu também.
      Fique sempre bem, em paz, com Deus.
      Abraço com afeto.

  2. Zilma, querida,

    o que escrever, depois do seu texto mais expressivo, que vai calar fundo em cada um dos seus leitores? O que comentar, depois de palavras tão lindas, tão carinhosas, sobre uma mulher que, como você, sempre “combateu o bom combate”? Lembrei-me do que uma amiga, também muito querida, deixou escrito para nós, antes de partir:
    (…) A vida significa tudo
    o que ela sempre significou,
    o fio não foi cortado.
    Porque eu estaria fora
    de seus pensamentos,
    agora que estou apenas fora
    de suas vistas?
    Eu não estou longe,
    apenas estou
    do outro lado do Caminho (…)
    (Santo Agostinho)

    Com carinho,

    Miriam

    1. Que lindo, Miriam.
      Suas palavras são sempre de carinho e generosidade.
      Obrigada, amiga.
      Ela está fora de nossas vistas, mas sua luz permanece entre nós.
      Beijo carinhoso.

  3. Lindo o texto, triste o fato gerador deste. Mas, sabendo que descansou, o que resta é a lembrança e a serenidade de saber que está em Deus.
    Abraço, Renata Sophia

    1. Obrigada, Renata, pela leitura e comentário.
      Com certeza, ela está acolhida com carinho nos braços de Deus e Maria, sua eterna companheira.
      Saudades.
      Beijo carinhoso.

  4. Estimada Zilma Bandel,

    Seu memorial expressa sentimentos puros, elevados. Mesmo não conhecendo Renata, pude saber da beleza de sua existência. É importante fazer memória e prestar homenagem, pois pessoas como Renata fazem a vida, marcada por angústias e limites, ter mais sentido, leveza e esperança. A dimensão da memória, o não esquecimento já é uma fonte, um caminho de transcendência, de superação da morte, sinal da Transcendência absoluta que nos espera.

    Esteja bem!

  5. Obrigada, professor Adelino, pela leitura e pelas sempre sábias palavras.
    A homenagem é pequena pela grandeza da vida repleta de bons valores que viveu.
    Foi um relato de nossa cumplicidade, da sincera amizade e respeito mútuo.
    Aproveitando as palavras de Santo Agostinho citadas pela minha amiga Miriam em seu comentário, ela não está longe, está apenas do outro lado do caminho.
    Com afeto,
    Zilma.

    1. Obrigada, Simone, pelas palavras carinhosas.
      Grande foi sempre meu orgulho de poder conviver com uma criatura com a qualidade humana de sua irmã.
      Compartilhamos bons e maus momentos. Ela me fortaleceu demais. Sua cumplicidade foi fundamental para que eu assumisse com fé e confiança essa difícil batalha.
      Minha homenagem é pequena demais diante de sua grandeza.
      Esteja sempre bem, em paz, com Deus e a luz da querida Rena que estará sempre nos iluminando.
      Deixo meu afeto com você.

  6. Querida amiga, que texto mais lindo e iluminado. Tenho certeza que Renata está feliz por esta homenagem e por ter tido uma amiga como você, sempre tão sensível , amorosa e presente.
    Parabéns por neste momento tão difícil conseguir escrever essa linda homenagem, muito merecida pela Renata ,que foi uma pessoa maravilhosa e que neste momento já está num lugar lindo que com certeza Deus reservou pra ela.
    Um beijo grande ,
    Rose

  7. Obrigada, Rose, pela sua leitura, pelo seu comentário carinhoso.
    Agradeço também pelas orações, suas e de D. Susana.
    A Renata e sua vida não podem ser descritas em um texto, em poucas palavras. Só fiz uma pequena homenagem, pelo carinho e respeito que sempre tive por ela.
    Tenho certeza que ela está bem acolhida por Deus, por Maria, sua sempre companheira, em paz, com muita luz.
    Beijo carinhoso.

  8. Zilma,quanta sensibilidade e carinho. Obrigada por estar sempre por perto,acolhendo e cuidando da amizade e confiança que Renata tem por você e muitos outros amigos que não conhecia de perto mas,muito, pelos relatos dela.Especial, como sempre foi, vcs sempre foram citados em nossos encontros, que foram tão poucos…….pois era dona de uma sabedoria inesgotável. O tempo foi muito curto pra muita vida ainda por viver. Cuidei muito do “meu” álbum de fotos (recentes) no dia que a vi, Zilma. Aqui quero me desculpar, não sei se vc se recorda, mas cheguei perto e disse – “vc me devolve? esse é meu”. Não por egoísmo, mas por cuidado,porque foram dias especiais na minha vida e das pessoas que estavam por lá.Saibam que, todos foram lembrados por ela, citados em nossas conversas. Não podia ter sido egoísta. O álbum foi compartilhado, mas fiquei vigiando!!!!
    Um abraço carinhoso e mais uma vez, obrigada por compartilhar suas experiencias, emoções e amizade pela Rena e tb pelo Egidio (meu irmão).

    1. Angela, obrigada por sua leitura e generosas palavras de carinho.
      Seu álbum de fotos foi uma maneira de “viver” momentos que ela me descreveu com detalhes como só ela sabia fazer. Claro que você tinha que cuidar. Um rico tesouro!
      Soube pela Luisa que o Egídio postou meu texto no Face book . como não somos amigos por lá, não vi. Pena.
      E soube também pela Luisa que o texto foi lido ontem na casa da vó, com a família presente.
      Você não imagina o quanto isso me comoveu. É a luz da Rena nos unindo pela emoção.
      Escrevi para aliviar minha tristeza, tomando muito cuidado para não invadir os sentimentos da família. Espero que tenha conseguido. Uma homenagem pequena demais para toda a sua grandeza.
      Deixo meu carinho com você, parte de uma família de que gosto muito.

  9. Zilma, te conheço pelo olhos das minhas amigas, mas achei maravilhoso o texto, e com certeza a Renata, esta muito feliz pela bela homenagem.
    Não podiamos, passar por esta vida sem conhecer a Renata, um ser especial, que o céu agradece ao recebe-la, o legado que ela me deixou, foi, saber ser amiga, uma mãe apaixonada, e uma profissional indiscutivel, com certeza ela brilha em outro plano,
    Rosane

  10. Pois é, ficamos sabendo uma da outra pelos amigos comuns, sem nos conhecermos. Espero que todos sejam generosos comigo…
    Obrigada pela sua leitura e pelas palavras de carinho, Rosane.
    Com certeza você leu no FB, pela postagem do Egídio. Não somos amigos pelo FB e não vi. Pena. A Luisa me contou e contou também que foi feita a leitura do texto com a família reunida ontem à noite na casa da vó. Fiquei bastante emocionada.
    A luz da querida Renata nos une.
    Abraço com afeto.

  11. Querida Zilma, na minha opinião você tem razão pessoas como a Renata nunca deixam de estar presentes, pois só temos saudades das coisas boas.

    Linda sua homenagem, tenho certeza que ela ficou muito orgulhosa.

    grande abraço.

  12. Marcos, querido.
    Obrigada por sua leitura.
    Você sempre por perto. Sou muito grata pelo carinho.
    A Renata só está do outro lado do caminho. Sua luz sempre vai nos iluminar.
    Beijo carinhoso.

  13. Zilma apesar de não conhecer Renata, nota-se que foi uma pessoa bondosa, compreensiva e muito amorosa.
    Que pena você ter perdido uma Amiga.
    Um dia encontraremos…………………….bjs miriam

  14. Querida Miriam.
    Você tem me incentivado sempre nessa tardia atividade. Muito obrigada.
    Esse texto escrevi ainda com as fortes emoções da partida da Rena.
    Estou certa que ela nos ajuda a transformar a tristeza em boas lembranças, saudade gostosa.
    Foi uma mulher de raras qualidades. Aprendi muito com ela.
    Um dia estaremos juntas no mesmo lado do caminho.
    Beijo carinhoso.

    1. Zilma, não te conheço, mas estamos unidas por um amor definitivo. Obrigada por dizer as palavras que eu gostaria de ter dito. Rena, pra sempre no meu coração.

  15. Eu tenho que agradecer, Anne, por sua leitura e comentário carinhosos.
    Tivemos o privilégio de conviver com ser humano raro e muito especial.
    Sua luz estará sempre entre nós.

  16. Linda mensagem Zilma Bandel, você expressa tudo que a Renata era tanto na amizade como na vida profissional,nós da Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste lamentamos muito essa grande perda, mas sabemos que ela sempre vai está em nossos corações com sua alegria contagiante. Sabemos também que ela esta em um lugar maravilhoso e que continuará cuidando e zelando por nós para todo o sempre.
    Que Deus conforte e abençoe a sua família neste momento delicado

  17. Obrigada, Marineide, por sua leitura e comentário.
    Ela falava com carinho de seu trabalho em Santa Bárbara.
    Foi um privilégio para sua cidade contar com a competência, talento e sensibilidade da querida Renata.
    Privilégio maior foi podermos conviver com ser humano tão iluminado e especial.
    Com certeza ela está olhando por todos os seus queridos, para que a tristeza se transforme em boas e felizes lembranças.
    Abraço com afeto.

  18. Zilma, te conheço do clq, nunca nos falamos, tivemos filhos la na mesma época.
    VC foi sensacional no seu artigo! e te digo:RENATA estará sempre com vc!
    “Os belos momenos, os prantos, os abraços,as paisagens, as frustações,as grandes perdas,e aqueles que perdemos:CONTINUAM EM NÓS COM O ROSTO E A IDADE QUE TUNHAM AO PARTIR” bjos

    1. Neyde, obrigada por comentário tão gentil e carinhoso.
      Fui hoje à missa. Muita luz por todo lado. Como ela era. Uma pessoa com forte luz própria que, generosamente, espalhava ao seu redor.
      Seu legado é muito forte e repleto de sabedoria e amor.
      Nunca estaremos sós.
      Beijo carinhoso.

  19. E foi sob a luz desse encantamento que escrevi.
    Obrigada, Ivana, por sua leitura e comentário.
    Homenagem muito pequena para a grandeza dessa querida amiga.
    Beijo com afeto.

  20. Muito obrigada, Stela, por sua leitura e comentário carinhoso.
    A Renata, com sua luz, sempre uniu as pessoas.
    Não foi por acaso que nos encontramos ontem.
    Beijo com afeto.

  21. Minha querida mestra Zilma, como não se emocionar ao ler um texto tão lindo e verdadeiro ?
    Diante disso fico com este pensamento : “Não existe a morte… existe a mudança ! … A vida é um sonho, a morte um despertar !!!
    Beijo com meu carinho.

  22. Querida Célia.
    Que lindas suas palavras!
    Muito obrigada por sua leitura e carinho no comentário.
    Nós que convivemos com a querida Renata, precisamos nos acostumar com essa mudança. Ela permanece conosco graças a seu legado maravilhoso, caminhando do outro lado do caminho, como diz Santo Agostinho em sua oração.
    Beijo com muito afeto.

  23. Querida Zilma

    Não precisaria falar aqui de sua sensibilidade,de seu belo interior,da grandeza de sua alma.Mesmo quem não a conhece,como eu, só ao ler sua crônica,percebe de imediato como você é profunda em seus sentimentos.Não conheci Renata,mas deve ter sido uma pessoa maravilhosa,só por compartilhar de sua amizade.E como deve ter sido sincera.essa amizade.Como você mesmo diz,muitas pessoas ,julgadas como amigos,se afastam na hora em que mais necessitamos delas.E vocês mantiveram acesa a chama dessa amizade,mesmo no mais difíceis momentos.Essa chama nunca se apagará apesar da ausência física.Mas fica a presença espiritual.Ainda mais que compartilharam muitas lutas, alegrias,tristezas,muitas vitórias,algumas derrotas,lágrimas e sorrisos.Como sempre,você me emociona com seu texto,inclusive,até às lágrimas .E quem não se emociona ao lê-lo?Ele reflete tudo que você é:sensível,honesta,companheira,amiga leal,profunda em seus sentimentos.É muito bom,apesar da distância física,participar de sua amizade.E saiba que a Renata será uma estrela no céu a iluminar seu caminho e ELE enxugará suas lágrimas,dando-lhe conforto,força e paz.Um grande beijo de quem lastima essa sua perda e a admira muito
    Anna Lydia

  24. Querida Dida.

    Sempre muito generosa comigo, amiga!
    Sua amizade sempre foi importante para mim, você sabe.
    Poder conviver com a Renata sempre foi um grande enriquecimento para mim, tanto intelectual, como emocional e afetivo.
    A emoção ao escrever era grande, a tristeza também. Por causa disso, as pessoas que me conhecem ou não ao lerem o texto, por terem convivido com a Rena, também se emocionaram. O mérito é realmente dela.
    Espero logo poder encontrá-la para colocarmos os assuntos de tantos anos em dia.
    Muito obrigada, amiga.
    Saudades.
    Beijo carinhoso.

  25. Zilma,infelizmente não nos conhecemos,sou 1 prima da Rena,de Jundiaí,morando atualmente em São Paulo.Fiquei arrepiada,mto emocionada e sensibilizada com sua homenagem e cumplicidade nesse texto sobre ela.Era mesmo uma pessoa especial…
    Não tive forças para visitá-la nesse peíiodo difícil,por uma série de problemas que atravessei,,mas meu pensamento não a deixava esquecê-la nunca.Tivemos uma infância
    mto salutar aí em Pira,ela sempre linda e sorrindo,tal qual a mãe.Acompanhar a doença de tia Dinah e sua perda foi uma barra e qdo chegou a notícia da Rena,foi 1 baque…
    Pouco pude fazer por ela,além de pedir ao PAI ,QUE OLHASSE POR ELA COM TODA SUA MAGNITUDE!Não consegui carona para a despedida,e após ter sofrido 1 acidente automobiíistico,fiquei com trauma de pegar a estrada até Pira sózinha..Confortá-me saber de sua cumplicidade para com ela e com o Gi nesse tempo.Você também é mto especial!Conforme os dias passam parece que mais tristeza eu sinto, qdo me lembro que ela não está mais aqui.Os planos de Deus são perfeitos e se assim o fez,foi porque ela era mto legal e Ele a queria junto Dele.Missão cumprida!Saudades deixada!Mto obrigada
    por tudo que fez e falou sobre minha prima!!!bjs Fique com Deus!!!Sonia Raquel

  26. Prezada Sônia.
    Espero ter oportunidade para conhecê-la e conversarmos sobre a encantadora e especial Renata. Obrigada por sua leitura e palavras de carinho.
    Minha homenagem foi quase uma necessidade minha, tamanha era a tristeza com sua partida. A homenagem foi muito pequena para a grandeza de sua alma.
    O tempo está me ajudando a colocar as boas lembranças no lugar da tristeza. E Deus vai nos dando essa compreensão e esse conforto, acredite.
    Peço a Deus sempre para que o Egídio e os filhos sigam felizes com os exemplos e fortes vínculos com a família, as boas lembranças da Rena. Seu bom combate não terá sido em vão.
    Esteja bem, em paz, com Deus.
    Abraço com afeto.

  27. Obrigada, Hélio.
    Exagerando um pouco, não é? Sua delicadeza e gentileza sempre estiveram por perto na minha vida. Você e a Miriam são amigos muito especiais.
    A Renata me faz muita falta e, estou certa, faz falta para muita gente. Ser humano inigualável.
    Abraço com afeto.

  28. Ivana, querida.
    Muito obrigada por suas palavras.
    Você sempre por perto, generosa em seus comentários, em seus cuidados, com seu incentivo.
    Para mim, em momentos especiais, escrever é preciso. Escrevi essa pequena homenagem para minha querida Renata tocada a lágrimas e dor.
    Fiquei aliviada, principalmente, porque emocionou corações tão chegados a ela. Ficamos unidos pela sua luz e pelo nosso amor por ela.
    Beijo com afeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *