“Chico Bento” visita ESALQ

“Chico Bento” visita ESALQ

Visita_Mauricio_de_Sousa_Producoes_0001

Após atender a um convite feito no mês de março pela Mauricio de Sousa Produções (MSP), quando estudantes do curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) estiveram nos estúdios de produção em São Paulo a fim de contribuir para composição do personagem Chico Bento Moço, agora foi a vez da equipe da MSP visitar a ESALQ e conhecer de perto o cotidiano desses alunos. A visita aconteceu nesta quarta-feira, 19 de junho, ocasião em que a Escola recepcionou e fez um /tour/ pelo Campus “Luiz de Queiroz” com os seis componentes do grupo.

Além do diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, que recebeu a
equipe executiva e roteiristas da MSP, para a composição do personagem com fidelidade a comitiva obteve informações e visitou lugares que expressam vivências dos alunos na universidade, relacionamento com colegas, docentes, a vida em uma cidade nova, amizades, trajetória acadêmica, bolsas de estudo, mercado de trabalho, disciplinas cursadas, áreas de interesse e outros.

Assim, liderados por Alice Keico Takeda, diretora executiva e Marina
Takeda e Sousa, sucessora artística de Mauricio de Sousa, a equipe
composta pelos roteiristas Petra Leão, Marcelo Cassaro e Flávio Teixeira e pela coordenadora de arte, Maria de Fátima Aparecida Claro, visitou, de início, a Casa do Estudante Universitário (CEU) e um apartamento dividido por seis alunas, entre elas, duas francesas.

Nessa ocasião, além de mostrar como os alunos se instalam na cidade onde estudam, foi a oportunidade de falar sobre os convênios que a USP oferece aos estudantes que buscam uma oportunidade de ensino no exterior. Em seguida, para ver as atividades esportivas realizadas no Campus “Luiz de Queiroz”, a comitiva seguiu para o Ginásio de Esportes e, na sequência, visitou a república mais tradicional da ESALQ e mais antiga do País, a Copacabana.

As atividades do período da manhã se encerraram com um almoço no Restaurante Universitário (RU). Na parte da tarde, a comitiva assistiu parte de uma aula de Sociologia e Extensão Rural com a professora Marly Teresinha Pereira, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES); visitou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA); passou pelo Centro de Vivência, local em que existe grande concentração de estudantes e onde estavam acontecendo eleições do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ); dirigiu-se ao Centro de Treinamento (CT) do Departamento de Zootecnia (LZT); acompanhou atividades em campo realizadas pelo Grupo de Extensão em Experimentação Agrícola (GEA); seguiu para o Laboratório de Genética Fisiológica, do Departamento de Genética (LGN) e, por fim, visitou a Divisão de Biblioteca (DIBD).

Para Alice Keico Takeda, diretora do Estúdio de Arte da MSP, a visita
foi uma aula muito grande que recebeu. “Todas as pesquisas que fizemos pelos sites sobre a melhor escola de Agronomia se convergiram para a ESALQ. Assim, tudo o que vimos foi um identificador que nos servirá para não colocarmos informações erradas sobre um estudante de Agronomia.”

Ao recepcionar a diretora de arte, Caixeta, diretor da ESALQ, comentou que os ambientes que a equipe percorreu expressam muito bem o cotidiano dos estudantes de Engenharia Agronômica. “Foi uma honra receber a comitiva da Mauricio de Sousa Produções na ESALQ, pois para nós trata-se de uma experiência que não é comum. Para a composição do personagem Chico Bento Moço, agora com essa pretensão profissional, de fato a Escola é um laboratório amplo pois aqui na instituição existe uma predominância na área de Ciências Agrárias”.

O roteiro da visita, que se encerrou por volta das 18h30, teve o
acompanhamento da professora Thaís Maria Ferreira de Souza Vieira, do
Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) e membro da
coordenação do curso de Engenharia Agronômica, dos alunos de Engenharia Agronômica Maria Fernanda do Amaral e Tulio Benetom e dos jornalistas da Assessoria de Comunicação (ACOM) Alicia Nascimento Aguiar e Caio Albuquerque.

————————————
Alicia Nascimento Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *