O que te move? – por Suzane Lindoso

Esta pergunta tem me perseguido há tempo. Não apenas por mim, mas também por querer saber o que move quem me cerca. Como professora, tento adivinhar o que se passa na cabeça dos alunos. O que será que os movimenta? O celular? A internet? O Tablet ou Ipad?

A impressão, à primeira vista, é a de que o que move as pessoas em geral são os bens materiais, adquiríveis, compráveis e passíveis de serem exibidos. A lista é quase infindável. Será? Não posso dar crédito a um olhar menos atento, mais superficial. Os relacionamentos  estão esgarçados. As amizades são cada vez mais efêmeras.

O que dizer dos altos números de amigos com os quais nos relacionamos (e o fazemos mesmo?) nas famosas e modernas redes sociais? Falando nisso, o que nos move a enviar convites de amizade a pessoas que sequer nos conhecem, que apenas nos viram algumas vezes? E a aceitá-los? E depois sequer travarmos um olhar, limitarmos o relacionamento ao ambiente virtual?

O que nos move a informar aos nossos seguidores que estamos a caminho do banho ou da academia? O que nos move a buscar a perfeição física, mesmo que ela nos leve ainda mais à imperfeição, tantas são as modificações que provocamos em nós mesmos? O que nos move a publicar fotos de nossa intimidade? Talvez seja o surgimento de um novo profissional: o autopaparazzi.

Enfim, o que nos move da cama toda manhã? O que os raios solares nos dizem: que é um novo dia cheio de possibilidades de crescimento? Que talvez alguém esteja precisando de nossos préstimos?  Que a internet funciona 24 horas e há algumas estamos offline?

Creio não conseguir responder sequer a um terço de tantas dessas indagações. Vou parar por aqui e tentar efetivamente descobrir que paixões me movem. Quanto a você, que tal aproveitar este período de início de ano e fazer o mesmo?

——————————-

A autora:

Suzane Lindoso é professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Piracicabano.

17 thoughts on “O que te move? – por Suzane Lindoso

  1. Suzane, algo “me moveu” a ler seu texto. E gostei!Induz à reflexão…
    Penso que o que nos move a viver, a aprender, a nos engajarmos em causas sociais, a levantar sempre que caímos em zonas abissais, a dar a volta por cima, a continuar a viver mesmo quando perdemos entes queridos, a recomeçar sempre, é uma energia interior, centelha da energia maior que podemos chamar de Deus.
    Esse assunto é apaixonante e ficaríamos horas divagando sem chegar a consenso algum…
    abraços e parabéns pelo texto

  2. Mana, mais uma vez encantada com a maneira franca e fluente que voce trata de assuntos tao importantes. Realmente a humanidade se move com aquelas coisas que lhe dao prazer, sem num momento sequer pensar nas necessidades do seu proximo. Ah! se o mundo parasse um pouco de pensar egoisticamente e se colocasse no lugar do outro, com certeza teriamos um mundo melhor. Mas, facamos a nossa parte e deixemos que o resto se analise. Parabens mana por nos fazer meditar e nos avaliar, tentando melhorar a cada dia.

  3. Suzane, aproveito a oportunidade para manifestar minha admiração pelo seu trabalho e pelo compromisso que você demonstra com cada um de seus alunos. Para mim é inesquecível seu discurso na formatura (8ª série) da minha filha Larissa Karoline. Com certeza os alunos são privilegiados por aprender e conviver com você… Parabéns pela reflexão. Obrigada pelo presente!
    Um grande abraço,
    Márcia

  4. Oi, Suzane! Acho que o que nos move é a carência afetiva. Acreditamos que, se o outro nos vir sob uma luz favorável, poderá admirar-nos e relevar nossas imperfeições. Procuramos aceitação e carinho. Por isso escrevemos textos comoventes como o seu, textos que procuram proximidade. Beijos!

  5. Suse,
    Parei e refleti sobre o seu texto, enigmático, interessante, fiquei pasma com tanto sabedoria ,eu mesma não sei o que me move, me comoveu e estou tentando descobrir o que realmente motiva nossa vida.
    beijo parabéns pelo texto comovente.

  6. Olá Su!!!

    Tdo bem? A única pergunta que consigo responder é o que me move levantar para trabalhar? Essa sim respondo com certeza. É que vou encontrar pessoas, assim como você que me faz acreditar que nem tudo está perdido, que há uma luz no fim do túnel, um oásis com águas refrescantes para o descanso… As outras indagações vou ficar aqui refletindo… O que me move?!?!?

    Que esse ano seja 2000 e doce… Bjos com saudades,

    1. Adê,
      Creio que tenha carregado nas tintas quanto à motivação de ir ao trabalho, mas esteja certa que suas palavras são importantes para mim.
      Um abraço e adorei o 2000 doce!

  7. Olá Suzane, belíssima colocação: “O que te move?”
    Ao ler o artigo, repensei sobre o que realmente me move, a lutar sempre por meus
    ideais e nunca desistir,mesmo diante das dificuldades.
    A única resposta que encontrei foi,que o que me move todas as manhãs é saber que
    tem um Deus que me ama sempre,em todas as circunstâncias,e tem o controle em suas
    mãos de tudo o que acontece em minha vida.
    Um forte abraço do coração!

    1. Luciane, é sempre bom provocarmos a reflexão nas pessoas. E nos sabermos filhos de Deus é melhor ainda.
      Obrigada por seu carinho.
      Um abraço fraterno.

  8. Tiazinha, o que me move e de ver que nesse mundo ainda tem gente como voce. Gente que ainda valoriza o valorizavel, o proximo.
    Adorei o texto. Sou sua fa. Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *