Coletivo propõe debate sobre audiência pública para Religiões de Terreiro

Coletivo propõe debate sobre audiência pública para Religiões de Terreiro

Com o intuito de debater políticas para as Religiões de Terreiro, refletir sobre seus problemas e fomentar condições para que uma audiência pública sobre Políticas Públicas para Religiões de Terreiro possa acontecer na Câmara Municipal, acontece neste sábado, dia 5, a partir das 15h, no Templo de Umbanda União dos Orixás, um encontro que reunirá autoridades religiosas, representantes do Poder Legislativo, pesquisadores, praticantes e simpatizantes das variadas matizes religiosas da tradição de terreiro de Piracicaba e região.

Fruto das discussões que aconteceram no dia 8 de dezembro de 2021 – dia de Oxum – na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba (quando importantes lideranças de terreiros de Piracicaba e região foram acolhidas pela vereadora Rai de Almeida (PT), pelo Babalorixá Eduardo de Oxumarê, por Pai André Toledo e pelo professor Adelino Francisco de Oliveira para um café da tarde regado a bate-papo e boas reflexões), a proposta de uma Audiência Pública tomou forma nesse coletivo que agora se organiza a fim de preparar o texto a ser apresentado à Câmara.

Na visão desse coletivo, para se elaborar tal proposta de maneira democrática é necessário que a comunidade pertencente às Religiões de Terreiro participe desse debate, opine e contribua para a confecção do documento a ser apresentado ao plenário da Câmara. Para tanto, os organizadores estão convidando a todos e todas para que compareçam à reunião do próximo sábado. “É muito importante que o povo das Religiões de Terreiro de Piracicaba, especialmente seu líderes e autoridades religiosas, estejam conosco nesse encontro e contribuam para que possamos produzir um documento robusto e bem fundamentado a ser apresentado ao Legislativo”, afirma um dos organizadores desse encontro, o Babalorixá Pai Eduardo de Oxumarê.

Integrando também a organização desse coletivo, a vereadora Rai de Almeida vem auxiliando nas discussões sobre políticas públicas para as Religiões de Terreiro e contribuindo para que essas religiões e seus praticantes, em Piracicaba, tenham representação junto ao Legislativo. “Não sou praticante de nenhuma dessas religiões. Mas venho aprendendo muito sobre a beleza, história e a importância delas em nossa cultura. Mais do que isso, entendo também que é necessário lutarmos para que as Religiões de Terreiro não sofram o preconceito que sofrem, e possam também serem ouvidas e atendidas pelos representantes do povo e pelo Executivo”, comenta a vereadora Rai.

Aberto a todos os que quiserem contribuir com esse debate, o encontro deste sábado marca também um novo momento na trajetória que envolve a luta pelo combate ao preconceito religioso e a busca por uma organização coletiva em prol das Religiões de Terreiro da cidade.

O templo de Umbanda União dos Orixás fica na Avenida Edne Rontani Basset, 1877, Água Branca – Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *