Câmara rejeita projeto de lei: mais batatas aos piracicabanos

Câmara rejeita projeto de lei: mais batatas aos piracicabanos

saco-de-batatas-14496304

Na noite da última segunda-feira, dia 16/9, a Câmara dos Vereadores de Piracicaba firmou definitivamente seu ingresso no rol das mais lamentáveis câmaras já eleitas ao longo da história da política do interior do estado de São Paulo. Isso porque – como anunciado nos mais variados veículos de informação de nossa cidade – os vereadores piracicabanos rejeitaram – nessa fatídica e agora histórica noite – o projeto de lei (proposto via abaixo-assinado contendo mais de 25 mil assinaturas) que solicitava à câmara a revogação do absurdo aumento de salário autoimposto aos seus nobres edis. Ao se recusarem a aceitar a vontade do povo, os vereadores novamente voltaram as costas ao clamor que vem das ruas. (E há alguma novidade nisso, oras?).

A verdade é que há tempos a política que se pratica em nossa cidade despreza a opinião e a vontade popular. Uma vez empossados, nosso políticos – de maneira geral – propositalmente esquecem-se de que foram eleitos para representar a população e cuidar para que os anseios dos cidadãos sejam atendidos. Pelo contrário: de maneira geral, prevalece nos últimos tempos em Piracicaba – inacreditavelmente – um confronto direto e pessoal entre muitos de nossos políticos locais e alguns de nossos conterrâneos (sobrando-se aí, importa dizer, excessos e exasperações de ambos os lados). Da mesma forma, sobram também processos e ações judiciais – como nunca antes visto em nossa cidade – firmados por vários de nossos “representantes” contra pessoas que – via redes sociais ou via imprensa – colocaram-se verbalmente (às vezes,como dissemos, de maneira grosseira e pouco educada) contra os desmandos praticados em diversos níveis da baixa política que se pratica por aqui.

Em resumo – e para não ficarmos gastando vela boa com defunto ruim – o fato é que, com aumento ou sem aumento de salário, atendendo ou não o clamor popular, boia no ar da política piracicabana (como um todo) um cheiro tão desagradável que ele chega a se sobrepor e a superar o fétido odor que exala de nosso Rio Piracicaba. Piada pronta no noticiário político de nossa região – e mesmo no noticiário político nacional – os desmandos que aqui se praticam deixam claro que não temos, de fato, elegido representantes à altura dos cargos a serem ocupados no legislativo. Mais do que isso, não temos em nossa cidade – em especial, em nosso legislativo – políticos que mereçam continuar recebendo o título de nossos representantes.

Afinal, se o que vale para a Câmara de Vereadores de Piracicaba não é o anseio que vem das ruas – expresso, no caso em questão, por um abaixo assinado contendo mais de 25 mil assinaturas -, a partir de tal constatação não há mais como nos sentirmos representados pela câmara atual. Empossados que estão, lá permanecerão – figurativamente, como fazem – até o fim de seus tenebrosos mandatos sem que – legitima e moralmente – sejam reconhecidos (no fórum íntimo de cada um de nossos conterrâneos e munícipes) como nossos reais representantes.

Estamos, sim, ao “Deus a dará.”

2 thoughts on “Câmara rejeita projeto de lei: mais batatas aos piracicabanos

  1. Se nossa voz não é ouvida, se nossas 25 mil assinaturas não são reconhecidas, que seja então o nosso voto a resposta dada com toda civilidade possível a começar no próximo ano – as eleições para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado, Senador (1 vaga), Deputado Federal e Deputado Estadual. Vamos iniciar já um MOVIMENTO CÍVICO pela Internet – chamando nossos iguais a usarmos o voto consciente, bem informado dos nomes, partidos e histórico político dos próximos candidatos aos referidos cargos. Nunca antes na história deste país se viu um MOVIMENTO CÍVICO com tamanha força! Poderemos assim fazer a história acontecer a nossa maneira. Cida Carvalho

  2. Vergonhosa a atuação do “nosso” Legislativo.
    Recusar a apreciar o projeto de iniciativa popular com mais de 25.000 assinaturas representa muito bem o temor que ”nossos” parlamentares (???) de levar à votação o projeto.
    Ainda que fosse rejeitado em votação – o que fatalmente e infelizmente – ocorreria, poderíamos – O POVO DE PIRACICABA – ver ao menos uma de suas aspirações apreciada.
    Agora resta o Poder Judiciário – com isenção de ânimo – analisar e determinar que um projeto de tal amplitude seja debatido e votado na ”NOSSA (???) CASA DE LEIS !!!
    Primeiro foi a “barricada”- vidro blindando “nossos” edis com medo do povo. Depois vieram as grades e correntes. Agora as dezenas de câmeras para fiscalizar o “vandalismo” que ocorre fora da Corte. E o que ocorre na sala da presidência não merece também ser visto pelo POVO que os colocou lá?? Fica a pergunta:
    Será que seria publicável os debates longe das câmeras e do alcance de nosso entendimento?
    Quem está lá pode dizer. Mas e o temor de ser cassado, perseguido e achincalhado??Será que sabem que são INQUILINOS PROVISÓRIOS DAQUELA ”NOSSA CASA”??. Nós temos o
    “habite-se”, a propriedade e posse pois foi com nosso dinheiro que foi erguida aquele MONUMENTO, embora só falte o Laudo dos bombeiros atrasado em 40 anos!!!
    A Lei da Transparência parece que passou longe de Piracicaba!!!
    Sugestão já comentada: cavar um fosso em volta do prédio, encher de água e jacarés/crocodilos famintos – como nos castelos medievais – e sem ponte levadiça para impedir o acesso do POVO à sua PRÓPRIA CASA !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *