COMDEMA premia vencedores do “Destaque Ambiental”

COMDEMA premia vencedores do “Destaque Ambiental”

Representantes da entidade fazem primeira entrega presencial de certificado a professor da ESALQ

 

Representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA) entregaram nesta quinta-feira (29) ao professor doutor da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) Demóstenes Ferreira da Silva Filho o prêmio Destaque Ambiental da edição 2020, na categoria Cidadão, por sua contribuição destacada à cobertura urbana do município. A premiação virtual ocorreu no último dia 16 de abril em evento realizado por uma plataforma.

Além do acadêmico, foram também agraciados por sua atuação em prol do meio ambiente a empresa Hyundai Motor Brasil, por seu projeto de sustentabilidade nos processos produtivos; a Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes (APERP), pelo trabalho de retirada de pneus para despoluir o rio; e o Colégio Salesiano Dom Bosco São Mário, pelo projeto de reciclagem com jogos ambientais.

A entrega do prêmio ao professor da ESALQ foi realizada na sede do COMDEMA, que fica no NEA (Núcleo de Educação Ambiental), com a presença de sua presidente Iraci Vitor Honda e dos conselheiros Fernando Colonnese e Juan Sebastianes. Os outros premiados também receberão seus certificados presencialmente, em datas a serem agendadas. “Este ano completamos 20 anos de premiação e foi um desafio realizar o evento em uma plataforma virtual, mas conseguimos fazer uma cerimônia muito bonita. Agora estamos fazendo a entrega presencial aos ganhadores, respeitando as normas de segurança em virtude da pandemia”, explicou Iraci.

Ao receber a premiação Demóstenes Filho destacou o papel da ESALQ em seu trabalho. “Fico muito feliz com essa homenagem que não poderia acontecer sem o apoio do Departamento de Ciências Florestais. Credito esse prêmio à possibilidade de fazer extensão, de executar um trabalho na ESALQ tendo Piracicaba como nosso laboratório, sempre procurando criar alternativas para que a cidade possa ser melhor arborizada”, agradeceu.

Durante o evento virtual o supervisor de meio ambiente da Hyundai, Davi Costa Marques, destacou ser uma honra a premiação. A indústria automotiva foi premiada na categoria Empresa. “Nosso trabalho é uma maneira de retribuir tudo que o meio ambiente fez, faz e continuará a fazer por nós desde que a empresa chegou a Piracicaba. Esperamos que seja o primeiro de outros reconhecimentos pelo que fazemos em prol da sociedade e do meio ambiente.”

A APERP recebeu pelo segundo ano consecutivo a premiação, representando a categoria Terceiro Setor. Marcelo Rufini, presidente da entidade, observou durante a premiação virtual que a pandemia atrapalhou algumas de suas atividades, mas que algumas ações já estão planejadas para esse ano. “No projeto dos pneus conseguimos resgatar em um dia 613 pneus que estavam jogados em 300 metros do curso do rio. Para nós é muito importante esse reconhecimento pelo segundo ano e só temos a agradecer ao COMDEMA.”

O padre Edmilson Rodrigues Novais, representante Colégio Salesiano Dom Bosco São Mário, vencedor na categoria Instituição de Ensino, falou sobre a importância da educação ambiental e como sua abrangência atinge as pessoas fora da escola. “Atendemos 305 alunos do primeiro ao novo anos e falamos a eles sobre reciclagem e preservação da água e solo e meio ambiente. Esses estudantes levam a mensagem a seus pais, que levam a outras pessoas. Obrigada por fazer parte desse grupo que quer fazer mais e o melhor para Piracicaba.”

Para Iraci, apesar da pandemia, a realização da 20ª edição do prêmio demonstrou que a preocupação como o meio ambiente é uma constante em Piracicaba. “Os projetos vencedores reforçam a evolução da consciência ambiental nos mais diversos segmentos, com destaque para preservação do meio ambiente por meio da gestão empresarial, do voluntariado, da cidadania e da educação”, finalizou.

A realização do prêmio contou com patrocínio da Arcelor Mittal, SIMESPI e Oji Papéis e apoio da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba); EIAS Consultorias Ambientais e PIRA 21 – Piracicaba Realizando o Futuro.

 

(Foto: Beth Nunes)


Andrea Mesquita é jornalista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *