Rede Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio promove encontro para refletir sobre Fome e Refúgio. Evento no Sesc Piracicaba vai reunir representantes dos direitos humanos com a participação do Padre Júlio Lancellotti, que será reconhecido por sua luta pelos Direitos Humanos.
A Rede Internacional Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio – Brasil realiza nos dias 10 e 11 de novembro/2022, no Sesc Piracicaba, o I Encontro para refletir sobre Fome e Refúgio no Brasil e no mundo. O encontro, aberto aos interessados, terá a participação do Padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua da capital paulista, que será reconhecido pela sua luta pelos Direitos Humanos.
A Rede Acampa pela Paz e o Direito a Refúgio é uma iniciativa pioneira e que une pessoas e organizações na luta pelo direito ao refúgio e à dignidade humana. Está sediada na Corunha, Galícia, também em Madrid – Espanha; em Lisboa – Portugal; em Piracicaba – Brasil. A Rede promove intervenções, palestras, conferências, atividades culturais, exposições fotográficas, com o intuito de convidar à reflexão, sensibilização, conscientização e transformação das pessoas através das fronteiras “Queremos que o sentido de pertencimento possa reorganizar simbolicamente as fronteiras geopolíticas”, explica a coordenadora da Rede Acampa, no Brasil, Célia Regina Rossi.
O encontro em Piracicaba – SP está em consonância com o que ocorreu este ano, na cidade da Corunha – Galícia – Espanha. As discussões e intervenções buscam dar visibilidade à injustificável situação da fome e do refúgio ao redor do mundo.
Uma mostra fotográfica reunindo obras de diversos fotógrafos e fotógrafas, brasileiros e europeus revela as diversas faces do conflito, da fome e da miséria escancarando um quadro grave e preocupante no mundo. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, no entanto, 125 milhões de pessoas vivem nesse momento em situação de insegurança alimentar, e 33 milhões de pessoas em situação grave de fome.
Programação
Dia 10 – 18h45 min
– Abertura
Desafios sobre Refúgio, Fome e Miséria no Brasil e Mundo
Célia Regina Rossi, coordenadora da Rede ACAMPA Brasil.
Xosé Abad, coordenador da Rede ACAMPA Galícia, Estado Espanhol
—————————————————————————————–
-
Reconhecimento ACAMPA Espanha/Brasil_
Pela Defesa dos Direitos Humanos
Padre Júlio Lancellotti
-
Palestra
O Brasil tem Fome
Padre Júlio Lancellotti
Mediador: Adelino de Oliveira
——————————————————————————————-
Dia 11 – 19horas
-
Apresentação de dança
Afropiracicabano – Vila África
-
Palestra
Fome em Piracicaba: alternativas
Nancy Thame, Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento – Piracicaba
Brasil, país da Fome através das fotos
Rodrigo Zaim – fotógrafo do Mídia Ninja
Memória do Refúgio
Leonor Solano Gonzalez, colombiana refugiada em Piracicaba
Jovens, Refugiados/as e Moradores de Rua
Lucas dos Santos, faz parte do Espaço Sakidila e da Pastoral do Menor da Diocese de Piracicaba
Mediador: Josué Adam Lazier
——————————————————————————-
Exposição Fotográfica
de 10/11 a 03/12
As fotos retratam as distintas realidades sobre conflitos, meio ambiente, fome e miséria além fronteiras. Os fotógrafos foram convidados pela Rede Acampa. Compõem a exposição: Ricard García Vilanova (Espanha) – Guerra e fome / Lys Arango (Espanha) – Até que o milho volte a crescer / Javier Teniente (Espanha) – A terra seca/ Juan Carlos Tomasi (Médicos Sem Fronteiras) – A memória do esquecimento / Pablo Tosco (Oxfam Intermón/Espanha) – Sem refúgio contra a fome / Rodrigo Zaim (São Paulo) Brasil, país fome / Silvia Landi (Roma) – Globesity / Fábio Lima (Ceará) – Fome e miséria.
——————————————————————————-
I Encontro Acampa pela Paz e Direito a Refúgio – Brasil – Fome e Refúgio
Dias 10 e 11 de novembro de 2022
Exposição Fotográfica
De 10 de novembro a 3 de dezembro de 2022
Local: Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155, Centro, Piracicaba – SP.
Entrada Gratuita.
Poderiam pedir alimentos como entrada. Farei de tudo pra ir.