HFC faz campanha para comprar novos monitores para a UTI Neonatal

HFC faz campanha para comprar novos monitores para a UTI Neonatal

O mês de novembro também é conhecido como Novembro Roxo, uma campanha que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da conscientização sobre a prematuridade. Atualmente, 11,5 % dos partos realizados no País são de bebês prematuros, de acordo com dados da ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública), da Fiocruz. Esses números colocam o Brasil em 10º lugar no ranking do ranking mundial dos bebês prematuros. Pensando em melhorar cada vez mais o atendimento para essas crianças, o HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) lançou recentemente a ação “Doar faz a Vida Pulsar” para arrecadar recursos para a compra de novos Monitores Multipârametros, fundamentais para o acompanhamento dos bebês que estão na UTI Neonatal.

Hoje, mais 80% dos pacientes atendidos na UTI Neonatal do HFC são do SUS (Sistema Único de Saúde) e os valores repassados à unidade não são suficientes para custear a compra desses novos aparelhos. “Os nossos aparelhos já começam ficar defasados porque só com a verba do SUS não conseguimos para atualizá-los. Eles não estão ultrapassados, mas podemos dizer que já estão ‘cansados’. Esses aparelhos servem para monitorar os sinais vitais das crianças, a frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial, temperatura, saturação do oxigênio e, dependendo do modelo, ele nos passa a pressão venosa central, pressão arterial invasiva, mas os modelos básicos já nos ajudam muito”, explicou a enfermeira da UTI Neonatal, Fernanda de Castro.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera os bebês prematuros aqueles que nascem antes de 37 semanas e podem ser subdivididos em: prematuros extremos (menos de 28 semanas), muito prematuros (28-31 semanas) e moderados (32-36 semanas). “Os bebês são pequenos no tamanho, mas gigantes na força que eles têm. Cada dia é uma luta para sobreviver, para cada grama de peso que eles ganham, para os pais e familiares também. Eles sabem a angústia que é ver o filho na incubadora, com o monitor, no respirador mecânico, recebendo leite pela sonda. É uma batalha e graças a Deus eles vencem. Nós temos bebês que depois um certo tempo as mães trazem para visitar a equipe e é muito gratificante ver a recuperação deles. O bebê que chega para nós fica 24 horas conectado a esse aparelho porque tem um certo risco de morte e necessita de cuidados intensivos, e esse aparelho monitora o bebê. Nós temos 10 leitos de UTI, sendo que seis leitos UTI Neo Natal são para bebês com a até 28 dias de vida e dois leitos pediátricos para bebês a partir do 29º dia de vida até quase 12 anos”, disse a enfermeira.

CAMPANHA

O valor de cada Monitor Multipârametro é de 20 mil reais e o objetivo da campanha é comprar cinco desses aparelhos, ou seja, é necessário arrecadar 100 mil reais. “Cada doação vale muito pra gente, independentemente do valor. Esperamos conseguir o valor para comprar esses monitores. O hospital é porta aberta a todas as gestantes, principalmente para aquelas com riso de parto prematuro. Aqui conseguimos dar uma assistência neonatal de qualidade e que não é necessário que ela vá para os grandes centros. Nós temos também o banco de leite em que as mães que produzem leite em uma quantidade maior que a demanda dos filhos doam para esse banco. O leite materno é o melhor alimento para um bebê prematuro. É importante a população saber desse trabalho que nós temos aqui em Piracicaba, um trabalho de qualidade, com excelentes profissionais envolvidos para dar essa assistência de qualidade e sobrevida de qualidade ao bebê prematuro que tem diversos riscos”, finalizou Fernanda.

DOAÇÃO

A doação pode ser feita via Pix com o número (19) 997623491. Mais informações sobre a campanha também estão disponíveis no site do HFC e nas redes sociais (Facebook e Instagram).

 


Jornalista Carol Castilho. Especial para o Diário do Engenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *