Esquerda vence no México.

Esquerda vence no México.

Andrés Manuel Lópes Obrador será no novo presidente do  México.

É a primeira vez que um político com histórico de líder social e voltado ao pensamento de esquerda governará o mais populoso país de língua espanhola da América Latina: o México.

AMLO, como também é conhecido López Obrador – tornou-se o presidente eleito com maior respaldo popular nas urnas na história do México até agora.

De acordo com o jornal El Pais, “o triunfo de López Obrador é a constatação de que o país exige aos gritos uma mudança.” O jornal ainda aponta que “o esgotamento e a irritação com o sistema atual falaram mais alto que qualquer outro fator. ”

O jornal ainda revela que, inicialmente, “um dos maiores desafios de López Obrador será superar a polarização gerada durante uma campanha eleitoral tensa.”

Por isso, o México vive uma nova era e um novo desafio. Se as pessoas no México decidiram abrir as portas do poder do país à esquerda, é fato também que será necessário a Obrador saber lidar com a oposição à direita – pouco acostumada a derrotas (apesar de muito desgastada aos olhos do povo mexicano).

Obrador – que já foi comparado a Chaves e a Lula – terá também que saber lidar com a prepotência, a arrogância e os entraves criados pelo vizinho Donald Trump.

Pelos desafios que tem pela frente, o México, ao escolher Obrador – como também vem afirmando a imprensa internacional – escolheu não só um presidente, mas também um futuro político diferente para o país.

É esperar para ver.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *