Manifestar em Paz

Manifestar em Paz

Reaja

 

 

 

 

 

 

 

O movimento popular que tomou conta das ruas das principais capitais do país une-se hoje, quinta-feira (20), às manifestações que já vêm acontecendo em várias cidades do interior de alguns estados – incluindo-se aí, em especial, as cidades da nossa região. Pelas redes sociais, milhares de pessoas dos mais variados municípios – como Rio Claro, Limeira e Piracicaba – estão confirmando presença nos atos públicos que deverão marcar nacionalmente o levante que está parando o Brasil. Em nossa cidade, mais de 12 mil confirmaram participação nos atos previstos para acontecerem em frente ao Terminal Central de Integração (TCI) e à Câmara dos Vereadores da cidade.

Por aqui, aliás – e vale dizer – movimentos como o Reaja Piracicaba e o Pula Catraca já haviam mobilizado boa parte da comunidade e realizado manifestações importantes e pacíficas muito antes mesmo de o levante nacional ganhar força e sair pelas ruas das grandes cidades. Pioneira no interior – mais uma vez – Piracicaba levantou-se cedo contra o aumento abusivo do preço das passagens do transporte público (o valor das passagens de ônibus em nosso município é muito superior ao praticado nas grandes capitais como Rio e São Paulo!) e em desagravo ao ridículo aumento de mais de 60% no salário de nossos onerosos e quase inúteis vereadores.

As péssimas condições do sistema público municipal de saúde, a violência em escalada que assola o município (Piracicaba é a primeira no ranking da violência no que diz respeito a cidades com até 370 mil habitantes), as despóticas decisões tomadas com frequência pela Câmara dos Vereadores (como a polêmica de repercussão nacional em torno do caso do cidadão que foi retirado da Câmara por ter se recusado a ficar em pé durante a leitura da bíblia e também a desastrosa instalação de um vidro protetor – um aquário – que separa, nas audiências públicas, os vereadores e a população) são motivos que, somados ao aumento das passagens de ônibus, há muito tempo vêm causando indignação no piracicabano e levando às ruas movimentos como o Reaja Piracicaba e o Pula Catraca.

Na tarde de hoje, no entanto, é preciso que aqueles que vão sair às ruas – e é preciso sair às ruas! – sigam à risca a cartilha da não-violência praticada pela maioria dos manifestantes que se mobilizaram até o momento pelas principais cidades do país. Nesse sentido – e se não faltam motivos para o piracicabano aderir ao movimento – é preciso ter-se em mente que a manifestação pacífica e ordeira é a melhor chave para se abrir as portas de um novo tempo. A civilidade e a ética – extintas na classe política – devem ser as bandeiras de nossos manifestantes – sendo assim, também, o seu maior exemplo. Afinal, é só por meio de manifestações sem vandalismos, sem agressões ou contravenções é que chegaremos – um dia, talvez – a paragens mais honestas, belas e humanas.

Desperta, a cidade deve agora levantar-se para uma mudança radical de postura. As manifestações populares e a coragem do povo – especialmente dos jovens – em tomar parte, de peito aberto, desse levante que vem chacoalhando o país e a cidade deve ser – para sempre – entendida como modelo de uma mudança de postura política. Quer dizer, é importante que a partir de agora a população piracicabana aprenda, de uma vez por todas, a escolher melhor quem a representa. Da mesma forma, é fundamental aprender a cobrar, a exigir que os nossos governantes cumpram a função para a qual foram eleitos pelo povo e atuem politicamente em benefício da cidade e da população – e não em benefício de seu próprio bolso e de suas próprias causas.

Manifestemos sim, sempre, em paz e com objetividade! Só assim conseguiremos mostrar que estamos atentos ao cenário político no qual estamos – queiramos ou não – inseridos. Que a cidade caminhe, plena de amor, pelas ruas – na paz, pela paz e pela vida. É hora!

2 thoughts on “Manifestar em Paz

  1. Massas impõem mesmo respeito. Como disse Hélio Schwartsman, “políticos que até ontem desdenhavam dos radicais e vândalos do Passe Livre agora juram que apoiam as manifestações desde criancinhas”. Depois ainda ficamos sem saber o porquê dos manifestantes rejeitarem todo o establishment partidário atual… Casos emblemáticos em São Paulo: a juventude do PSDB paulista, em pleno crescimento do processo, lançou documento contrário às manifestações e assessores do Haddad, como os irmãos Tatto e a vice-prefeita Nádia Campeão (PCdoB), propunham endurecer com o movimento, por estar sendo “instrumetalizado pela direita”. Quanto equivalência em grau de miopia! Boa manifestação a vocês em Piracicaba!

  2. dia desses eu estava voltando de viagem em meu carro acompanhado de alguns amigos e como de praxe sempre que estou no carro entre 19h e 20h deixo o radio ligado para ouvir a hora do Brasil e saber o que se passa com a terrinha de Cabral, meus amigos que me acompanhavam ficaram espantados e pediram para colocar um ‘som’, que absurdo! disse um deles, ouvir hora do Brasil? que coisa retrograda!… bem eles devem estar fazendo manifestos sim, ou pelo menos estarem apoiando estes atos(coisa que também apoio nos moldes informados nesta matéria). O que me preocupa é essa falta de doação de um tiquinho da vida de cada um por causas coletivas, pois só o levante popular sem uma devida ‘MANUTENÇÃO’ desta cobrança e um acompanhamento do povo com as questões do estado, não vai dar os resultados que o povo espera! (alias espero que eu esteja prevendo errado!)
    Uma dica que deixo para quem quer rir um pouco e acompanhar nossa politica caipira é ouvir na radio municipal as sessões da camara de vereadores, a inicio parece ser coisa chata, mas é cômico ver onde se gasta nosso suado dinheiro e pra que pagamos altos salários aos nossos representantes, tirando meia duzia que levam a coisa a serio com os demais eu rio muito, acho que até o Ary Toledo ficaria com inveja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *