Francisco e a Paz do Natal – por Zilma Bandel.

Francisco e a Paz do Natal – por Zilma Bandel.

São Francisco

Nasceu-vos hoje na cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo, o Senhor.

 – Lucas 2,11

Natal. O Deus menino nasceu em uma manjedoura, aquecido pelos animais. Foi o que os homens lhe ofereceram. E Ele cresceu em graça e sabedoria, diante de Deus e dos homens.

Em sua pregação, Jesus contrapôs ódio, tristeza, dúvida, discórdia, erro, trevas, ao amor, à alegria, à fé, à união, à verdade, à luz. Sua presença e palavra nos ensinaram, sua prática nos liberta. Suas palavras transformam a realidade – onde há ódio surge o amor, onde há dúvida cresce a fé, onde há desespero nasce a esperança.

São Francisco de Assis. Impossível, com essa reflexão, não nos reportarmos a ele e à “Oração de Paz de São Francisco de Assis”. Reli há pouco “A Oração de São Francisco – Uma mensagem de paz para o mundo atual”, de Leonardo Boff. Foi minha escolha como contraponto a esse tempo natalino de agitação, presentes, consumismo.

saoFrancisco-leprosoToda alegria do Advento, as reflexões, as cores, música e luzes deveriam ser – nem sempre são – para lembrar-nos da vinda do Deus menino e sua mensagem de paz. Boff, em seu livro – e que ele me permita, vou me valer de seu conhecimento e sabedoria para minhas reflexões, e em algumas citações –, nos lembra da “conaturalidade surpreendente” entre as características da pregação de Jesus e dos ideais franciscanos, inspirados na vivência da simplicidade e profunda espiritualidade de Francisco. Por estas razões, São Francisco é chamado o “AlterChristus”, o “Outro Cristo”. “Vesti Cristo e tereis Francisco, desvesti Francisco e tereis Cristo”.

Temos sentido a preocupação das várias religiões e crenças, de organizações voltadas à paz, e mesmo jornais, de se mobilizarem para, neste tempo de Advento, meditarmos sobre a paz, praticarmos a paz. E como chegamos à paz?

Sinto que só o amor pode levar à paz. E, junto ao amor, a tolerância, o perdão, a justiça, a compreensão, o autoconhecimento para melhor olharmos o outro, com amor, o amor incondicional.

“…a força do amor incondicional. Ama por amar, pelo valor intrínseco do ato de amar, sem esperar qualquer retribuição.Esse é o amor que Deus tem para seus filhos…Esse, o amor que incandesceu São Francisco. Esse, o amor que consome todos os místicos, como São João da Cruz ou o sufi Rumi. Esse, o amor que salva eternamente qualquer pessoa, funda a paz, redime o mundo e constitui o sentido secreto do universo” (Boff). “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz” – João (14,27).

Francisco e a PazO amor de Jesus inspirou Francisco. E, inspirado em Cristo e São Francisco, li em Boff, em forma de oração: “Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado. Que eu possa sair da minha própria dor para escutar o grito de quem sofre ao meu lado. Que tenha palavras que consolem e gestos que criem serenidade, entrega confiante e paz profunda. Amém”.

Nos meus devaneios e inquietudes, sonho em ter o conhecimento e o poder para alcançarmos a paz no mundo, na forma de fraternidade, respeito, do fim das guerras, fim da fome e pobreza. Justiça social.

Só devaneios. Sei nada. Busco a sabedoria nas pessoas, no Cristo, em Francisco e, nestes meus escritos, no profundo conhecimento de Boff. Queria ter os saberes de quem nasceu sabendo, como minha filha muito especial que tanto me ensina.

Em um dia que parecia como todos os outros em sua normalidade, fui acometida de uma tristeza que insiste em percorrer minha vida. Recebi a visita de uma ex-ajudante – por suas precárias condições de vida e saúde sempre foi mais ajudada que ajudou – que, com brilho nos olhos e muita alegria me mostrou um documento que acabara de receber. Era um atestado de pobreza absoluta. “Agora vou conseguir ajuda do governo”. Faz mais de 20 anos. Nunca conseguiu nada. Logo desistiu. O brilho nos olhos, aquela alegria em sua humildade e simplicidade. Incompreensíveis para mim.

A pobreza absoluta, as diferenças sociais, ó Mestre, que acabem no mundo. E também cessem a falta de espaço para que pessoas com déficit mental possam, com dignidade, mostrar sua eficiência; a violência, o estupro, a tortura, a destruição das famílias pelas drogas, a falta de justiça. E que não falte dignidade na vida de todas as criaturas.

Que possamos buscar a simplicidade da alma de Francisco e seu amor à natureza e aos animais – não foram eles que aqueceram o Deus menino? Porque “os homens estão sempre atrasados” – como li, no Diário do Engenho, na bonita crônica de Natal – Presépio, de Alexandre Bragion. Bom se pudéssemos estar presentes, a tempo e à hora, sem atrasos, inspirados e movidos pela magnanimidade da pregação do Cristo, para solucionar conflitos, estabelecer a concórdia e a paz.

“Os grandes mestres espirituais – como Buda, Moisés, Cristo, Krishna e outros – eram tidos como senhores pelos discípulos e pelas multidões. Entretanto, eles se consideravam servos de Deus e de toda a criatura humana. Essa atitude de serviço rompe barreiras e inclui a todos e traz como efeito a paz, a paz verdadeira que tanto ansiamos” (Boff). E ainda Boff, em forma de oração:

Francisco de Assis“Ó Deus, sois o único Senhor de nossa vida, de nosso coração e de nosso destino. Libertai-nos dos falsos senhores que nos iludem com suas promessas, pois não trazem nem vida e nem paz. Dai-nos força para resistir e para buscar a paz através da justiça e do serviço humilde a todos. Amém”.

Espero, ansiosa, poder viver, mais uma vez, a alegria de todos os meus natais, a generosidade dos sabores, da música, das cores, do brilho nos olhos das crianças ao verem a luz das velas em nossa árvore da Natal. Poder viver, mais uma vez, a magia do meu Natal, com o encantamento, o amor, a paz que a lembrança da chegada do Jesus menino nos faz sentir. Tempo de dar graças, dos bons votos, de renovar a esperança, de fortalecer a fé.

Que neste Natal possamos viver a paz de amor, de justiça, de fraternidade. Que possamos olhar o outro não somente por suas qualidades, mas abraçá-lo e acolhê-lo como ele é, na família, na nossa convivência social.A compreensão perfeita. É o Cristo em nós. E possamos também acolher o desafio de sermos instrumentos de paz, neste mundo conturbado, repleto de discórdia e conflitos. Instrumentos da paz de Cristo, do Deus menino, da paz de Francisco.

E, ainda que, deste modo, nosso Natal possa ser vivido em cada dia do nosso novo ano.

Paz e Bem!

Feliz Natal!

—————————————

Zilma foto

 

 

 

 

 

Pós-graduada em Biologia, Zilma Bandel é cronista do Diário do Engenho.

40 thoughts on “Francisco e a Paz do Natal – por Zilma Bandel.

  1. Zilma
    Mais um belo texto com simplicidade é muito amor. Parabéns.
    Um feliz natal a todos com as mensagens implícitas e explícitas das suas magníficas reflexões.
    Um beijo.
    Sergio

    1. Muito obrigada, Sérgio, por sua leitura e sempre generosa avaliação.
      Desejo que todos vocês tenham um Natal de harmonia, de luz, de paz, e que seu novo ano seja repleto de bênçãos.
      Beijo com afeto.
      Zilma.

    2. Querido Sérgio.
      Obrigada por sua leitura e sempre generosa avaliação.
      Desejo a todos vocês um Natal e novo ano repleto de bênçãos, luz e paz.
      Beijo com afeto.

  2. Zilma!

    Parabéns pelo texto e obrigado pela referência – nele – a minha crônica sobre o Natal dos animais.
    Acredito na magia do presépio franciscano, repleto de anjos-bichos. Como você sabe, eles são – para mim – os anjos que regulam as energias terrenas e nos ajudam em nossa caminhada. Por isso, Francisco de Assis se torna, além de tantos motivos, inspiração. Grande abraço!
    Danke!

    Alê.

    1. Querido amigo.
      Esse tempo mágico – ao menos para mim – de Natal, me aproxima espiritualmente das pessoas que muito representam em minha vida, que me fortalecem como ser humano, como ser espiritual. Essa crônica teve muito a ver com você. Sua sensibilidade, seu amor pela natureza e pelos animais, sua admiração por Francisco, sua boa e especial alma.
      Obrigada, Alê.
      Beijo com muito afeto.

  3. Querida Zilma amiga!
    Mais uma vez você nos brinda com um texto lindo, transpirando a paz e amor e que preencham os corações de todos neste final de ano e sempre. Parabéns!
    Que o Senhor a abençoe cada vez mais e que o seu Natal seja de muitas alegrias e felicidade. Um abraço carinhoso.
    Araidne

    1. Querida amiga Ariadne.
      Sua lealdade à leitura dos meus textos e sempre generosa avaliação representam importante incentivo para mim. Sua amizade também.
      Há uma afinidade espiritual que nos une. Não foi por acaso que você escolheu uma imagem de São Francisco para me presentear, mesmo não sabendo do tema de minha crônica de Natal.
      Obrigada por sua amizade, por seu carinho.
      Beijo com afeto.
      Feliz Natal.

  4. Zilma querida, como sempre tocando nosso corações com sua sensibilidade, este ano agradeço a Deus, mais uma aquisição que Jesus me deu, sua amizade.
    Feliz Natal, amor, paz, luz, paciência, tolerância, etc
    2015 de sonhos e projetos.
    Beijos
    Rosane

    1. Querida Rosane.
      Posso dizer o mesmo sobre a especial e nova amizade que nos une. É um privilégio tê-la como amiga, me ensinando tanto, sendo uma importante referência espiritual.
      Obrigada pela leitura, pelo incentivo, por sua generosidade.
      Beijo com afeto.
      Feliz Natal!

  5. O Natal é o encontro de Deus e a humanidade. Ninguém melhor que Francisco, que recuperou o Cristo em seu tempo, para nos ajudar a refletir e viver plenamente esse tempo. Belo texto. Paz e bem e Feliz Natal!

    1. Querido Raphael, meu conselheiro franciscano!
      Obrigada por seu apoio e incentivo. Obrigada pela leitura e generosa avaliação. Obrigada por tanto que me ensina.
      Desejo que seu Natal e novo ano lhe tragam sucesso, luz, paz e muitas bênçãos.
      Beijo com muito afeto.
      Feliz Natal!

  6. Zilma, querida,

    quando você abrir a “sacola de Piracicaba” que levo todos os anos para vocês, vai saber porque gostei tanto da sua crônica. Este ano, infelizmente, não consegui terminar meus cartões a tempo de enviá-los pelo correio! Você deve ter estranhado, não? Vou entregar o seu em mãos! Mas agora quero agradecer a você por ter escolhido Francisco e Boff como mediadores de suas ideias.Lindo texto, simples, profundo, verdadeiro. Uma mensagem de Natal que todos deveriam ler e refletir sobre ela! O meu abraço mais afetuoso para você, querida amiga!

  7. Zilma minha flor!!! não canso de aprender com vc……….a leitura se torna tão profunda e leveza que trás no coração.
    Sou muito uma pessoa, que tem o privilégio de ser sua amiga, mesmo que as vezes ausente,
    Você é tão especial quanto sua magia em escrever…….Feliz Natal. bjs
    PS. a flor é Amor Perfeito.

    1. Querida Miriam (Almeida Rocha).
      Minha amiga muito especial, muito obrigada por tanta generosidade.
      Você está sempre presente com seus cuidados, com suas boas vibrações por todos nós.
      Fico feliz com sua leitura e que tenha gostado das reflexões.
      Sinto que o que mais os humanos estão precisando é de fraternidade, de tolerância, de compreensão e aceitação das diferenças, de amor, de gosto pela paz.
      Que os ensinamentos do Cristo – que Francisco tão bem soube viver e ensinar – estejam sempre presentes em nossas vidas, nos trazendo luz e paz para nossas vidas.
      Beijo com afeto.
      Feliz Natal!

  8. Querida Miriam.
    Você e o Fausto me presentearam com “A Oração de São Francisco”, de Leonardo Boff, no Natal de 2000. É um dos meus livros de cabeceira, inspirador, sábio conselheiro.
    Nossa amizade, nossos vínculos espirituais sempre foram fortes e representam muito para meu enriquecimento como pessoa, como alma.
    Obrigada, amiga, por sua leitura, por sua gentil avaliação, por sua leal amizade.
    Ansiosa por poder abraçá-los.
    Beijo com muito afeto.
    Feliz Natal!

  9. Querida Zilma,
    linda mensagem, você novamente resgatou o espírito natalino com o verdadeiro sentido da fraternidade que Ele representa à humanidade. Lembro-me da sua mensagem de natal do ano passado, que igual a esta, me emocionou muito.
    Parabéns pelos textos e por fazer nossos dias melhores através deles.
    Um feliz natal a você e toda sua linda família! E um excelente 2015 com muita saúde e paz!
    Com carinho, dos amigos Marcelo e Maria Helena.

  10. Querida Zilma.
    Ao ler sua crônica com reflexões tão sensíveis, mais uma vez, suas generosas palavras me emocionaram. Que o exemplo de vida de Francisco de Assis renove a fé em nossos corações.
    Que o Natal seja repleto de alegria e paz para as nossas famílias, em especial para os nossos netos Clara Elisa e Pedro que,por feliz escolha de seu nome é chamado de Francisco.
    Com carinho, Idma.

    1. Querida Idma.
      Muito obrigada por sua leitura e carinhosa avaliação.
      As dificuldades que enfrentamos em nossas famílias neste ano serviram para fortalecer nossa fé. E que assim seja sempre.
      Esteja com a paz de Cristo, a paz de Francisco. A beleza da vida na fé.
      E que seu novo ano seja repleto de alegrias, luz e bênçãos.
      Deixo meu afeto e minha gratidão com você.

  11. Zilma querida,
    Tocante e lindo texto. Tenho especial predileção por São Francisco de Assis por tudo o que ele representa para a Natureza e os animais.
    Feliz Natal e que 2015 chegue trazendo saúde, felicidade, e muita Paz a todas as criaturas
    bjos

    1. Muito obrigaga, Ivana.
      Sua leitura, suas generosas avaliações, seu incentivo têm sido importantes para mim.
      Pena que não tenha podido lhe dar meu abraço de Natal e gratidão no evento da BK. Tudo aquilo me emocionou demais. Estava lindo, não é? A Paz.
      Francisco incorporou, vivenciou e ensinou todo o ensinamento, todo o amor do Cristo. Foi, desta vez, minha inspiração.
      Tenho acompanhado sua luta em defesa dos animais. É digna de todo louvor.
      Paz e bem!
      Feliz Natal!
      Abraço com muito afeto.

  12. Queridos Maria Helena e Marcelo.
    Sou muito grata a vocês pela leitura e generosa avaliação.
    Precisamos deixar o que já é uma rotina – a violência, a falta de aceitação do outro com suas crenças, posturas e escolhas, o consumismo como motivo de felicidade, a vontade insuportável para se fazer ou inventar uma guerra, a intolerância, a arrogância. E nos inspirarmos no amor de Cristo pela humanidade que Francisco tão bem incorporou, vivenciou e ensinou.
    Paz e bem, a saudação franciscana que resume tudo o que precisamos.
    Maria Helena, parabéns pelo seu aniversário, bênçãos para sua vida e a de seus queridos.
    Abraço com muito afeto.
    Feliz Natal!

  13. Linda, Zilma
    Paz e Bem ! Tua encantadora crônica trouxe-me Paz. Viver na humildade de Francisco para conhecer a grandeza de ser. Obrigada por compartilhar conosco tuas reflexões sobre o Natal.Abraçoss e abençoado Natal para todos de tua família linda.

    1. Querida Christina.
      Muito obrigada por sua leitura e generosa avaliação.
      Ser grande é saber o valor da humildade e vivenciá-la. Francisco vivenciou e ensinou a pregação de Cristo com muita beleza. Lembrei-me dele para meus votos na crônica de Natal deste ano.
      A difícil, mas não impossível paz.
      A paz de Cristo.
      A paz de Francisco.
      Que ela esteja em seu novo ano.
      Muitas alegrias e bênçãos para sua vida e de seus queridos.
      Deixo meu afeto e gratidão com você.

  14. Parabens querida amiga. Mais uma vez nos presenteando com suas lindas mensagens, e esta de Natal sobre a paz atraves de S. Francisco,é muito emocionante. Que voce continue iluminada e abençoada por Deus, para sempre nos proporcionar muitas alegrias e sabedoria. Grande beijo

    1. Sônia, querida amiga.
      Você está sempre presente, me incentivando, me ajudando a fortalecer a fé.
      Sou muito grata por sua amizade de tanta dedicação e lealdade.
      Tenha um novo ano repleto de luz, paz e bênçãos.
      Deixo meu carinho com você.

  15. Minha querida amiga Zilma

    Apesar de sempre aguardar ansiosa por seus textos,por força das circunstâncias atuais que você sabe, só hoje consegui ler esse texto maravilhoso,singelo,com tanta sabedoria.Não sei se você se lembra,há alguns “aninhos” atrás,ainda na faculdade,eu lhe disse;”Zilma, você tem uma inteligência diferente,que ainda vou descobrir qual é”. Lembra-se?
    Alguns anos depois,lhe mandei um e-mail,não sei se você se lembra também,dizendo:”Zilma,descobri…sua inteligência é ESPIRITUAL”…esse texto mostra bem isso…quando você fala de São Francisco de Assis,então…Oxalá todas as pessoas só pensassem,como você,em bem ,paz ,alegria,fraternidade,humildade…na verdade esse deve ser o espírito do Natal…Você me emociona,ou melhor,nos emociona,com suas reflexões sempre presentes em cada um de seus textos.Mas esse fechou o ano com chave de ouro.Quando meu filho e minha nora estiveram na Itália,lhes perguntei:”do que vocês mais gostaram?” e eles me disseram:”Nada se iguala a ASSISI…” e hoje você também me fez sentir isso!!!Que Deus continue abençoando você,com sua luz mágica,seu coração grandioso,sua espiritualidade ímpar…Um novo ano com alegria,paz,fraternidade e saúde para essa família linda.E que em 2015 você nos brinde com novas magias,em seus textos…mil beijos

  16. Querida Dida.
    Impossível ser agradecida o suficiente por tanta generosidade.
    Há muito nos conhecemos, há muito não nos vemos, há muito nos queremos bem.
    Não me sinto isso tudo, amiga. Estou a cada dia procurando aprender com a sabedoria e espiritualidade de quem escolhi para estar ao meu lado e de quem Deus escolheu para estar em minha vida.
    Se toquei seu coração, que sei ser muito especial em generosidade, fraternidade, espiritualidade, fico feliz e recompensada.
    Desejo que seu novo ano só lhe traga alegrias, motivos para dar graças, luz e paz. São meus votos para você e todos os seus queridos.
    Beijo com muito carinho.
    Feliz ano novo!

  17. Querida Zilma,
    somente hoje consegui ler sua crônica. Mais uma vez fiquei embevecida, diante da beleza de sua escrita. O dia do Natal já passou, contudo, como você disse, “nosso Natal possa ser vivido em cada dia do nosso novo ano” quero desejar-lhe e, à todos de sua família, felizes dias com muita saúde e paz.

    Um grande abraço

    1. Cleide, querida.
      Obrigada por sua leitura e delicadeza de sempre.
      Seu retorno é importante para mim, esclarecida, preparada e sensível que você é.
      E muito generosa!
      Tenha um novo ano repleto de alegrias, sucesso, bênçãos, luz e paz.
      Beijo com afeto.

  18. D. Zilma
    Que alegria pela sua mensagem para o Tempo do Natal, e com esse foco de universalidade, tão próprio da mensagem de Jesus, conforme também foram assim compreendo, passo a passo, os seus primeiros discipulos e seguidores. Recordar também Francisco, Buda e outros referenciais do BEM e da PAZ, são essenciais para este templo de diversidade, quando, assim, podemos enxergar a realidade, no desejo de vê-la na reconciliação e harmonia, no desejo da VIDA PLENA! Sua reflexão sempre nos encanta, e nos desperta o reencantar com o MISTÉRIO DA VIDA! Sempre encontro-me em suas palavras, e me sinto iluminado! Parabéns pelo bem que nos faz! Continue sendo essa testemunha do mais além… Abraços, com carinho e apreço!
    Frei José Moacyr

  19. D. Zilma….houve um erro de digitação, acima, em minha mensagem: desconsidere …”conforme também foram assim compreendo, passo a passo, os seus primeiros discipulos e seguidores”… e considere: …”conforme também foi assimilado pelos seus primeiros discípulos e seguidores”… Perdoe-me pela gafe! Abraços!

    1. Querido Frei Moacyr.
      Muito obrigada por sua leitura. É muito importante para mim sua avaliação. E foi muito generosa. Não sei se mereço tanto.
      A vida vai nos agregando saberes através de experiências nem sempre felizes, mas que servem para nos fortalecer na fé, permanecer na luz. E também a sabedoria através das pessoas que escolhemos para estar em nossa caminhada e as que Deus escolhe para estarem em nossa vida. O senhor , Frei Moacyr, é uma inspiração importante, com sua sensibilidade, cultura, sabedoria, e profunda espiritualidade.
      Muito obrigada pelas delicadas palavras, pelo incentivo, pelo exemplo.
      Um ano abençoado, com muita luz, com muita paz e bênçãos.
      Deixo com o senhor meu grande afeto e gratidão.
      Feliz ano novo.

      1. Obrigado, querida D. Zilma, pela alegria de sua amizade e fraternidade!
        Que o Cristo seja a nossa plena realização! Ele que se manifesta em cada um nós e se comunica via relações humanas, inclusive: reencontramos, assim, o sentido e a essência da vida…
        Abraço, com estima!

  20. Querida Zilma
    Após a leitura de sua bela mensagem natalina, só nos cabe repensar nossas vidas e buscarmos a tão almejada paz que o mundo todo deseja ! Precisamos primeiramente deixar a doçura de Deus entrar em nossos corações, lembrando que a paz existe quando o coração está repleto de amor ! “Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz” (Madre Teresa de Calcutá) E que, inspirados pela sabedoria e fé de São Francisco, tenhamos um 2015 repleto de muita paz, focados na construção de mundo mais justo e fraterno !!! Amém !
    E no Ano Novo, muitas flores perfumadas no seu caminhar…
    beijos
    Célia
    Célia

    1. Célia, querida.
      Sou muito grata, mais uma vez, por sua leitura e gentileza na avaliação.
      Nessas reflexões para o tempo do Advento e Natal, ficaram minhas angústias, minha esperança, minha tão grande fé.
      Meu “consultor” franciscano, o querido Raphael, me enviou uma reflexão de Francisco de Assis sobre fraternidade – Fraternidade é respeito e diálogo …”sem acreditarmos que somos mais ou melhores que os outros, mas que somos irmãos e, por isso mesmo, dependentes mutuamente”. É isso. Amiga como você me faz uma pessoa melhor.
      Obrigada, querida, por sua amizade e delicadeza de sempre.
      Beijo com afeto, junto com meus bons votos de um novo ano feliz, repleto de alegrias, luz e paz.

  21. Querida Zilma
    Viajei logo após o Natal e só retornei depois do Ano Novo. Ao conferir os meus e-mails, deparei com sua magnífica crônica e sua mensagem de amor e paz para toda a humanidade. Você tem o dom de traduzir em palavras todos os sentimentos que nos inquietam neste mundo tão conturbado, tão necessitado de amor e de esperança. Continue a nos brindar com seus escritos, cheios de humanidade e de fé. É um prazer lê-los. Um feliz 2015 para você e toda a sua família e vamos pedir pela paz mundial, tão ameaçada neste momento. Abraços,
    Marilda

  22. Querida Marilda.
    Obrigada pela leitura e sempre generosa avaliação.
    Para vencer as angústias de tempos muito conturbados como o que vivemos, sinto ser importante refletirmos sobre a tolerância, o respeito, a fraternidade, sobre o fortalecimento da esperança e da fé. Assim podemos viver na luz. A luz divina. A humildade e o amor de Cristo. E de Francisco.
    Um novo ano de muitas bênçãos, luz e paz.
    Um beijo com afeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *