O Jovem em Oposição ao seu Semelhante

O texto a seguir venceu o I Primeiro Concurso de Redação da XII Semana de Ética da Piracicaba – promovido pelos Rotary Clubs de Piracicaba e Rio das Pedras.

Raquel Langeli Martin

 

Acredita-se que a imaturidade de muitos jovens, hoje em dia, é uma consequência da educação ausente de ética e atos morais. Porque sem demonstrar a importância do respeito ao outro e sem desenvolver no jovem uma autonomia, falta a consciência dos atos e da felicidade pregando respeito.

Nos ambientes escolares, essa equivocada educação torna-se grave. No Brasil, tanto em colégios públicos como em particulares, ocorrem manifestações preconceituosas a colegas. Durante as aulas, os estudantes podem agredir verbalmente alguém por conta do estilo de se vestir, falar, agir, estudar e, principalmente, namorar – a passo em que se refere à homofobia. Porém, não mais grave do que isso, os estudantes estão partindo para a violência física, deixando o ambiente escolar parecido com o de uma penitenciária.

A maneira com que a ética (teórica) e a moral (prática) estão sendo empregadas não é efetiva. Alguns alunos não sabem como agir para amenizar os preconceitos que vêem e outros desconhecem o mal físico e ideológico que fazem a pessoas discriminadas. Há meios de influências externas pregando atitudes desrespeitantes às vidas humanas, como os “skin-heads,” por exemplo, que trazem de volta uma cultura nazifascista, uma mistura de preconceito e violência.

No 1º semestre de 2011, em uma escola de São Paulo, duas alunas se agrediram. A direção do colégio entrou em contato com as mães dessas alunas, mas nada foi resolvido, pois elas também se agrediram. Como se vê, os ambientes escolares e os lares devem caminhar em parceria. O colégio em sintonia com o aluno como estudante e como ser humano. Procurando resolver as atitudes antimoralistas e não se contradizerem

As escolas são as nações que norteiam um mundo de relações humanas positivas, cujas ações devem articular contra movimentos preconceituosos, sempre pautadas nos ideais éticos. Na tentativa de combater o propósito daqueles alunos lineares, ou seja, “normais.”

———————————————-

A autora:

 

 

 

 

 

Raquel Langeli Martin é aluna do terceiro ano do ensino médio do Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção – Piracicaba.

 

***

13 thoughts on “O Jovem em Oposição ao seu Semelhante

  1. Adorei! Fico feliz em ver que a juventude não está perdida e que existe ainda um percentual de jovens com uma mentalidade aberta e são jovens como você que devem ajudar a disseminar o pensamento de igualdade entre os seus colegas. Com a velocidade de informação e influências que o jovem recebe hoje em dia, e com a ausência dos pais que geralmente estão muito ocupados “trabalhando”, fica cada vez mais dificil pro jovem discernir os valores bons dos ruins. Parabens pelo texto!

  2. Parabéns Raquel… Você é muito especial, continue sendo essa pessoa com clareza de idéias e beleza de sentimentos e o seu caminho será o mais positivo possível.

    Gustavo Henrique Tognin

  3. Prezada Raquel, magnífica consideração e contribuição feita em sua matéria. Trabalhamos hoje com o protagonismo juvenil e vemos que se não houverem ações eficazes e rápidas, as coisas irão piorar ainda mais. Porém contando hoje na instiuição de que faço parte, com cerca de 500 adolescentes, vemos que a partir da ocupação e delegação de responsabilidades é possível mudanças. Embora acredito que grande parte da responsabilidade desta situação vem do berço, do seio familiar, ou seja do comprometimento dos pais, outra parte do sensacionalismo feito pela mídia e por último o adolescente. em que momento vemos na mídia a valorização dos trabalhos de sucesso, dos professores e alunos que sobressaem, enfim!!! Meus sinceros votos de congratulações pela matéria, principalmente sendo de uma jóvem, o que prova que a educação consciente é o caminho.

  4. O que eu poderia dizer não!!!! Achei ótima a redação. Você tem uma visão das coisas que muitos ” adultos” formados ainda não tem!!!!

    Parabéns, continue assim querida.

    um beijão,

    Águeda

  5. Raquel!! Parabéns Garota…soube brilhantemente expressa nesse texto uma realidade tão cruel e que precisa de um olhar atento de nossa sociedade!
    Continue assim, tão linda por fora e com tanto conteúdo interior!!! Bjo Grande!

    Dani

  6. Raquel, não a conheço, mas trabalho com a sua mãe e li sua redação, simplesmente incrível, que vc continue nessa jornada com essa maturidade e inteligência… Parabéns!!!

  7. Raquel………Parabéns!!!!! Adorei seu texto, muito cabeça e gostoso de se ler, pq tem fundamento e além de tudo aborda assuntos que nós todos precisamos de ler e ver nesse mundo louco.
    É de jovens assim que precisamos na nossa sociedade.
    Muito legal mesmo!!!!!! Que vc continue assim essa menina inteligente e cabeça feita já com essa pouca idade.
    Tudo de bom!!!!!
    Bjuuu grande.
    Laene.

  8. Estimada Raquel,

    Sua reflexão demonstra e evidencia criticidade e capacidade de problematização em relação às questões que tocam o cotidiano dos jovens. Sua sensibilidade e análise teórica nos concede esperança… Parabéns e força na caminhada…

    Esteja bem!

  9. Raquel
    Desejo que você continue sempre assim!!! Com essas idéias firmes, inteligente, é isso que esperamos de todos os jovens do nosso País.
    Sua redação está ótima,que seu conhecimento se estenda por sua vida toda!
    Parabéns!

  10. Raquel, sua visão, nos da esperaça que nem tudo esta perdido , é uma gota de aqua doce no meio do oceano, mas não deixa de ser doce !…e as coisas vão alem daquilo que enchergamos .

    PARABENS , O MUNDO PRECISA DE PESSOAS ASSIM !!!

  11. Raquel, parabens mais uma vez, so mesmo uma pessoa como voce para ter essa visao tao completa e perfeita em relacao aos tempos de hoje e como esta nossos jovens, e a falha que ocorre tanto pelos pais como pelos seus educadores, chega a ser assustador mesmo. Voce disse muito em poucas palavras, isso significa o quanto voce tem sabedoria e o quanto esta preocupada com o ” amanha” .
    beijos com carinho…

  12. Quequel querida, Parabéns !!!

    Eu sempre soube da sua sensibilidade e amorosidade com a vida, mas que escrevia tão bem e de forma tão sensivel foi uma grata surpresa!
    Que a sua maturidade seja inspiração para tantos que ainda tentam e tateiam os caminhos do bom senso e da ética nos relacionamentos, você nos deu um show de cidadania e respeito ao semelhante, belo texto, bela forma de se expressar!

    Bjsss com carinho e orgulho, MM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *