O Movimento Liberdade Liberdade promove no próximo dia 18 de novembro, segunda-feira, a partir das 19h30, no Ponto de Cultura Garapa, o Sarau Cultural – Edição Pérola Negra, em homenagem ao mês da Consciência Negra, uma iniciativa em parceria com grandes músicos da cidade.
O segundo Sarau promovido pelo Movimento propõe aos participantes apresentações musicais e poéticas de obras dos grandes autores negros para celebrar e reverenciar esses artistas maravilhosos e fundamentais na construção da identidade cultural do Brasil – e ainda refletirá sobre a contínua luta e resistência contra o racismo e desigualdades sociais.
Wagner Silva, músico piracicabano, afirma a importância do encontro para a comemoração do dia da Consciência Negra: “Eu sou afrodescendente e brasileiro. Nosso país já sofreu muito e ainda sofre com preconceito racial, não podemos negar. É uma oportunidade para resgatar e valorizar a negritude através de nossos ancestrais, autores e compositores. Uma forma de agradecer e comprovar o devido valor e respeito que os afrodescendentes merecem.”
O músico Beto Silva, que participou do primeiro Sarau Cultural e estará se apresentando novamente dia 18, comenta a felicidade em estar no próximo evento, pois o formato permite o encontro e integração dos artistas: “É uma experiência totalmente diferente da nossa rotina de apresentações, nesse espaço maravilhoso que é o Garapa”, e sobre as homenagens, ele ainda acrescenta, “É muito importante destacar a maior contribuição que uma raça, um povo deu para a música popular brasileira, a contribuição da raça negra. Todos os maiores músicos e compositores serão homenageados. O que a gente mais gosta da música, vem dessa contribuição.”
Sobre o dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra, data da morte de Zumbi, assassinado no ano de 1695. Ele foi líder do Quilombo de Palmares, o maior quilombo do período colonial e símbolo da liberdade e resistência contra a escravidão.
OMovimento Liberdade Liberdade
Um encontro de atores, diretores, produtores, músicos e profissionais de comunicação, para a articulação de ações em defesa e valorização da produção artística, intelectual e da liberdade de expressão. Uma reação ao flagrante esforço realizado pelo atual governo federal em desqualificar a classe artística, além de desmobilizar e asfixiar a produção cultural no país.
O grupo se reúne semanalmente desde setembro deste ano e já realizou o primeiro Sarau Cultural em outubro, a ação Abrace um Artista e leituras de manifesto em defesa da liberdade de expressão, durante o 14o.Fentepira, Festival Nacional de Teatro de Piracicaba, realizado de 1 a 10 de novembro.
Nos encontros, são debatidos temas como políticas culturais e combate à censura, além de propostas de ações no cenário cultural da cidade.
O Movimento Liberdade Liberdade é voluntário, suprapartidário e está aberto para receber novos colaboradores.
Os interessados em participar do Sarau Cultural, ou ainda solicitar mais informações sobre o Movimento Liberdade Liberdade, o contato é através do email: movimentoliberdadeliberdade@gmail.com
Texto e fotos: divulgação.