“Juventude Rendida” – palavra do leitor

Atualmente, podemos dizer que já é um fato certo que a juventude – se comparada com a juventude de décadas atrás, não toma mais atitudes de efeito ou ações a favor de si própria. Com o passar dos anos, ela foi perdendo o atrevimento e a capacidade de reação enérgica. Tal fato gera uma perspectiva muito negativa,  pois inicia um ciclo que vai passando de geração a geração, piorando a situação cada vez mais.

Grande parte desses jovens tem medo de se arriscar na hora de fazer as escolhas referentes ao futuro, de modo que preferem seguirem infelizes – mas com estabilidade no emprego e, acima de tudo, com um bom salário.

Nesse sentido, o papel da mídia foi e é fundamental para a transformação da juventude –  pois ela é a grande responsável por fazer com que seus espectadores, leitores e ouvintes se acomodem, se sintam normais e indiferentes diante tanta violência, de tanta injustiça, de tanta degradação ambiental (entre outros problemas seriíssimos que estão presentes na sociedade).

O convívio diário com essas informações faz com que a juventude cresça “tranqüila” diante a brutal normalidade presente em sua rotina. É preciso a ação e resistência por parte dessa juventude, para que – em um futuro próximo – tenhamos uma sociedade ativa, dinâmica e enérgica.

—————————————————–

Pedro Salvetti tem 17 anos. Leitor assíduo do Diário do Engenho, está se preparando para o vestibular de História.

3 thoughts on ““Juventude Rendida” – palavra do leitor

  1. Pedro, creio que não apenas a mídia, mas a insegurança que ronda os habitantes dos centros urbanos levou os pais a protegerem excessivamente seus filhos, levando-os a uma dependência pouco salutar e a atitudes pouco ousadas no seu cotidiano.
    os jovens precisam de estímulo à ousadia, à luta por sonhos ou até mesmo um incentivo a que sonhem com conquistas que não sejam apenas de bens materiais..
    Sonhemos nós com um mundo diferente, por enquanto.
    Oportuna reflexão.

  2. Estimado Pedro,

    Parabéns pela análise crítica e densa, que toca temas tão fundamentais. A apatia que presenciamos é decorrente de uma cultura que não prepara e nem estimula o jovem para a reflexão. Precisamos transformar tal realidade a partir da educação. Neste ponto, temos que perseverar na dinâmica do debate e da reflexão. Seu texto já se compõe como uma importante forma de resistência.

    Esteja bem!

  3. “As revistas
    As revoltas
    As conquistas da juventude
    São heranças
    São motivos
    Pras mudanças de atitude”

    Terra de Gigantes, Engenheiros do Hawaii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *