Bodas e Desbodas – por Carla Ceres

Bodas e Desbodas – por Carla Ceres

ERICO SJ

Recebi, por e-mail, uma lista completa com os nomes dos aniversários de casamento, desde o primeiro (bodas de papel) até o centésimo (bodas de jequitibá). Parece uma curiosidade pouco útil, mas quem enviou incluiu uma série de presentes, que eu poderia comprar online, de acordo com a comemoração. Para um ano de casamento, luminárias de papel japonesas ou um conjunto de elegantes papéis de carta e envelopes com o monograma do casal eram as sugestões. Sério que ainda se usa papel de carta personalizado? Sério mesmo que alguém espera completar cem anos de casamento? Isso é otimismo ou pessimismo?

Sejamos realistas, a dinâmica familiar atual permite aniversários de dois, três, cinco anos de casório (bodas de algodão, trigo e madeira), mas bodas de ouro exigem uma força de vontade que beira o comodismo. Então o jeito é comemorar os descasamentos e instituir as festas de desbodas. Se, com um ano de casados, celebramos bodas de papel, um ano de separação equivaleria às desbodas de papelão porque, nessa altura do campeonato, um dos ex-cônjuges ainda estará criando situações embaraçosas para o outro.

As desbodas de aglomerado marcam o quinto ano de descasamento. É quando o último móvel de madeira vagabunda (comprado às pressas, na hora do cada um pro seu canto) finalmente se desmancha. Conforme o tempo passa, diminuem as mágoas, novas uniões acontecem, mas o material das desbodas continua menos nobre. Onze anos de casamento, por exemplo, equivalem a bodas de aço. Já onze anos de descasamento não passam de desbodas de ferrugem.

Aí vai uma lista com algumas bodas e desbodas. Façam suas combinações e comemorem.

 

2 anos Bodas de Algodão Desbodas de Estopa
3 anos Bodas de Trigo Desbodas de Joio
15 anos Bodas de Cristal Desbodas de Acrílico
20 anos Bodas de Porcelana Desbodas de Isopor
30 anos Bodas de Pérola Desbodas de Miçanga
35 anos Bodas de Coral Desbodas de Craca
40 anos Bodas de Esmeralda Desbodas de Azinhavre
50 anos Bodas de ouro Desbodas de Pirita
60 anos Bodas de Diamante Desbodas de Zircônia
65 anos Bodas de Platina Desbodas de Plutônio

 

 Carla Ceres é escritora

carlicatura Carla Ceres

 

 

 

 

 

(A ilustração da crônica de Carla Ceres foi gentilmente produzida pelo ilustrador e caricaturista Érico San Juan). 

 

20 thoughts on “Bodas e Desbodas – por Carla Ceres

  1. Muito obrigada, Érico San Juan, pela ilustração alto astral! Obrigada, também, ao Alexandre por conseguir incluir a lista de bodas e desbodas na postagem! Beijos!

  2. Hahahaha digno dos dias de hj!
    Minha mãe está indo para 23 anos casada com meu pai e disse que não é mais amor, agora é pirraça! Kkkkkkkk
    Mas sério comvivo com pessoas felizes e de longos casamentos então ainda acho que existem sim! Hehehe
    Bjs Carlinha! Linda semana pra vc!

    Ps: Essa versão para celular ficou muuuuito melhor para comentar!

    1. Que coincidência, Camila! Meu marido e eu vamos completar 23 anos de casados em outubro. Legal que você gostou da versão pra celular. Beijos!

  3. Com tais indicações surgem novas possibilidades de trabalho: buffet de festas dos descasados… a celebração em cartório seria para a divisão ‘dos bens’… no religioso seria melhor encomendar um ‘descarrego’ e a festa em um motel, já prevendo novos ‘affaires’… e o presente (?) uma verba para os honorários advocatícios… kkkk…
    Excelente, Carla!
    Bjs. Célia.

  4. oi Carlinha,

    ainda sou uma romântica,
    mas sem dúvida que a realidade dos dias atuais está mais para
    desbodas que qualquer outra comemoração…
    é uma pena,
    mas é a mais pura verdade,
    as comemorações continuam,
    mas por outros motivos…

    beijinhos

  5. Olá prezada Carla, e que tudo esteja bem!

    Como sempre você encanta com criatividade e sensibilidade, parabéns pelo escrito!
    Deveras interessante, para cada uma das bodas, uma desbodas. As bodas de papelão, pelas encrencas que cada qual joga o outro!
    E assim sempre sigo encantado todas as vezes que leio teus escritos, até mesmo os comentários que por lá deixa!
    Lamento por seu desapontamento por eu não ter incluído fotografar nas respostas que me encantam, mas, peço que me perdoe, pois, tudo que me encanta neste viver e, fotografar é um destes encantamentos, porém não caberiam todos os encantamentos em apenas sete alternativas!
    Obrigado pelas sempre tão elogiosas visitas, pela amizade, e também pela visita lá no Liza e Sot.
    E assim grato e encantado eu desejo que tenha sempre em teu viver esta felicidade deveras intensa, um grande abraço e, até mais!

    1. Obrigada, Bel! Vou responder por e-mail, mas, como pode ter mais gente interessada, respondo aqui também. Sete anos de descasório correspondem às Desbodas de Fiapo. Talvez porque mal reste um fiapo de paciência entre os ex. Bonito, né? 🙂 Beijos!

  6. Você retratou, realisticamente, a quantas andam as uniões…mas, mesmo assim, vamos dar um um “quê” de otimismo aos novos casais…Afinal, para que as cerimônias de casamento? Com certeza, se aventuram com “bons propósitos”. Eu cheguei a fazer as Bodas de Pérola. Não sei se haveria desboda…o cônjuge partiu desse mundo… Oportuna, a sua matéria, amiga Ceres! Viva, às Bodas!

    1. Parabéns, Lúcia! Bodas de Pérolas não são pra qualquer um. Você está certa, precisamos transmitir um pouquinho de otimismo aos novos casais. Mas os descasais também merecem, né? 🙂 Beijos!

    1. Valeu, Joe! Dez anos de casamento equivalem a Bodas de Estanho ou Zinco. Não é muito glamuroso, mas é melhor do que as desbodas equivalentes, que são Desbodas de Telhado de Vidro. 🙂 Abraço!

      1. Eu com certeza fico com o Estanho, dá pra soldar… ~o que eu já consertei de controle remoto com isso, nem te conto.~

        Depois da bizarrice de bichos do horóscopo chinês, até que não me assustei com todas essas bodas.

        Beijos

  7. Muito legal, Carla!
    Eu já passei pelas bodas de cristal e estou caminhando para as bodas de porcelana. Por que será que deram nomes de coisas fáceis de se quebrar para esse período? Haja cuidado! Mas eu e o Cláudio haveremos de seguir bem até as pérolas e além.
    Beijo!

    1. Pois é, Regina, os materiais dessa época são bem esquisitinhos. Passei pelo cristal e a porcelana e estou prestes a fazer Bodas de Palha. Isso lá é nome de bodas que se prezem? 🙂 Quero convite pras Bodas de Ouro de vocês. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *