Festa Literária da Mantiqueira disponibilizará conto de Lygia Fagundes Telles

Festa Literária da Mantiqueira disponibilizará conto de Lygia Fagundes Telles

Encomendado e publicado originalmente na revista MS (criada pelo fotógrafo Luiz Tripoli) no início da década de 80, o conto A espera, de Lygia Fagundes Telles, será lançado em livro pela primeira vez. O conto, que é repleto de referências à Grécia, traz a história do fugaz reencontro de um casal de namorados dez anos após uma abrupta separação. Nikos, o grego, saíra para dar uma volta antes de buscar Marghí para juntos, assistirem à Missa do Galo. Ele não voltou. Em vez disso, decidiu sair pelo mundo. Uma década mais tarde, seu navio atraca na cidade onde vivera a história de amor com Marghí. É véspera de Natal e Nikos aparece de surpresa para uma visita-relâmpago. Usa sua velha chave para entrar. E, para seu espanto, encontra tudo como havia deixado.

A edição da FLIMA terá introdução de Nilton Resende, especialista na obra da autora, que contextualizará A espera na produção de contos da autora. O livro sairá pelo Selo Flima – e-galáxia e será disponibilizado gratuitamente por dez dias, a partir de 11 de março, nas principais livrarias digitais e no site da FLIMA. Uma edição comemorativa impressa e numerada será lançada e enviada para apoiadores da FLIMA.

Esse lançamento faz parte das ações de homenagem da FLIMA à Lygia Fagundes Telles. Além do conto, haverá também uma programação especial em torno da autora e sua obra, com depoimentos de escritores de três gerações sobre a influência de Lygia na produção literária brasileira; uma conversa sobre a relevância e a atualidade de seus contos e romances; e um encontro com tradutores de seus livros que abordarão aspectos de linguagem e a recepção de Lygia na França, nos Estados Unidos e na Sérvia. O evento também terá uma mini mostra de cinema e playlists temáticas no YouTube.

Sobre Lygia Fagundes Telles

Nascida em São Paulo, em 1923, começou a publicar ainda na adolescência – seu primeiro livro foi “Porão e Sobrado” (1938). A partir do romance “Ciranda de Pedra” (1954), que marca o início de sua maturidade literária, construiu uma obra potente com contos e romances de carpintaria refinada elogiados pela crítica e amados pelos leitores. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985, recebeu diversos prêmios, entre eles o Camões, em 2005, pelo conjunto da obra. Lygia foi indicada ao prêmio Nobel de Literatura, pela União Brasileira de Escritores, em 2016.

Sobre a FLIMA

A FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira é uma iniciativa cultural independente que, desde 2018, desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoção do livro em quatro cidades da Mantiqueira paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. As duas primeiras edições da festa, em 2018 e 2019, foram realizadas com recursos obtidos via financiamento coletivo (sem leis de incentivo ou apoio de editais). Foram cerca de 200 atividades e 20 mil participantes.

Em 2020, o evento aberto ao público, que aconteceria em agosto, em Santo Antônio do Pinhal, foi cancelado em função da pandemia de Covid-19. Em 2021, a festa terá duas edições de quatro dias cada. A primeira 100% online, de 18 a 21 de março e a segunda, com possível formato híbrido, de 19 a 22 de agosto. As duas edições de 2021 foram contempladas em editais do ProAC, sendo que a edição de março será viabilizada com recursos do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *